Quintais Agroecológicos contribuem para segurança alimentar de moradores da APA Baia Negra

Foto: Raquel Brunelli

O quintal agroecológico vem garantindo segurança alimentar para a família da dona Zilda

     

A colheita deste ano do Quintal Agroecológico da Dona Zilda dos Santos começou em setembro e promete ser muito farta agora com a chegada do período das chuvas. Moradora da Área de Preservação Ambiental (APA) Baía Negra, localizada em Ladário (MS), a pescadora comemora a fartura da colheita, que, segundo ela tem sido a fonte de renda para a família neste período de piracema: “Plantei maxixe logo que as águas começaram a baixar e, com a primeira chuva, eles cresceram e garantiram uma ótima colheita bem na época em que ninguém tinha a variedade para comercializar. Paguei minhas contas de outubro e novembro com a venda do maxixe. Agora nosso quintal está repleto de abóbora de vários tipos, mandioca, cana, maxixe, quiabo, melancia, batata doce, entre outras variedades, já quase no ponto de colheita”, comemora Zilda.

O Quintal Agroecológico da Dona Zilda, é resultado de uma atividade do projeto “Sistemas Agroflorestais biodiversos”, que traz a produção de alimentos, geração de renda e recuperação ambiental.  As ações são executadas através da Embrapa, junto com seus pesquisadores, que auxiliam os moradores nas técnicas de manter o projeto vivo. O objetivo do trabalho é promover a segurança alimentar dos moradores, através de um quintal agroflorestal suscessional, que atenda as restrições de uso de solo em uma Área de Preservação Ambiental, ao mesmo tempo que gera produtos úteis aos moradores.

Através da inciativa foi possível integrar espécies arbóreas e de lavoura em um mesmo espaço (sem de defensivos ou outros produtos químicos agrícolas), utilizando uma grande variedade de plantas para oferecer alternativas alimentares a uma população que sobrevive, tradicionalmente, por meio da pesca.

confira a matéria completa:

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/49147930/quintais-agroecologicos-contribuem-para-seguranca-alimentar-de-moradores-da-apa-baia-negra

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 13:41 | 27 DE DEZEMBRO DE 2019




Reunião de encerramento de atividades 2019

Foto: Thiago Copolla

.

     

Ontem, 19 de dezembro, às 14 horas, na sala de reuniões, supervisores de setores, chefes adjuntos e chefe geral se reuniram para a última reunião de encerramento de 2019.

Entre os temas pautados estavam: Informes das Chefia de TT, Pesquisa e Administração e todos puderam fazer o balanço das atividades do ano corrente.

Em um primeiro momento houve a participação dos membros do Comitê de Avaliação de Desempenho visando esclarecer alguns pontos referente ao processo de Avaliação que será aplicado em 2020.

Informamos que:

No dia 03/01/2020, sexta-feira, será realizada dedetização na Unidade e haverá restrição de acesso ao prédio durante três dias (03, 04 e 05/01).  Assim,não haverá expediente nessa data.

No dia 06/01/2020, segunda-feira, o expediente será normal e a partir dessa data o portão de entrada da Unidade será aberto às 7h.

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 17:10 | 20 DE DEZEMBRO DE 2019




Unidade recebe II reunião da “Câmara setorial dos Programas de Aquisição de Produtos da Agricultura familiar do Pantanal”

Foto: Raquel Brunelli

Grupo se reuniu nas instalações da Embrapa Pantanal

     

Foi realizada, na última terça feira, dia 17/12, a segunda reunião da “Câmara setorial dos Programas de Aquisição de Produtos da Agricultura familiar do Pantanal”. Estiveram presentes representantes de algumas das instituições que compõe o grupo: Prefeitura Municipal de Corumbá, Agraer, UFMS, Coordenadoria Regional de Educação e Embrapa Pantanal: representada pelo pesquisador Alberto Feiden.

Durante a reunião, entre outros assuntos, foram definidas metas de trabalho para 2020: a realização de 2 oficinas: uma de apoio para elaboração de editais de compra de produtos – para ser ministrada junto aos órgãos que irão comprar os alimentos; e outra sobre boas práticas – direcionada apara os agricultores familiares.

confira a matéria completa:

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/49057060/realizada-a-ii-reuniao-da-camara-setorial-dos-programas-de-aquisicao-de-produtos-da-agricultura-familiar-do-pantanal

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 16:54 | 20 DE DEZEMBRO DE 2019




Boas festas!

Foto: Acervo Embrapa Pantanal

.

     

2019 foi um ano de muitos desafios e de muita aprendizagem para todos que fazemos a Embrapa Pantanal.

2020 será ainda mais especial, pois a Unidade completará 45 anos de pesquisa no Pantanal.

Desejamos a todos um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero e feliz!

Boas Festas!

 

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 09:46 | 20 DE DEZEMBRO DE 2019




Última feirinha de 2019 acontecendo agora

Foto: Raquel Brunelli

Ainda dá tempo de aproveitar

     

A nossa feirinha está em andamento na recepção da Unidade. Hoje o Alonso trouxe pra gente alface, cebolinha, mamão, maxixe, cenourinha.... tudo fresquinho !!! aproveitem! A Feirinha retornará em 2020.

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 09:19 | 20 DE DEZEMBRO DE 2019




Empregados se reúnem para confraternização de final de ano

Foto: Raquel Brunelli/Reynaldo Brandão

Sexta foi dia de muita festa e alegria para os empregados da Unidade

     

Foi realizada, no dia 13/12, nas dependências da AABB de Corumbá, uma confraternização de final de ano que reuniu funcionários estagiários, terceirizados, empregados aposentados e familiares de todos. O evento contou com um churrasco especial, música ao vivo, lembrança para os participantes e até papai Noel no melhor estilo pantaneiro: que distribuiu picolé para os presentes.

Na ocasião foram homenageados dois colegas que aderiram ao PDI 2019 e se aposentaram no mês de novembro: Isac Teixeira de Carvalho e Moacir Ortiz de Assis.

A festa de final de ano dos funcionários da Embrapa Pantanal foi uma realização conjunta entre as Chefias da Unidade, Sinpaf SS Pantanal, Associação dos Empregados da Embrapa e contou com a contribuição por meio de cota também dos empregados.

,

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 09:57 | 18 DE DEZEMBRO DE 2019




ADOTE uma CANECA

Foto: Divulgação

Faça a sua parte!

     

O uso de material descartável é muito cômodo e prático em nosso dia a dia, no entanto o que pode ser bom para nós nem sempre é legal para o meio ambiente.

A campanha é uma realização da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), do Comitê Local de Sustentabilidade (CLS), do QVT e do NCO da Embrapa Pantanal.

Estela, do Setor de Gestão de Pessoas, enfatiza que “para o sucesso da campanha ADOTE uma CANECA dependerá da mudança de hábito dos colegas e fala que o objetivo é frear o uso dos copos plásticos na Unidade, incentivando a utilização de recipientes reutilizáveis em seu lugar, em confraternizações, datas comemorativa, café e ou em lanches compartilhados". 

10 bons motivos para você adotar o uso de caneca no seu dia a dia:

1 – Todo copo descartável utiliza matéria-prima extrativa e não sustentável.

2 – A produção de plástico gera resíduos tóxicos.

3 – O plástico é o resíduo sólido urbano menos reciclado do mundo (no Brasil apenas 20%).

4 – Sua decomposição na natureza leva séculos (200 a 450 anos).

5 – Ao serem jogados no lixo comum, são levados para aterros, liberando seus componentes no meio ambiente, o que pode levar à contaminação do solo e lençóis freáticos.

4 – Provém do petróleo, que é uma fonte não renovável e que em implica grande impacto ambiental na sua extração.

7 – Poucos catadores se interessam em coletá-los, então os copos plásticos acabam indo parar nos lixões.

8 – Os copos plásticos, quando utilizados para bebidas quentes, como café ou chá, levam um pouco de sua composição para o corpo do usuário.

9 – Uma embalagem com 100 copos custa R$ 4,50. Se você usa, no seu trabalho, 3 copos descartáveis por dia, poderá economizar 700 copos por ano.

10 - Para se produzir descartáveis, é utilizada grande quantidade de água no resfriamento das máquinas. A quantidade de água é ainda maior para se reciclar o plástico.

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 17:19 | 17 DE DEZEMBRO DE 2019




Embrapa Pantanal empossa novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes 2019/2020

Foto: Divulgação

Gestão 2019/2020

     

A Chefe-Adjunta Administrativa, Regina Célia Rachel, empossou hoje (16) os membros que integram a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa, gestão 2019/2020, em rápida cerimônia realizada na Unidade.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes,  formada por representantes dos empregados e do empregador, tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho para garantir a saúde do trabalhador.

Fazem parte da nova Comissão Hernandes de Campos Monteiro, presidente, Marcos Tadeu Borges Daniel Araújo, membro eleito, Amarildo Mauriense de Sá, membro eleito, João Batista Garcia, membro indicado, Fábio Galvani, suplente eleito, Josias Campos de Oliveira, suplente eleito, Zilmar Gomes Ribeiro, suplente indicado, e Ricardo Luiz Oseko, suplente indicado.

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 11:21 | 16 DE DEZEMBRO DE 2019




Festa de Confraternização de final de ano

Foto: Diagramação Rosilene Gutierrez

Convite

          


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 16:25 | 10 DE DEZEMBRO DE 2019




Dezembro Laranja: Sinais do câncer de pele

Foto: Divulgação Casembrapa

Campanha reforça cuidados contra o câncer de pele, o mais incidente na população brasileira.

     

Acesse o link: http://app.casembrapa.com.br/s/?21492.253.1212971.0.1.8894.9.211868528.0.10.0.0.198963.0.0.fcc92

Fonte: Casembrapa

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 08:34 | 10 DE DEZEMBRO DE 2019




Convite: Peça teatral "Cartas de Amor"

Foto: Divulgação

.

     

Caros Amigos,

Gostaria de convidá-los para a apresentação da peça teatral "Cartas de Amor", baseada na vida e na obra do poeta português Fernando Pessoa, em Corumbá, no próximo dia 07 de dezembro, sábado, às 19:30h, no Museu Municipal Casa do Dr. Gabi, entrada gratuita. Trata-se do resultado de um projeto de cultura, coordenado por mim, que já está em seu 3o. ano, é apoiado pela UFMS e meu grupo (Cia. de Teatro Pé Esquerdo) é formado por alunos e egressos do Curso de Letras/UFMS/Aquidauana e convidados externos. A peça tem a duração aproximada de 30 minutos e a direção artística é de Bianca Machado.

Dados do espetáculo:
Peça teatral "Cartas de amor"
Texto: José Alonso Tôrres Freire (a partir de pesquisa da vida e da obra de Fernando Pessoa)
Direção artística: Bianca Machado
Local: Museu Municipal Casa do Dr. Gabi/Corumbá/MS
Data: sábado, 07 de dezembro de 2019
Horário: 19:30h.
Entrada gratuita
Observação: pelos limites da dimensão da casa, o público será limitado a 50 (cinquenta) pessoas.

Abço,
Alonso

José Alonso Torres Freire
Curso de Letras
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Campus de Aquidauana - Unidade II
Rua Óscar Ramos Trindade, 740 - Centro CEP 79.200-000 - Aquidauana/MS

 

 

 
     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 15:35 | 06 DE DEZEMBRO DE 2019




Sextouuu!!!

Foto: Rosilene Gutierrez

.

     

Hoje é dia de “Feira de Alimentos em Transição Agroecológica” na Embrapa Pantanal, a partir das 8h até as 11h da manhã.  Folhosas, frutas, verduras e legumes fresquinhos estão à disposição dos visitantes e funcionários na sede da unidade de pesquisa em Corumbá, MS. Aproveite!

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 07:40 | 06 DE DEZEMBRO DE 2019




Jornada de Trabalho dos Empregados da Embrapa

Foto: Rosilene Gutierrez

.

     

Reforçamos que a jornada de trabalho dos empregados da Embrapa definida no Normativo Interno n°037.009.006.004, subseção 6.1 , e nos contratos individuais de trabalho é de 8 horas diárias, de segunda a sexta –feira, divididas em dois expedientes, com no mínimo de 1 hora e no máximo 2 horas de descanso, totalizando 40h semanais. A mesma Jornada deve ser aplicada aos finais de semanas e feriados.

É vedada a realização de 6 horas corridas no âmbito da Embrapa. As exceções são expressamente definidas em contrato individual de trabalho.

A realização de horas corridas e sem o devido descanso incidi em descumprimento da legislação vigente (art 71 da CLT), dos normativos internos (subseção 7.4 da norma n° 037.009.006.004) e do contrato individual de trabalho, podendo ensejar em apontamentos de auditoria, apuração de responsabilidades e passivos trabalhistas.

É importante ressaltar que o trabalho realizado durante o horário de descanso (almoço) configura hora extra indenizatória.

Desse modo, o empregado que depois de orientado persistir em realizar horas corridas, poderá ser penalizado conforme normativo interno n°037.009.006.005, e a chefia imediata que for conivente com a postura do empregado poderá ser considerado corresponsável na apuração  de responsabilidades.

Destacamos aqui, as responsabilidades expressas no Normativo Interno n°037.009.006.001, tanto do empregado, quando ao chefe imediato a saber:

8.1 Do empregado:

a)    Registrar, diariamente, os movimentos de entrada e saída de suaUnidade;

b)    Apresentar ao seu superior imediato os documentos que justifiquem as faltas regulamentares;

c)    Acompanhar os registros de sua assiduidade e pontualidade, responsabilizando-se pelo controle de sua jornada de trabalho;

d)    Acompanhar o cumprimento do seu regime de compensação anual de horas, atentando para a limitação de 32 horas.

e)    Cumprir e zelar pelo fiel cumprimento desta Norma.

8.2 Do superior imediato:

a)    Orientar os empregados sob sua responsabilidade quanto ao fiel cumprimento do disposto nesta Norma;

b)    Controlar a frequência dos empregados sob sua supervisão;

c)    Acompanhar o cumprimento do regime de compensação anual de horas dos empregados sob sua responsabilidade, atentando para a limitação de 32 horas.

d)    Estabelecer os dias e horários para compensação dos créditos e débitos de horas;

e)    Cumprir e zelar pelo fiel cumprimento desta Norma;

f)     Gerenciar a composição e o uso do regime de compensação anual de horas, garantindo o disposto nesta Norma.

Assim sendo, solicitamos que os SGPs reforcem a orientação junto aos gestores e empregados de sua Unidade quanto a correta execução da jornada de trabalho.

 

 Atenciosamente,

 

GIOVANA ZAPPALÁ PORCARO SOUSA,

Gerente da Gerência de Gestão de Pessoas

Secretaria Geral

Memorando-Circular nº 10/2019-SGE/GFUN

 

O SGP permanece à disposição para maiores informações e disponibiliza o link abaixo com as normas para leitura.

037.099.006.004 - Norma de Duração do Trabalho e Comparecimento ao Serviço

056.009.006.001 - Norma Rotinas Administrativas para os Registros de comparecimento ao Serviço

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 10:47 | 04 DE DEZEMBRO DE 2019




Convite para apresentação da peça teatral “CARTAS DE AMOR”

Foto: Divulgação

.

     

Interessados em apreciar um espetáculo de qualidade e prestigiar a cultura produzida pelo Campus de Aquidauana da UFMS (CPAQ) já podem se programar para este fim de semana.

 “Cartas de amor” é tema da peça, baseada na vida e na obra do poeta Fernando Pessoa, uma produção original do projeto “Teatro e Cinema na Universidade”,  a ser apresentada no dia 07 de dezembro de 2019, às 19h30, na Casa do Dr. Gabi – Rua Cuiabá, 1181.

entrada é gratuita. O Elenco é composto por alunos e egressos do Curso de Letras, além de convidados externos, de autoria José Alonso Tôrres Freire e direção de Bianca Machado.

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 16:21 | 02 DE DEZEMBRO DE 2019




20 de novembro: Dia da Consciência Negra

Foto: Divulgação

.

     

Amanhã, dia 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra no país. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares – a figura histórica que se tornou um dos símbolos da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, assim como do movimento pela igualdade racial no país.

Incluído em 2003 no calendário escolar nacional, o Dia da Consciência Negra foi oficialmente instituído no país através da lei 12.519 de 2011. Em mais de 1.000 cidades brasileiras, a data é considerada um feriado oficial, sendo Corumbá uma delas.

Portanto neste dia não haverá expediente.

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 15:54 | 19 DE NOVEMBRO DE 2019




Ceres inicia a sua pesquisa de satisfação

Foto: Divulgação Ceres

.

     

O Setor de Gestão de Pessoas comunica que a partir de segunda-feira (18), a Ceres  iniciou a pesquisa de satisfação. O levantamento será conduzido pelo Instituto de Pesquisa Checon Associados.

 
A pesquisa será feita por meio de formulário online. A Checon enviará um e-mail para todos os  participantes, aposentados e pensionistas contendo um link para o questionário. 


Quando receber o e-mail, fique à vontade para dar a sua opinião sobre os temas abordados. O objetivo é avaliar a imagem da Ceres e medir o grau de satisfação dos participantes e assistidos em relação aos serviços prestados pela Fundação. 


Todas as informações coletadas são confidenciais e tratadas estatisticamente. A sua contribuição é fundamental para que a Ceres possa melhorar sempre.

 

 

 

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 08:48 | 19 DE NOVEMBRO DE 2019




SGP Informa - Feriado Nacional

Foto: Divulgação

.

     

Prezados,

Nesta sexta, dia 15 de novembro, será feriado, Dia da Proclamação da República.

 

Portanto neste dia não haverá expediente.

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 14:11 | 14 DE NOVEMBRO DE 2019




RELÓGIO PONTO – HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE

Foto: Rosilene Gutierrez

.

     

Na Embrapa Pantanal, o expediente é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, com intervalo de almoço de 2 horas, das 11h30 às 13h30.

De acordo com Milena Ferri, Supervisora do SGP, é autorizado o registro do ponto a partir das 7h da manhã e, no período vespertino, até às 19h. A supervisora ressalta que a jornada normal de trabalho é de 8h diárias, de segunda a sexta-feira, e poderá ser acrescida em até 2 horas, desde que previamente acordado com a chefia imediata.

De acordo com as normas vigentes, é proibido registrar o ponto antes das 7h da manhã e após as 19 horas, sendo que situações de exceção devem ser antecipadamente acordadas com a Chefia imediata e a Chefia Adjunta de Administração. 

Logo, estão disponibilizadas no link abaixo as normas para leitura.

O SGP permanece à disposição para maiores informações.

 

Norma de Duração do Trabalho e Comparecimento ao Serviço

Norma Rotinas Administrativas para os Registros de comparecimento ao Serviço

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 13:27 | 14 DE NOVEMBRO DE 2019




Outubro Rosa e Novembro Azul - Juntos por mais saúde!

Foto: Divulgação

.

     

Os meses de outubro e novembro são também conhecidos como Outubro Rosa e Novembro Azul, e marcados pela conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata, respectivamente.

Em grande parte dos casos, tanto o câncer de mama quanto o câncer de próstata, se detectados em fases iniciais, possuem grandes chances de tratamento e de cura. E é justamente por isso que a Embrapa, por meio do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional- (PCMSO - regulamenta as questões ligadas à saúde ocupacional. Está ligada a NR-7, instituída a partir da Portaria 3214/78), monitora, com a realização de exames laboratoriais periódicos, com foco em identificar de maneira precoce o diagnóstico de doenças que possam comprometer a saúde de seus empregados.

Além da realização de consultas e exames periódicos a fim de prevenir o câncer, é recomendado também à necessidade da busca por hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Atualmente, diversas ações e movimentos são realizados/concretizados pelo mundo, inclusive com monumentos iluminados pelas cores rosa, azul, entre outras, gerando um enorme engajamento social.

Para tanto, o Setor de Gestão de Pessoas disponibiliza materiais no link abaixo para que você possa se inteirar sobre como prevenir e tratar.

 

 

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 09:01 | 14 DE NOVEMBRO DE 2019




Hoje tem Boemia Cultural na programação do Simpósio Ibero americano

Foto: Divulgação

Evento ocorrerá no Moinho a paitir das 21h

     

O XX Simpósio Ibero-americano sobre conservação e utilização de Recursos Zoogenéticos contará hoje também com uma programação cultural : a Boemia, que está comemorando 18 anos ! 

O evento será realizado hoje, a partir das 21h no Moinho Cultural - localizado no Porto Geral de Corumbá. A programação contará com bandas de música, poesia, teatro, gastronomia, artesanato e muito mais!

Convide seus amigos e prestigie! 

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 14:29 | 13 DE NOVEMBRO DE 2019




Aviso: Setor de Gestão de Pessoas - SGP

Foto: Divulgação

.

     

Em virtude da migração dos dados do sistema CITSaúde para o ERP-SAP (CONECTA), foi identificado um elevado número de empregados da Unidade, com os exames periódicos pendentes.

Solicitamos aos colegas convocados, que realizem urgentemente os exames ocupacionais pendentes e procurem a enfermeira Ana Paula, no período matutino, para agendamento da consulta com o médico do trabalho.

Lembrando que o exame periódico é uma determinação legal com registro no Art. 168, da Consolidação das Leis do Trabalho e na Norma Regulamentadora 7 (NR7) - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. E por estar regulamentado, o exame se torna obrigatório, sendo passível de penalidade quando não realizado, tanto para o empregado quanto para o empregador.

 Agradecemos a atenção e permanecemos a disposição!

 

fonte: SGP

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 12:43 | 11 DE NOVEMBRO DE 2019




Corumbá recebe Simpósio Ibero-americano sobre Recursos Zoogenéticos na próxima semana

Foto: Divulgação

Evento é dividido em atividades para produtores, comunidades tradicionais, empresários e estudantes

     

Contagem regressiva para o “XX Simpósio Ibero-americano sobre conservação e utilização de Recursos Zoogenéticos”, que será realizado de 11 a 14 de novembro, na cidade de Corumbá - MS. O Simpósio está em sua vigésima edição, esse é um evento itinerante organizado por uma rede de pesquisadores que trabalha com raças adaptadas/nativas e temas produtivos com foco em comunidades tradicionais, com interesse no uso sustentável de recursos disponíveis localmente. Está subdividido em atividades interativas entre produtores, comunidades tradicionais, empresários e pesquisadores, abrindo espaço para a exposição de produtos artesanais, gastronomia tradicional e cultura local.

Segundo a coordenadora do Simpósio, pesquisadora da Embrapa Pantanal Raquel Soares Juliano, as raças locais de animais domésticos são fundamentais para a produção de alimentos, a partir da perspectiva da segurança e soberania alimentar, além da manutenção de tradições culturais: “A cidade de Corumbá é um belo cenário para o evento, além da oportunidade de desfrutar belas paisagens, natureza, história e construção de amizades”.

confira a matéria completa:

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/48021149/corumba-recebe-simposio-ibero-americano-sobre-recursos-zoogeneticos-na-proxima-semana

 

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 16:51 | 08 DE NOVEMBRO DE 2019




Carne de jacaré é destaque este ano no Fegasa

Foto: Divulgação

Confira a programação do VII FEGASA que este ano tem como tema a carne de jacaré

     

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal, realiza de 06 a 16 de novembro, o VII Festival Gastronômico Sabores das Américas (FEGASA).
 
As aulas-show são gratuitas e as inscrições são feitas na sede da FUNDTUR/Pantanal (Rua Domingos Sahib, 570).
Os restaurantes inscritos no II Circuito Gastronômico criaram pratos especiais, com valores entre R$25,00 e R$30,00 (prato executivo). 
 
O FEGASA está dividido em duas vertentes, sendo a primeira o Circuito Gastronômico da carne do jacaré, o qual os restaurantes que aderirem, do dia 06 a 15 de novembro, acrescentarão nos seus cardápios um prato tendo a carne do jacaré como ingrediente principal. Nesse contexto, os pratos individuais serão comercializados serão comercializados com valores entre R$ 25 e R$ 30 e deverão ser avaliados pelos consumidores.

O II Circuito Gastronômico, uma das atrações do VII Festival Gastronômico Sabores das Américas tem como objetivo o aprimoramento das técnicas gastronômicas, fomento à utilização dos ingredientes locais e o incentivo à competitividade, fazendo a avaliação do sabor e da apresentação dos pratos inscritos pelos estabelecimentos participantes.

A segunda vertente do FEGASA será o concurso "Mestre Pantaneiro". Este destinado aos apaixonados por culinária, pessoa física, os quais também criarão um prato à base da carne de jacaré. As criações serão submetidas a uma banca examinadora. Para essa categoria, os inscritos receberão gratuitamente a carne de jacaré para a criação e a apresentação do prato concorrente ao corpo de jurados. Os vencedores também receberão troféu e premiação a ser definida.

Não esqueça de dar sua nota ao prato do II Circuito Gastronômico no site www.corumba.ms.gov.br.
     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 14:57 | 08 DE NOVEMBRO DE 2019




Mato Grosso do Sul sediou evento internacional sobre incêndios florestais

Foto: Divulgação

Pesquisadores da Embrapa apresentaram o SARIPAN

     

Entre os dias 28 de outubro e 01 de novembro, Campo Grande foi palco da sétima edição da Wildfire - Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais.  Com a temática “Frente a frente com o fogo em um mundo em mudanças: redução da vulnerabilidade das populações e dos ecossistemas por meio do Manejo Integrado do Fogo”, gestores, autoridades, técnicos, pesquisadores renomados e brigadistas brasileiros e de outros países se reuniram na capital para troca de experiências e conhecimentos relacionados a incêndios florestais.

Segundo os organizadores, o evento teve como principal objetivo fomentar promover a cooperação internacional e ajuda humanitária, consolidando a estratégia global para o gerenciamento de incêndios e o manejo do fogo.

A pesquisadora da Embrapa Pantanal Balbina Soriano, explica que o evento levantou questões relacionadas a redução de impactos dos incêndios florestais na vida humana e no meio ambiente e discutiu, também, os benefícios ecológicos e ambientais do fogo em áreas dependentes ou tolerantes, e seu uso controlado para fins agrossilvipastoris. “Este ano foi priorizado os seguintes subtemas para serem debatidos: papel e contribuição da Sociedade civil no Manejo Integrado do Fogo (MIF); conceito de MIF para promoção e estabilização de ecossistemas resilientes; contribuição do MIF para a mitigação de impactos secundários, avanços tecnológicos na prevenção e no combate aos incêndios florestais e MIF como elemento chave de políticas de gestão de incêndios florestais”, detalhou a pesquisadora.

Dentro dos temas, pesquisadores da Embrapa Pantanal e Embrapa arroz de Feijão, apresentaram trabalhos como “Distribuição Espaço-Temporal dos Focos de Calor no Pantanal brasileiro”, “Sistema de Avaliação de Risco de Incêndio para o Pantanal – SARIPAN”, “Grau de intensidade de Pastejo dos bovinos e incidência de focos de calor no Pantanal” e “Mapeamento de Risco de Incêndios para Sub-região da Nhecolândia, Pantanal/MS “. Segundo a pesquisadora, os trabalhos tiveram boa repercussão, onde foram discutidos com os parceiros futuros trabalhos e até mesmo aplicar nossa metodologia para outras sub-regiões do Pantanal e fora do bioma. 

A programação contou com palestras, reuniões técnicas, dias de campo, entre outras atividades. Durante as plenárias foram abordados temas como: “O papel das mulheres no manejo integrado do fogo”; “Comunidades indígenas e tradicionais e o conhecimento sobre manejo integrado do fogo”, entre outros. No Wildfire também foram tratadas questões relacionadas as oportunidades e desafios do fogo em savanas; à poluição por fumaça e saúde humana bem como à pesquisa, à gestão e à tradição no manejo integrado do fogo: Desafios do diálogo de saberes.

A conferência contou com uma feira, onde empresas, instituições de pesquisa e especialistas no tema apresentaram ao público participante novas tecnologias, produtos e métodos para o manejo do fogo e o controle de incêndios florestais. No encerramento foi realizada uma “Corrida do Fogo: a Wildfire Run”.          

 7ª Wildfire foi uma realização do Ministério do Meio Ambiente (IBAMA e PrevFogo), em conjunto com a Semagro, Embrapa, Ibama, ICMBio, Inpe, Funai, UEMS, SECTUR, FUNDTUR, REFLORE MS e Corpo de Bombeiros MS.

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 13:44 | 07 DE NOVEMBRO DE 2019




Embrapa oferta touros elite em leilão no Pantanal

Foto: Divulgação

Evento ocorrerá no parque de exposições de Corumbá

     

Na próxima sexta-feira, dia 08 de novembro, será realizada mais uma edição do “Leilão Touros de Corumbá – Elite”, que tem, entre outros destaques, animais da Embrapa Pantanal provenientes do Campo Experimental Fazenda Nhumirim.  

O Centro de pesquisa ofertará 4 lotes de Tourinhos Machos Nelores de 24 a 36 meses de idade, todos com estimativa de DEP (Diferença Esperada na Progênie) Genômica, controlados pela ABCZ e avaliados pelo Geneplus - programa de melhoramento genético animal da Embrapa, e registrados na Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). 

Segundo o pesquisador da Unidade de Corumbá Urbano Abreu, os animais são resultado do projeto de pesquisa “Otimização do fluxo genético em rebanhos sob seleção, de características econômicas relacionadas à eficiência alimentar, carcaça e reprodução, compondo índices de seleção e ferramental, visando ao melhoramento e uso da raça Nelore – BRBIFE”, desenvolvido em conjunto com a Embrapa Gado de Corte, Geneplus e a Servsal.

Serviço

O que: Leilão de Touros de Corumbá - Elite

Quando: 08/11 – sexta feira

Onde: Parque de Exposições Belmiro Maciel de Barros – Corumbá/MS

Horário: 20h

Mais informações: (67) 3232-5256 / 9 9922-5256

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 10:37 | 05 DE NOVEMBRO DE 2019




Entrevista com Dra. Rosângela sobre prevenção, exame periódico e cuidados com a saúde da mulher e do homem

Foto: Divulgação

Cuide-se!

     



As campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul nos alertam sobre a importância da prevenção e detecção de doenças, precocemente.

 

Assista à entrevista com a Dra. Rosângela, médica da Embrapa, sobre a importância da prevenção, do exame periódico e dos cuidados com 

a saúde da mulher e do homem.

Clique aqui para assistir

 

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 10:03 | 04 DE NOVEMBRO DE 2019




O XVIII Encontro de Qualidade de Vida Embrapa/FAEE Centro-Oeste foi um sucesso, confira!

Foto: Odilza Velazquez

Atletas AEE/Pantanal

     

O XVIII Encontro de Qualidade de Vida Embrapa/FAEE Centro-Oeste foi um sucesso e, mais uma vez, superou todas as expectativas, segundo a Presidente da AEE/Pantanal, Odilza Velazquez. O evento ocorreu entre os dias 11 e 19 de outubro, em Foz do Iguaçu, PR.

A “Terra das Águas” abarcou a presença das 9 Associações existentes na Região. Confira os registros visuais dessa realização que marcou para sempre a história de seus participantes e da Federação, no link abaixo.

https://photos.google.com/share/AF1QipOjcpmGWWy7XdfFYhQPYwdZ0O4uFqoCZb8V6m3nKwbMCO_aMOvh6KxVbXInSt_ehw?fbclid=IwAR2aZ7mRIrcIk2OtdTdGDC8_AA_Cc15qELpJEKps6jLqG4x14AGcF_Uk2uc&key=cFhZZFA3dk5XVXh2YnJfcjBzcEtUV240TVBHbWdn

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 20:23 | 25 DE OUTUBRO DE 2019




O bicho tá pegando "faizóra" na 16ª Semana da Ciência e Tecnologia, vamos conferir?

Foto: Alexandra Rocha de Oliveira-Embrapa Gado de Corte

.

     

Desde ontem, cerca de duas mil pessoas já passaram pelo estande da Embrapa Pantanal na 16ª Semana da Ciência e Tecnologia. O evento está sendo um sucesso. No estande, desde às 7h da manhã de hoje, segundo Marcos Tadeu, o bicho tá pegando "faizora". 

Além da Semagro, FamasuL/Senar, Prefeitura Municipal de Campo Grande, Fiems, Sebrae, UFMS, UEMS, UCDB, AGRAER, CNPq, Fundect, UFMS/Pet/Química, Arandú, Startup MS, FIOCRUZ, Casa de Ciência e Cultura de Campo Grande-MS, TakinglTGlobal, IFMS, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Pantanal e Ministério da Ciência e Tecnologia integram a Comissão Organizadora.

Confira as fotos.

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 10:23 | 25 DE OUTUBRO DE 2019




Sexta-feira é dia feira no saguão da unidade

Foto: Marcelo Xavier

.

     

Já deu uma passadinha na feira de produtos em transição agroecológica hoje de manhã? Nessa sexta tem tomates lindíssimos, abóboras, mandioca e folhas verdinhas, tudo sem nenhum aditivo químico para a salada de hoje. Ainda dá tempo de conferir ;)

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 08:32 | 25 DE OUTUBRO DE 2019




A Embrapa Pantanal está presente no maior evento de popularização da ciência do Brasil

Foto: Alexandra Rocha de Oliveira-Embrapa Gado de Corte

.

     

A Embrapa Pantanal está presente no maior evento de popularização da ciência do Brasil, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Mato Grosso do Sul, que acontece entre hoje e amanhã, das 8 às 20h, no Armazém Cultural Helena Meireles, em Campo Grande. 

Com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, o evento busca o desenvolvimento sustentável do Brasil, representado pela bioeconomia e na relação com a Agenda 2030 estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). A bioeconomia tem relação direta com dez dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Agenda da ONU.

O estande da Embrapa Pantanal conta com publicações da Unidade, armadilha fotográfica, javali e cateto empalhados, macacão para apicultura, amostras de cera de abelha bruta, quadro com cera alveolada, amostra de mel do Pantanal, abelha didática, produtos que utilizam mel ou cera, entre outros materiais. O ambiente foi decorado com adesivos temáticos que retratam atividades desenvolvidas no campo pelos apicultores.

O Técnico Marcos Tadeu Borges está fazendo o atendimento ao público

Este ano, serão mais de 30 estandes com diversas atrações e projetos de ciência que podem ser visitados por toda a população. 

Para mais informações, acesse O LINK.

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 10:59 | 24 DE OUTUBRO DE 2019




Anota aí na agenda, na quarta (23/10) tem Diálogos

Foto: Divulgação

.

     

Nesta quarta-feira, dia 23/10, às 15h30, tem Reunião Diálogos na unidade. Entre os temas  a serem discutidos estarão informações gerais da gestão, programação de pesquisa, comunicação, projeto Conecta e ações de manutenção na unidade.

Nos encontramos no auditório!

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 07:01 | 22 DE OUTUBRO DE 2019




Principal base de dados internacional de ACV é atualizada e resultados espelham melhor as realidades da agropecuária brasileira

Foto: Marcos Vicente

.

     

No dia 12 de setembro, a Ecoinvent, instituição responsável pela gestão da principal base de dados internacional para avaliação de ciclo de vida (ACV), sediada na Suíça, publicou a versão 3.6 de sua base de dados, com resultados inéditos para os produtos brasileiros (veja em www.ecoinvent.org/database/ecoinvent-36/ecoinvent-36.html).

A base de dados é utilizada por mais de 80 países e por uma ampla gama de instituições, incluindo gigantes do setor agroindustrial, como Unilever, Nestlé, Coca-Cola, Bayer e DuPont, as principais empresas de consultoria do mundo, como por exemplo Deloitte, Ernst-Young e KPMG, e as principais instituições de pesquisa do mundo, como as universidades de Harvard, Cambridge e Tokio e os institutos MIT (EUA), Instituto de tecnologia de Beijing (China) e Instituto de Energias e Recursos (Índia). Nesse sentido, a atualização reflete nos resultados de avaliação de ciclo de vida em uma parcela muito significativa do globo.

A atualização dos dados brasileiros foi viabilizada pelo projeto ICVAgroBR, coordenado pela Embrapa Meio Ambiente e financiado pelo programa Sustainable Recycling Industries (SRI), da Secretaria de Assuntos Econômicos do governo Suíço.

Foram co-executores do projeto a Embrapa Agroindústria Tropical - Fortaleza, CE, Embrapa Semiárido - Petrolina, PE, Embrapa Pantanal - Corumbá,MS, Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR), Fundação Espaço Eco, Agroscope, Quantis Sàrl e Ecoinvent. Também contribuíram na geração dos resultados as Unidades da Embrapa Soja, Milho e Sorgo, Florestas e Gado de Corte.

Um total de 632 novos conjuntos de dados foi integrado à nova versão da ecoinvent, incluindo inventários de ciclo de vida de alguns dos principais produtos agrícolas brasileiros, como cana-de-açúcar, soja, milho, eucalipto, bovinos de corte e manga, em nível estadual e nacional, além de inventários de processos de mudança de uso da terra (MUT).

Especialmente para os produtos exportáveis, a disponibilização na ecoinvent, de dados que melhor retratem os processos produtivos brasileiros, contribui para o aumento de sua competitividade no mercado internacional, cada vez mais exigente quanto aos aspectos ambientais.

Uma das principais novidades da ecoinvent versão 3.6 é a modelagem de MUT, discriminando os níveis estadual, regional e nacional, para produtos brasileiros. Também foram aprimorados a adoção de fontes de dados oficiais nacionais para o uso da terra, a inclusão de pastagens e florestas plantadas como categorias de uso da terra, e a regionalização dos estoques de carbono.

A maior acurácia das medidas melhorou as estimativas das emissões de GEE. Para soja e cana-de-açúcar, por exemplo, as estimativas de emissões reduziram em 41% e 99%, respectivamente.

Segundo Marília Folegatti, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente e coordenadora do projeto, “para se promover a adoção de modelos de produção mais sustentáveis são necessárias ferramentas que permitam a identificação de pontos críticos na cadeia produtiva e a indicação de oportunidades para promover melhorias ambientais, como a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV). Esta ferramenta se baseia nos Inventários de Ciclo de Vida (ICV), conjuntos de dados que contabilizam o material e energia envolvidos em um processo de produção e fornecem informações que descrevem quantitativamente a tecnologia usada no processo, assim como refletem seu escopo geográfico e temporal. ICV regionalizados, como os gerados por este projeto, são indispensáveis para a qualidade dos estudos de ACV e para as ações deles derivadas.”

Já Renan Milagres, analista da Embrapa Meio Ambiente, explica que bases de dados internacionais, costumam conter dados genéricos e de baixa resolução em suas primeiras versões. “Por isso, é estratégico para o Brasil a revisão e geração de dados mais acurados sobre seu território. Quando nossos dados possuem bom embasamento científico, eles costumam ser bem aceitos na comunidade internacional e podem gerar mudanças significativas como estas que observamos”, comenta ele.

Mateus Chagas, pesquisador do LNBR e membro da equipe do projeto, ressalta que nesta versão da ecoinvent foram incluídos seis conjuntos de dados referentes à produção da cana-de-açúcar, nos principais estados produtores, incorporando ainda diversos conjuntos de dados sobre as operações agrícolas utilizadas no sistema de produção e outros quatro conjuntos de dados representando a conversão industrial da cana em usinas com diferentes configurações tecnológicas. Conforme o pesquisador, “a disponibilização dessas informações na base de dados é de fundamental relevância para a comunidade científica internacional, por causa do grande interesse no uso de biocombustíveis como alternativa para redução das emissões de gases de efeito estufa - GEE.

A informação contida agora na ecoinvent representa a síntese de um grande esforço que o LNBR conduz há anos, por meio da Biorrefinaria Virtual de Cana-de-açúcar (BVC) para o levantamento, sistematização e validação de dados de processos do setor sucroenergético no Brasil. A disponibilização desses dados trará mais qualidade aos estudos de ACV que envolvam o etanol e demais produtos da cana-de-açúcar no Brasil, tornando esses produtos mais representativos da realidade nacional.”

A participação pró-ativa do setor de fruticultura nesse projeto é destacada pela pesquisadora Maria Cléa Brito de Figueirêdo. Conforme ela, a elaboração dos inventários relacionados à produção e embalagem de manga na região do Sub-médio São Francisco contou com a ativa participação dos produtores de manga da região, que forneceram os dados necessários à elaboração dos inventários. “A região do São Francisco é a maior produtora e exportadora de manga do Brasil, tendo produzido 67% da manga do país, em 2016. Nos últimos anos, os produtores de manga dessa região vêm sendo demandados pelas cadeias de supermercado internacionais para fornecerem informações sobre as pegadas de carbono e hídrica das frutas exportadas. Os inventários de manga, fruto desse projeto, são a base para a realização desses estudos,” disse.

Fernando Dias, da Embrapa Pantanal, comenta que foi muito especial a experiência para ele e para os grupos de pesquisa em que atuou na Embrapa Pantanal, Gado de Corte, e em outras unidades, a oportunidade de cooperar para a produção do primeiro conjunto de ICV de gado bovino de corte para a ecoinvent. Um produto tão importante para a economia brasileira, que desperta tantas opiniões conflitantes sobre o seu impacto ambiental, e para o qual não havia ICV algum, nem brasileiro, nem de outros países na base ecoinvent. “O aprendizado necessário para a execução da minha participação do projeto já está rendendo frutos em pesquisas atualmente em andamento, e planejo em breve submeter atualizações aos ICV enviados, com resultados do censo agropecuário IBGE de 2017, minha atuação no Centro de Inteligência da Carne e resultados de outras iniciativas e parcerias”.

Emília Moreno-Ruiz, da Associação ecoinvent e coordenadora do componente de ICV do projeto SRI, destaca que nesta nova versão do banco de dados também foram incluídos dados brasileiros para outros setores, como materiais para construção civil (em colaboração com a Universidade de São Paulo), geração de eletricidade (em colaboração com a Universidade Federal de Santa Catarina), e turismo (em colaboração com a COPPETEC).

Além do reconhecimento internacional, a atualização dos dados contribuirá de forma prática com o aumento de acesso a dados nacionais por parte de profissionais e pesquisadores brasileiros. Durante a estruturação do acordo que culminou com a disponibilização de dados brasileiros na base ecoinvent, a Embrapa formalizou a possibilidade de doação dos dados para o Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida (SICV Brasil), administrado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Tiago Braga, Coordenador Geral de Tecnologias da Informação e Informática do IBICT, comenta que  “a base nacional mantém os dados de forma pública e gratuita, o que promoverá a realização de novos estudos de ACV baseados nos conjuntos de dados produzidos por este projeto”.

 

Marcos Vicente (MTB 19.027/MG)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Telefone: 19 3311 2611

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 08:53 | 18 DE OUTUBRO DE 2019




Carteirinha Digital Casembrapa disponível online

Foto: Casembrapa

.

     

A Casembrapa informa que para aperfeiçoar procedimentos e facilitar o atendimento a todos associados/beneficiários, a operadora passou a disponibilizar desde segunda-feira (14/10) a carteirinha digital Casembrapa.

O dispositivo não tem custo e é uma alternativa para quem não está com a carteirinha física no momento do atendimento. O associado pode imprimi-la ou salvá-la diretamente no seu smartphone. Os dados contidos nela são os mesmos incluídos no modelo convencional.

Para obtê-la, basta entrar em https://www.casembrapa.com.br/carteirinhas-digitais e informar o CPF do beneficiário que precisa do atendimento. A carteirinha pode ser acessada a qualquer momento, 24 horas por dia, sete dias por semana.

A Casembrapa se coloca sempre à disposição para esclarecimento de dúvidas ou para fornecer mais informações. Se preciso, entre em contato conosco pelo nosso site casembrapa.com.br, pelo e-mail atendimento@casembrapa.org.br ou pelo telefone (61) 3181-0010, opção 1.

Ressalta que não é preciso contatar o setor de Credenciamento para utilização.

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 06:50 | 18 DE OUTUBRO DE 2019




Olha a Feira

Foto: Raquel Brunelli

Passa lá e garanta seus produtos!

     

Sexta feira chegou e com ela nossa tradicional feirinha de produtos em transição agroecológica! Passe lá e garanta a variedade de produtos! 

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 08:29 | 04 DE OUTUBRO DE 2019




Repronutri se consolida entre os principais eventos de pecuária do País

Foto: Raquel Brunelli

Mais de mil participantes prestigiaram o evento e as palestras

     

A 4ª edição do Repronutri - Simpósio de reprodução, produção e nutrição de bovinos: a pesquisa aplicada ao campo, consagrou o evento no setor produtivo com recorde de público – mais de mil inscritos – e com a presença de palestrantes nacionais e internacionais, que se reuniram nos dias 26 e 27 de setembro no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande (MS).

No evento, que passou a ser bianual partir de 2017, foram apresentados resultados recentes de pesquisas que podem ser aplicadas na prática nas propriedades, seja nas áreas de reprodução, nutrição, produção e genética, de uma forma integrada, visando impactar positivamente os sistemas de produção e contribuindo para o desenvolvimento da pecuária nacional.

Lei a reportagem completa:

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/46972250/repronutri-se-consolida-entre-os-principais-eventos-de-pecuaria-do-pais

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 16:15 | 02 DE OUTUBRO DE 2019




I Seminário e treinamento de Integração para bolsistas e estagiários

Foto: Divulgação

.

     

Acontecerá, nesta terça-feira (01/10), o "I Seminário de Integração para bolsistas e estagiários da Embrapa Pantanal", com objetivo de orientar os participantes sobre a missão da Unidade, sobre procedimentos normativos em geral e sobre os aspectos relacionados à segurança e conduta em laboratórios.

A expectativa da chefe-adjunta de administração, Regina Rachel, é de que “o evento proporcionará melhor compreensão sobre a dinâmica de funcionamento da Unidade e a melhoria da integração desse público com o contexto organizacional”. 

Sobre o Programa de Estágio

O Programa de Estágio de Complementação Educacional da Embrapa abre oportunidades para alunos da graduação e pós-graduação de todo o País, possibilitando a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos na instituição de ensino. O objetivo é contribuir com a formação de novos profissionais para o mercado de trabalho, por meio da vivência de ambientes e processo de trabalho em situações reais da futura profissão.

Para a supervisora de Gestão de Pessoas Milena Ferri, o estágio é o primeiro passo na carreira profissional e é um processo de aprendizagem necessário e amparado por Lei. Milena ressalta, também, que o estágio é uma excelente oportunidade no processo de transição e oportuniza a convivência com profissionais experientes, sendo muito importante na trajetória da vida acadêmica e profissional.

“A intensão é colaborar com a qualificação dessas pessoas para o mercado de trabalho e, talvez, despertar vontade de se tornar um embrapiano. Além de, ao mesmo tempo, contribuir para o alcance dos objetivos e metas da empresa", explica Regina Célia.

Cronograma:

8h00 - Abertura: Jorge Lara

8h10 - Vídeo Institucional sobre a Embrapa

8h30 - Instruções normativas do Plano de estágio - Janete (SGP)

9h00 - Segurança e conduta em laboratório - Pesquisador Fabio Galvani

9h30 - Segurança na produção de mel - Pesquisador Vanderlei

10h00-  Segurança no Campo experimental - Igor e Cleomar

10h30 - Visita aos laboratórios - Augusto e Fábio Galvani

11h00 - Encerramento.

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 17:46 | 30 DE SETEMBRO DE 2019




Começa o 4ª Repronutri!

Foto: Divulgação

.

     

Acontece entre hoje e amanhã, o 4º Simpósio Repronutri (Reprodução, Produção e Nutrição de Bovinos) no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Camillo, em Campo Grande (MS)

O evento é de abrangência internacional e contará palestrantes de diversos estados do Brasil e também do exterior. Serão discutidos sistemas de produção pecuária aliando campo e ciência. Também serão apresentados recentes resultados de pesquisas que constituem tecnologias prontas para aplicação no campo.

O Repronutri abordará temas variados relacionados a reprodução, genética, produção e nutrição animal. Serão apresentados dados locais, por profissionais vinculados a grandes propriedades rurais e empresas, além de mesa redonda com debates entre palestrantes e ouvintes. O público esperado é de 800 pessoas, dentre participantes, expositores e visitantes.

O Simpósio é uma realização da Embrapa Pantanal, Embrapa Gado de Corte, Grupo Repronutri, Universidades Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Anhanguera-Uniderp e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).


Para mais informações, acesse: http://repronutri.com.br/o-evento/

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 14:09 | 26 DE SETEMBRO DE 2019




Amanhã tem feira!

Foto: Rosilene Gutierrez

.

     

Amanhã, sexta-feira, a unidade realiza mais uma edição da Feira de Produtos em Transição Agroecológica. Vamos participar?

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 13:38 | 26 DE SETEMBRO DE 2019




Embrapa desenvolve tecnologia para medir o grau de sustentabilidade das fazendas do Pantanal

Foto: Embrapa Pantanal

.

     

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está implementando uma ferramenta chamada Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS) para medir o nível de sustentabilidade da atividade agropecuária na região do Pantanal. Por meio de um software de lógica difusa (fuzzy), será possível avaliar se as propriedades rurais são sustentáveis a partir de indicadores definidos em três dimensões: ambiental, econômica e social.

A tecnologia foi desenvolvida pela Embrapa Pantanal, em parceria com a Embrapa Informática, com o objetivo de ampliar o potencial produtivo da região pantaneira, reconhecida como berço da pecuária. A expectativa é de que as informações levantadas pela ferramenta possam incentivar a produção sustentável que gera lucratividade com preservação dos recursos naturais da região.

“Estamos implantando o FPS no Mato Grosso e vamos implantar no Mato Grosso do Sul. Ela faz um diagnóstico da propriedade nos aspectos que compõem a dimensão ambiental, econômica e social e a partir desse diagnóstico vemos onde estão os pontos ruins da propriedade e, a partir daí, temos como avaliar e definir quais as boas práticas que serão trabalhadas nessa propriedade”, explica Sandra Santos, pesquisadora da Embrapa Pantanal.

A economia em torno do bioma Pantanal se baseia no gado de corte, criado em grandes propriedades de maneira extensiva. Com o FPS, serão avaliadas, por exemplo, condições de estrada, educação e saúde, entre outros fatores que podem afetar uma propriedade rural, além de aspectos que são relacionados diretamente à responsabilidade do produtor rural.

Harmonia com o bioma

O Pantanal é considerado uma das maiores planícies úmidas contínuas do mundo. Localizado na bacia hidrográfica do Alto Paraguai, o bioma se estende por uma área aproximada de 138 mil Km2, sendo que 65% de sua área está no estado do Mato Grosso do Sul e os outros 35% no Mato Grosso.

“No Pantanal, nenhuma propriedade é igual à outra. O bioma tem uma complexidade incrível, é muito diferenciado, porque tem áreas que inundam, tem áreas que não inundam, tem áreas que tem mais cerrado, tem áreas que tem mais campo limpo, que tem mais corpos d’água, outras que não tem, então, é um desafio imenso”, comenta a pesquisadora Sandra.

O projeto é realizado com apoio da Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso (Famato), Senar-MT, Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Secretarias Sindicatos Rurais de municípios mato-grossenses, Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso, entre outros parceiros, como universidades e institutos de pesquisa.

Quem estiver dentro do programa FPS, poderá dispor de algumas tecnologias de recuperação de pastagem nativa e o avanço da pastagem exótica onde for necessário.  “No projeto, estamos trabalhando com várias tecnologias para quantificar serviços ecossistêmicos, com os recursos forrageiros nativos da região, como é o manejo sustentável deles, como avaliar o serviço prestado por eles”, completa Sandra.

A adesão ao projeto é voluntária. O principal critério para o produtor interessado em participar é a busca de sustentabilidade para produzir com menor impacto econômico e socioambiental. Em Mato Grosso, foram selecionadas inicialmente 15 fazendas para treinamento da aplicação do software. No Mato Grosso do Sul, são 12 propriedades selecionadas.

Como a ferramenta é moldável a qualquer bioma, a ideia é que o projeto futuramente possa se estender para mais produtores em outras regiões, inclusive fora do Brasil. A estimativa é que mais de 3 mil propriedades tenham a oportunidade de diagnóstico priorizado, o que corresponde à área do Paraguai.

O chefe da Embrapa Pantanal, Jorge Lara, informou que o FPS é atualmente um dos carro-chefe da unidade. Para o especialista, o modelo do FPS pode provar que a produção agropecuária brasileira é sustentável e reforçar a responsabilidade dos fazendeiros com a preservação do bioma.

“Os produtores do Pantanal têm a obrigação de viver em harmonia com o meio ambiente. Quando eles desmatarem mais do que eles podem ou substituírem pastagens mais do que eles podem, simplesmente, o Pantanal por ser muito frágil, devolve de maneira visceral, com enchentes, seca, pragas. Então, é um lugar que o pecuarista aprendeu ao longo de 300 anos a conviver de modo produtivo, preservando o meio ambiente. Por isso, 87% do pantanal é preservado”, disse Lara.

Pecuária no Pantanal.jpg

Potencial

O chefe de transferência de tecnologia da Embrapa Pantanal, Thiago Copolla, destaca que a implantação do FPS pode promover abertura de mercado para a carne brasileira e movimentar a economia, uma vez que o produtor que participa do projeto poderá aumentar a produção por hectare e entregar um produto diferenciado e mais competitivo.

“A FPS dá os caminhos por meio de um raio X, vai indicando para o produtor onde ele pode avançar, que tecnologias ele pode inserir na propriedade dele, nos manejos interessantes pra fazer uma recuperação ambiental e conseguir certificação pra entregar uma carne com um plus, uma qualidade diferente, um carne sustentável para um nicho de mercado nacional ou internacional”, afirmou Copolla.

O projeto poderá ainda incentivar a regularização das propriedades, motivar a edição de políticas de incentivos fiscais e mecanismos de compensação ambiental.

No estado do Mato Grosso do Sul já foi editado um decreto de pagamentos por serviços ambientais. A equipe da Embrapa está desenvolvendo um sistema de valoração por esses pagamentos, por exemplo a pastagem nativa.

“Quem recupera ou mantem a pastagem nativa, está prestando um serviço ambiental. Ou em determinados locais ele não consegue fazer o manejo, então a ideia é que seja de alguma forma recompensado por isso”, explicou Copolla.

A unidade também trabalhou junto ao Banco do Brasil que deverá abrir em breve duas novas linhas de crédito de baixo custo para produtores que apresentarem indicadores sustentáveis de produção. Atualmente, o Banco já estabelece critérios diferenciados de acesso ao crédito do Plano ABC para produtores do Pantanal, considerando as peculiaridades da agropecuária desenvolvida na região.

Outras oportunidades

Para aumento do índice econômico, o projeto FPS permite o uso multifuncional da fazenda e o aproveitamento de todo o potencial produtivo da propriedade. Depois de avaliado o potencial produtivo para gado de corte, a partir do uso de diferentes tecnologias como inseminação artificial, rotação de pasto, recuperação de pastagens nativas, a equipe identifica outras potencialidades para agregar valor e gerar renda. Em fazendas com paisagens mais bonitas, por exemplo, é incentivado o desenvolvimento do turismo rural.

“A maior parte dos turistas que vem para o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul vem para conhecer a paisagem natural é com interesse em saber como é a relação entre homem e ambiente, como manter esse ambiente. Hoje, 87% é preservado. A maior parte das áreas do pantanal vem da propriedade privada, não é da União, então é o próprio produtor que está preservando e o turista quer entender essa interação”, disse Copolla.

Há o incentivo ainda de exploração sustentável da biodiversidade única do Pantanal. Segundo a Embrapa, quase duas mil espécies de plantas do bioma, como forrageiras, apícolas, frutíferas e madeireiras, já foram identificadas e classificadas conforme o potencial econômico, medicinal, entre outros.

Além do turismo ecológico e rural, a produção de mel tem sido estimulada por meio do projeto nas fazendas pantaneiras, principalmente naquelas que têm áreas de conservação ambiental onde a atividade pecuária não é viável.

“A apicultura entra nos lugares onde a pecuária não entra e consegue alta produtividade por causa do clima, da biodiversidade e das características do Pantanal. Parasitas que atacam as abelhas, não costumam atacar aqui e você consegue gerar um produto muito típico”, disse Jorge Lara, diretor da Embrapa Pantanal.

O mel do Pantanal foi o primeiro do Brasil a receber o selo de indicação geográfica, depois de atuação da Embrapa Pantanal com a Superintendência do Ministério da Agricultura em Mato Grosso do Sul. O mel produzido na região tem padrão internacional e será exposto durante programação da 9ª Reunião dos Ministros da Agricultura dos países que compõem os BRICS, que será realizada nos próximos dias 25 e 26 de setembro, na cidade de Bonito (MS).

 

http://www.agricultura.gov.br/noticias/embrapa-desenvolve-tecnologia-para-medir-o-grau-de-sustentabilidade-das-fazendas-do-pantanal

Coordenação-Geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 09:41 | 26 DE SETEMBRO DE 2019




Confira a programação da Sipat 2019 na unidade

Foto: Divulgação

.

     

Durante as manhãs dos dias 24, 25 e 26 de setembro será realizada a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT na sede da Embrapa Pantanal em Corumbá.  Confira a programação:

 

Dia 24/09

8:00 - Abertura:  Chefe Geral – Dr Jorge Antonio Ferreira de Lara

8:10 - Ginástica laboral

8:20 - Palestra: Clima Organizacional - Dra Cláudia UFMS

10:00 – cafezinho

 

Dia 25/09

8:00 - Ginástica laboral

8:15 - Palestra: Saúde Mental - Psicólogas Cristiane e Renata da Cerest

9:30 – Cafezinho

 

Dia 26/09

8:00 - Ginástica laboral

8:20 - Palestra: Poupando e Investindo na Prática - Maximiliano Eduardo Ferreira Santana

9:00 - Palestra: Higiene n Trabalho - Rubens da S. Pinheiro e Augusto C. Galvão e Silva

9:50 - Palestra: Reciclagem e Compostagem: Projeto Solar, Descarte de amostras de solo, Substrato

           orgânico - Rubens da S. Pinheiro, Miguel Ageu de F. Gonçalves Marcos Tadeu B. D. Araújo

10:15 - Café da manhã - confraternização

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 12:29 | 23 DE SETEMBRO DE 2019




Reunião diálogos PDI começa as 9h

Foto: Divulgação

Anote na agenda

     

Daqui a pouquinho, as 9h,  tem Reunião Diálogos edição especial PDI. 

A Chefia Geral convida a todos para participarem!!

Nos vemos lá! 

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 08:52 | 23 DE SETEMBRO DE 2019




Segunda é dia de Reunião Diálogos especial PDI

Foto: divulgação

Vamos bater um papo e homenagear os colegas que irão sair no PDI

     

Anote aí na agenda: segunda feira, dia 23/09, as 9h, temos um encontro marcado na Reunião Diálogos edição especial PDI.

A Chefia Geral convida a todos para participarem!!

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 10:06 | 20 DE SETEMBRO DE 2019




Hoje é Sexta, já passou na feira?

Foto: Raquel Brunelli

Garanta seus produtos fresquinhos!

     

A Feirinha já começou, recheada de produtos deliciosos! passa lá!

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 08:50 | 20 DE SETEMBRO DE 2019




Pesquisadores ensinam preparo de ração para galinhas poedeiras a base de mandioca e moringa

Foto: Raquel Brunelli

O método visa reduzir custos, uso de mão de obra especializada e equipamentos

     

Os pesquisadores da Embrapa Pantanal Raquel Soares e Frederico Lisita desenvolveram uma alternativa para facilitar a alimentação de galinhas poedeiras criadas em sistema semiextensivo: a ração feita de moringa e mandioca, que pode substituir cerca de 50% do milho e do farelo de soja da alimentação tradicional, oferecendo bons resultados de engorda a custos menores para pequenos produtores.

O método visa reduzir custos, uso de mão de obra especializada e a necessidade de equipamentos resultando em facilidade na produção. A mandioca é naturalmente cultivada em abundância no bioma pantaneiro, já a moringa tem múltiplos usos: além de nutritiva, pode servir como pasto apícola e apresenta boa adaptabilidade às condições ambientais locais.

Confira a receita e mais detalhes sobre a criação de galinhas poedeiras no vídeo:

 

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 14:29 | 17 DE SETEMBRO DE 2019




Hoje tem feira

Foto: Rosilene Gutierrez

.

     

Já deu uma passadinha na feira de produtos em transição agroecológica hoje de manhã? Nessa sexta tem maracujás lindíssimos e folhas verdinhas, tudo sem nenhum aditivo químico para a salada de hoje. Ainda dá tempo de conferir ;)

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 09:54 | 13 DE SETEMBRO DE 2019




Pesquisador participa de evento internacional no Paraná

Foto: Divulgação Unioeste

Pesquisador durante apresentação

     

Desde segunda-feira (09/09), o pesquisador Alberto Feiden participa do Workshop internacional Cidades Resilientes. O tema da atual edição é "Financiamento do Desenvolvimento Urbano Resiliente ao Clima". O evento vai até 13 de setembro, em Foz do Iguaçu-PR.

O workshop pretende, segundo os organizadores, criar um impacto positivo, para tornar as cidades mais resilientes, inclusivas e sustentáveis, ao mesmo tempo em que melhoram a qualidade de vida da população urbana, especialmente aquelas que são mais vulneráveis aos impactos climáticos.

O evento promove a aproximação entre pesquisadores de início de carreira no Reino Unido e no Brasil e busca, ainda, fomentar uma rede de pesquisadores para produzir pesquisas inovadoras e orientadas para impactos que possam beneficiar as cidades brasileiras e levar à consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O Workshop tem uma configuração dupla: nos dias 9 e 10, no auditório do campus da Unioeste de Foz do Iguaçu, os debates foram abertos ao público, com expoentes pesquisadores em palestras e mesas redondas, além de um espaço científico para apresentação de artigos e relatos de experiências; já entre os dias 9 a 13, no Hotel Golden Park Internacional Foz, o evento é fechado para pesquisadores escolhidos por edital, sendo 20 pesquisadores do Reino Unido e 20 do Brasil.

 

Confira a programação completa em www.unioeste.br/eventos/cidadesresilientes

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 10:25 | 11 DE SETEMBRO DE 2019




Olha a Feira do Produtor, tudo fresquinho!

Foto: Rosilene Gutierrez

As alfaces estão lindas

     

Leva a sua sacola e aproveita para adquirir legumes e verduras mais fresquinhos e bonitos destas bandas.

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 08:42 | 06 DE SETEMBRO DE 2019




Chefia convida funcionários para participar de palestra de P&D

Foto: Divulgação

O evento ocorrerá amanhã a tarde, participe!

     

A Chefe-Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pantanal, Catia Urbanetz, convida todos os empregados para assistir à palestra "Gestão pesqueira e conservação ambiental: binômio inseparável", que abordará, também, as normas mais recentes para a pesca no estado de MS. O evento acontecerá no auditório da Unidade, na próxima sexta-feira (06/09), às 15h30.

Contamos com a participação de todos.

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 13:47 | 05 DE SETEMBRO DE 2019




Nota de falecimento

Foto: Embrapa Pantanal

.

     

O pesquisador Luiz Marques Vieira, casado com Eulina de Medeiros Marques Vieira, faleceu no último sábado, 31/08, em Campo Grande - MS.

Luiz Vieira ingressou na Embrapa em 1975 e permaneceu até a sua aposentadoria, em 2005. Era graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa, com mestrado em Zootecnia pela mesma Universidade e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos.

Luiz Vieira foi Chefe-Geral da Embrapa Pantanal de 1977 a 1984. Na sua carreira de Pesquisador, além da produção de trabalhos na área de ecologia, orientou várias teses de pós-graduação e contribuiu para a formação de estudantes de graduação e técnicos.

A missa de 7º dia ocorrerá no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, em frente à Praça da Independência, na próxima sexta-feira (6/9), às 19 horas

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 16:34 | 04 DE SETEMBRO DE 2019




Comunicado: Prazo para entrega do relatório de atividades vai até 20 de setembro

Foto: Divulgação

.

     

O prazo para entrega do relatório de atividades, ao supervisor imediato, do período de 01/05/2019 a 31/08/2019, vai até o dia 20/09/2019.

Nele o empregado descreve o trabalho que realizou nos últimos quatro meses na Embrapa Pantanal.

Ao recebê-lo, o supervisor deve então oferecer um retorno ao empregado sobre a execução das suas atribuições. Depois, ambos deverão assinar um pequeno formulário comprovando a entrega e o retorno do relatório, encaminhando os documentos ao SGP.

Os documentos podem ser baixados pelos links abaixo:

Acompanhamento do Desempenho do Empregado

www.cpap.embrapa.br/docs_email/Acompanhamento_do_Desempenho_do_Empregado.docx

 

Modelo de Relatório de Atividades

www.cpap.embrapa.br/docs_email/Modelo_de_Relatorio_de_Atividades.doc

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 10:49 | 04 DE SETEMBRO DE 2019




Reprodução e nutrição bovina são destaques em Simpósio

Foto: Divulgação

Evento acontece este mês na cidade de Campo Grande (MS)

     

Falta menos de um mês para a 4ª edição do Repronutri – Simpósio de reprodução, produção e nutrição de bovinos: a pesquisa aplicada ao campo. O evento acontece nos dias 26 e 27 de setembro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande (MS), com um pré-evento, em formato de minicurso sobre manejo reprodutivo, ocorrendo no dia 25. O Repronutri é uma realização da Embrapa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Anhanguera-UNIDERP e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Grupo Repronutri.

A última edição, em 2017, reuniu mais de 800 participantes. Este ano, a expectativa se mantém. “Entre os temas abordados, destacamos a produção de bezerros e novilhos precoce a partir de embriões (fertilizaçãoin vitro), desmama precoce, estratégias de inseminação artificial e novilho precoce 4G (estratégia de escolha de reprodutores com diferentes méritos genéticos para acabamento de carcaça). São assuntos que interessam aos produtores, técnicos e pesquisadores”, afirma um dos organizadores do evento, Ériklis Nogueira, pesquisador da Embrapa (Corumbá-MS).

leia a maéria na integra:

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/46268483/reproducao-e-nutricao-bovina-sao-destaques-em-simposio

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 09:11 | 03 DE SETEMBRO DE 2019




Técnicos do Sistema Famato são treinados para o projeto Fazenda Pantaneira Sustentável

Foto: Ascom Famato

.

     

Teve início nesta semana (27, 28 e 29 de agosto), em Mato Grosso, a capacitação dos técnicos credenciados ao Sistema Famato que estão atuando no Projeto Fazenda Pantaneira Sustentável. O treinamento é resultado de uma parceria entre a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Sindicatos Rurais de municípios do Bioma Pantanal mato-grossense.

O objetivo da cooperação é levantar indicadores sociais, de pastagem, de água, econômicos e de viabilidade regional que revelam o nível de sustentabilidade de propriedades rurais do Pantanal. O treinamento teve a mentoria dos pesquisadores da Embrapa Pantanal, Sandra Aparecida Santos, Walfrido Moraes Tomas, Márcia Divina de Oliveira e Suzana Maria Salis.

A iniciativa irá aplicar a ferramenta e o Software FPS em fazendas-piloto no estado. O sistema foi elaborado pela Embrapa Pantanal em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão. A FPS elabora diagnósticos das propriedades e mensura o nível de sustentabilidade econômica, ambiental e social de cada uma.

Os pesquisadores dividiram as atividades na propriedade rural em módulos teóricos (orientações) e práticos. Os técnicos aprenderam na prática a coletar amostras de gramíneas, folhas, plantas, água, entre outros materiais que serão encaminhados ao laboratório da Embrapa para serem avaliados.

A assistência técnica do Sistema Famato é uma importante ferramenta para que as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e os resultados do projeto Fazenda Pantaneira Sustentável cheguem aos produtores rurais. A ideia é que os técnicos e as entidades envolvidas no projeto sejam multiplicadores e contribuam para a ampliação desses modelos de produções sustentáveis e diversificados nas regiões pantaneiras. Assim como contribuir na construção de políticas públicas direcionadas para o Pantanal.

Os técnicos do Sistema Famato irão visitar 15 propriedades rurais do Bioma Pantanal de Mato Grosso e oferecer atendimento individual. Eles ficarão responsáveis em levantar dados técnicos para os diagnósticos da ferramenta, capacitações de cunho educativo aos colaboradores e produtores das fazendas assistidas, entre outras atividades.

Da Famato estiveram presentes no treinamento a gestora do Núcleo Técnico, Lucélia Avi, a analista de Meio Ambiente, Laura Rutz, e o analista de Pecuária, Marcos de Carvalho. Do Senar-MT participou o coordenador de Assistência Técnica e Gerencial, Armando Urenha, e da Acrimat o gerente de Relações Institucionais, Nilton Mesquita.

 

Fonte: Famato

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 17:30 | 02 DE SETEMBRO DE 2019




Setembro Amarelo: Reconhecer sinais é salvar vidas

Foto: Casembrapa

Campanha busca conscientizar sobre como reconhecer os "sinais de alerta" para prevenir o suicídio

     

Para conscientizar a população e os profissionais de saúde a reconhecerem os sinais de risco para o suicídio, é realizada durante todo este mês a campanha “Setembro Amarelo”. O intuito é chamar a atenção e orientar sobre o que fazer em prol da luta pela vida.

O mês foi escolhido devido ao “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio”, celebrado em 10 de setembro em todo o mundo, desde 2003. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a realização de campanhas e adoção de estratégias pelos governos das nações.

As campanhas atentam para a importância de se saber reconhecer os “sinais de alerta”, em si mesmo ou em alguém próximo. Os especialistas afirmam que esses indicativos são apresentados na maioria dos casos em que a pessoa tem intenção de deixar de viver.

Nos os próximos dias publicaremos dicas de: os “sinais de alerta, o que fazer e como ajudar".

 

Fonte: Casembrapa

Equipe de Qualidade de Vida: Falar é a melhor solução.

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 17:18 | 02 DE SETEMBRO DE 2019




Olha que feira linda!

Foto: Rosilene Gutierrez

.

     

Os produtos dos agricultores familiares estão no saguão da Unidade, já levou seu pedacinho de saúde pra casa?

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 10:12 | 30 DE AGOSTO DE 2019




Abertas as inscrições para o XX Simpósio Ibero-americano

Foto: Raquel Brunelli

Evento ocorre de 11 a 14 de novembro de 2019 em Corumbá

     

De 11 a 14 de novembro de 2019, Mato Grosso do Sul sediará o “XX Simpósio Ibero-americano sobre conservação e utilização de Recursos Zoogenéticos”. Durante quatro dias, a cidade de Corumbá reunirá membros da academia, estudantes, comunidades tradicionais e produtores rurais para participar de diálogos sobre o potencial e as oportunidades de utilização dos recursos genéticos locais (RZL) como promotores de desenvolvimento, inovação e bem-estar socioeconômico e ambiental.

Segundo a coordenadora do evento e pesquisadora da Embrapa Pantanal, Raquel Soares Juliano, as raças locais de animais domésticos são fundamentais para a produção de alimentos, a partir da perspectiva da segurança e soberania alimentar, além da manutenção de tradições culturais: “a multiplicação e crescimento desse património genético, que possui características específicas de adaptabilidade, pode garantir a disponibilidade de ferramentas para a sobrevivência de diferentes atividades pecuárias em condições menos favoráveis ou mesmo de sistemas produtivos que apresentam peculiaridades relacionados a maior sustentabilidade e menor input de insumos”, explica a pesquisadora. 

Para obter mais informações sobre as diversas atividades e de como se inscrever acesse o site:https://www.cpap.embrapa.br/xx-simposio-iberoamericano/pt.html .

O evento conta também com uma página no Facebook, onde a troca de informações, sugestões de logística, hospedagem, atividades turísticas e interação entre os participantes já está sendo realizada. Acesse:  https://www.facebook.com/Red-Conbiand-171456969544781/   e faça parte desta comunidade também!

  

Confira a matéria completa: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/46023954/abertas-as-inscricoes-para-o-xx-simposio-ibero-americano-sobre-conservacao-e-utilizacao-de-recursos-zoogeneticos-locais

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 14:49 | 26 DE AGOSTO DE 2019




Embrapa Pantanal participa de audiência pública para discutir sobre uso sustentável do bioma

Foto: Felipe Cardoso

A chefe de P&D, Cátia Urbanetz, participou da audiência sobre a Lei do Pantanal

     

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados discutiu nesta terça-feira (20) o projeto que trata da conservação e do uso sustentável do Pantanal (PL 9950/18) - chamado Lei do Pantanal. A proposta, de autoria do deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), lista as atividades que deverão ser incentivadas no Pantanal, entre elas o extrativismo sustentável da flora nativa, e determina que o governo institua uma política de pagamento por serviços ambientais para conservação da vegetação nativa do Pantanal.

A chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pantanal, Catia Urbanetz, participou da audiência, junto com o diretor do Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, Ricardo Eboli, e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Maurício Koji Saito. 

A audiência pública foi sugerida pela deputada Bia Cavassa (PSDB-MS). "Como pantaneira que sou, não poderia deixar de propor a realização de um amplo debate com os seguimentos interessados no bioma Pantanal, sejam eles ligados à preservação, à produção ou à pesquisa. A intenção, explica Bia Cavassa, é produzir uma legislação que atenda a realidade do povo pantaneiro, "que vive no Pantanal há mais de 250 anos, produzindo e preservando".

A deputada demonstrou preocupação com o projeto que, segundo ela, prevê o enrijecimento da legislação para a produção sustentável no Pantanal. Ela pediu cautela na análise dos dados com a finalidade de se ampliar a visão acerca do tema. 

Catia Urbanetz destacou que o tema em debate é muito importante, pois há duas leis distintas para o mesmo bioma: uma para o Mato Grosso, de 2008, e outra para o Mato Grosso do Sul, de 2015. A elaboração de uma nova lei única sobre o bioma uniformizaria a legislação e é importante para a implantação do que diz o artigo décimo do Código Florestal que trata da área de uso restrito.

“Esse Projeto de Lei de 2018, no seu artigo segundo, define diversos termos, entre eles, a delimitação do Bioma Pantanal como sendo a Bacia do Alto Paraguai. No entanto, compreendemos essa delimitação como inapropriada, pois o Pantanal é uma grande área inundável, a planície, que tem um funcionamento próprio, peculiar, diferente ao da parte alta da Bacia do Alto Paraguai”, destacou a pesquisadora durante sua participação na audiência pública.

Ela salientou, inclusive, que o próprio IBGE está revendo as delimitações dos biomas, inclusive com o apoio da Embrapa. “Compreendemos que deve ser o IBGE que deve definir os limites do Bioma Pantanal e não o PL”, acrescentou. Ela explica que desenvolver políticas para a Bacia é importante para a sua conservação, mas “não podemos definir o Bioma Pantanal como sendo a Bacia”.

O artigo sexto do projeto de lei que veda atividades que alteram o fluxo livre das águas no Pantanal também foi comentado pela pesquisadora. “Concordamos com o que está proposto, tendo em vista que o bioma é uma grande área úmida e qualquer intervenção que afete o tempo de duração da inundação ou sua intensidade pode causar impactos negativos tanto para a conservação da biodiversidade quanto para o sistema produtivo e atividades agropecuárias praticadas no Pantanal.

O artigo sétimo que dispõe sobre a proibição do corte da vegetação quando esta conter espécies da fauna silvestre ameaçada de extinção também mereceu atenção da pesquisadora da Embrapa: “no Pantanal inteiro ocorre em abundância espécies ameaçadas de extinção em outros biomas, como a arara azul, o veado campeiro, a onça pintada. Neste caso, se considerarmos este artigo, acabaríamos por proibir qualquer tipo de supressão da vegetação, pois no Pantanal essas espécies que estão em extinção em outros biomas ocorrem em abundância”. Portanto, segundo a pesquisadora, é preciso refletir sobre o sentido deste artigo.

“Há uma grande diversidade nas paisagens no bioma em pequena escala, então, determinar quais faixas seriam de uso restrito e quais não, do ponto de vista prático, ficaria bastante complicado dentro de uma propriedade rural”, esclareceu. 

E acrescentou: “proteger determinados tipos de vegetação em detrimento de outros não seria efetivo para garantir a conservação da biodiversidade”. Na prática, segundo ela, é interessante manter a diversidade das paisagens e as inundações nas propriedades, tornando  possível realizar as atividades agropecuárias de forma sustentável. 

A pesquisadora também questionou o aumento da área de reserva legal, hoje em 20% para o bioma Pantanal, conforme o Código Florestal. O PL propõe aumento da reserva para 50%.

“Os processos ecológicos estão conservados no Pantanal, as espécies animais ocorrem em abundância e a cobertura vegetal é de cerca de 83%, então não achamos necessário realizar modificações na área da Reserva Legal,desde que se mantenha a inundação e a diversidade das paisagens”, explicou. 

Acesse aqui e saiba mais sobre a audiência pública que dispõe sobre o Projeto de Lei  9950/18.

Maria Clara Guaraldo (MTb 5027/MG)
Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (Sire)

Contatos para a imprensa
clara.guaraldo@embrapa.br
Telefone: 61 3448 1516

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

articulação político-institucional

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 09:31 | 23 DE AGOSTO DE 2019




Sextouuu! Dia de feira no saguão da Unidade

Foto: Rosilene Gutierrez

.

     

Mais um dia de verduras, legumes e outras delícias fresquinhas e agroecológicas na recepção da Embrapa Pantanal. Já comprou a saladinha de hoje?

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 09:09 | 23 DE AGOSTO DE 2019




Vem aí o 4º Simpósio de reprodução, produção e nutrição de bovinos - REPRONUTRI

Foto: Divulgação

.

     

De 25 a 27 de setembro, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Camillo, em Campo Grande, ocorrerá a quarta edição do Simpósio de reprodução, produção e nutrição de bovinos - REPRONUTRI: A pesquisa aplicada ao Campo.

O evento é de abrangência internacional e contará palestrantes de diversos estados do Brasil e também do exterior. Serão discutidos sistemas de produção pecuária aliando campo e ciência. Também serão apresentados recentes resultados de pesquisas que constituem tecnologias prontas para aplicação no campo.

O REPRONUTRI abordará temas variados relacionados à reprodução, genética, produção e nutrição animal. Serão apresentados casos locais, por profissionais vinculados a grandes propriedades rurais e empresas, além da realização de mesas redondas com debates entre palestrantes e público.

O público esperado é de 800 pessoas, dentre participantes, expositores e visitantes.

O Simpósio é uma realização da Embrapa Pantanal, Embrapa Gado de Corte, Grupo Repronutri, Universidades Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Anhanguera-Uniderp e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Para fazer sua inscrição, basta acessar o site da Repronutri

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 16:03 | 22 DE AGOSTO DE 2019




O Encontro Regional de Qualidade de Vida Embrapa/FAEE - Centro-Oeste 2019, será em Foz do Iguaçu

Foto: FAEE

.

     

A décima oitava edição do Encontro Regional de Qualidade de Vida Embrapa/FAEE – Centro-Oeste 2019 será realizado entre os dias 12 a 19 de outubro, em Foz do Iguaçu-PR.

A atual Presidente da Associação dos Empregados da Embrapa Pantanal, Odilza Velazquez convida e informa “que as inscrições ainda podem ser feitas nessa semana,  para pagamento  em 05/09 e 05/10”.

A Federação das Associações dos Empregados da Embrapa/FAEE foi criada em 1984 com a finalidade de congregar as Associações dos Empregados, estreitando laços através do desenvolvimento social, cultural e desportivo.

O evento é o efetivo instrumento social dos empregados, por conservar, desde o princípio, seu maior escopo: maximizar a qualidade de vida de todos os seus  associados e  respectivos dependentes e convidados.

Interessados  em participar ou de obter mais informações sobre o encontro, seja associado ou não, entre em contato com a AEE/Pantanal.

Participe! 

As AEES participantes do encontro deste ano:

. AEE/DF
. AEE/Hortaliças
. AEE/Cerrados
. AEE/Cenargen
. AEE/Arroz e Feijão 
. AEE/Gado de Corte
. AEE/Pantanal 
. AEE/Dourados 
. AEE/Sinop

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 13:42 | 20 DE AGOSTO DE 2019




A Unidade recebeu, em sua biblioteca, estudantes da rede municipal de ensino

Foto: Odilza Velazquez e Viviane Solano

.

     

No dia 08 de agosto, 20 estudantes da terceira série do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Integral Rachid Bardauil, duas professoras Norma e Suzimeire, uma auxiliar de disciplina Jenice e uma mãe de aluno Rose, caminharam por cerca de quase 30 minutos para conhecer a Embrapa Pantanal.

A atividade faz parte do projeto Embrapa & Escola, que tenta aproximar estudantes dos centros de pesquisa da empresa. A programação conta com a apresentação do projeto, seguida do vídeo institucional “Ciência que Transforma” e, é encerrada com a performance interativa do vídeo “nossos Bichos, mamíferos do Pantanal”.

Nessa oportunidade, o objetivo principal dos estudantes foi de visitar a Biblioteca da unidade. A professora Norma explicou que os alunos participam do projeto escolar “vai e volta”, ideia do aluno Leandro, onde as crianças retiram o livro da escola, levam para a casa, fazem a leitura e devolvem para o próximo aluno ler. Comentou também, que os estudantes nunca estiveram em uma biblioteca física, só conheciam através dos livros.

Na biblioteca os estudantes foram recebidos pela bibliotecária Viviane, que falou em linhas gerais sobre a função de uma biblioteca e as atividades que uma bibliotecária executa. Em seguida, assistiram ao vídeo: “Vamos para a Biblioteca!”, animação infantil disponível no Youtube <https://www.youtube.com/watch?v=tm5YZz99vl0> onde personagens como o Tio X (um bibliotecário), a coruja (Coruju) e o tigre (Daniel) vão à biblioteca pegar livros por empréstimo. A visita foi encerrada com uma caminhada dos alunos pelos corredores de acesso aos livros, para experimentarem a sensação de estar no ambiente da biblioteca.

Durante a visita foi constatado ser oportuno o relacionamento entre Embrapa Pantanal e Escola Municipal de Educação Integral Rachid Bardauil, por meio do estabelecimento de um canal de comunicação com a professora Norma.  Ficou evidente a grande a necessidade dos alunos em organizar o espaço da biblioteca na Escola bem como o interesse em receber doações de materiais da nossa biblioteca que possam ser utilizados pelos alunos, por exemplo, enciclopédias, dicionários, e revistas infantis. Foi sugerido que tal visita entre na programação do Embrapa & Escola a partir do ano que vem (2020), estendendo a oportunidade para outras escolas interessadas.

Também foi evidenciada a intenção do apoio dos colaboradores da nossa instituição que acreditam que ações e iniciativas de “popularização da ciência” e de divulgação científica contribuem para promoção e apropriação do conhecimento científico pela população em geral, facilitada por crianças. Além disso, “o acesso ao conhecimento disponibilizado nas bibliotecas pode contribuir na melhoria do ensino escolar, o que poderia ampliar as oportunidades de inclusão social das parcelas carentes da população, por meio de incentivo à autonomia de pensamento, favorecendo a conquista da ‘participação cidadã’”, de acordo com Viviane.

 

Texto: Equipe Biblioteca

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 11:03 | 20 DE AGOSTO DE 2019




Brasil recebe Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais

Foto: Wildfire2019

.

     

Estão abertas as inscrições para a sétima Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais (Wildfire), um dos principais eventos mundiais do gênero. O tema da edição será “Frente a frente com o fogo em um mundo em mudanças: redução da vulnerabilidade das populações e dos ecossistemas por meio do Manejo Integrado do Fogo”.

O congresso ocorrerá de 28/10 a 01 de novembro de 2019, em Campo Grande/MS. A Wildfire acontece de quatro em quatro anos, as edições anteriores aconteceram em 1989, em Boston (USA), em 1997 em Vancouver (Canadá), em 2002 em Sidnei (Austrália), em 2007 na cidade de Sevilha (Espanha) e em 2011 em Sun City (África do Sul). Esta é a primeira vez na América Latina.

A Conferência visa à preservação e uso sustentável do meio ambiente mundial. Para tanto vai reunir autoridades, gestores públicos, pesquisadores, técnicos, empresas de equipamentos para prevenção e combate a incêndios florestais, brigadistas, estudantes, moradores de comunidades rurais, indígenas e quilombolas que recorrem ao uso e manejo do fogo. Os participantes partilharão conhecimentos e experiências sobre a metodologia de gestão de incêndios e debaterão estratégias para o reforço da cooperação internacional.

O evento está sendo organizado pela Superintendência Estadual do IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis); Embrapa Pantanal; Embrapa Gado de Corte; CNPq; ICMBio; UEMS; INPE; Funai; Semagro, através da Fundação de Turismo e do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul); CEAL-Conselho Empresarial da América Latina, Bombeiro Militar MS e a Prefeitura de Campo Grande.

 

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 13:17 | 19 DE AGOSTO DE 2019




Pesquisadora da Unidade apresenta palestra na 71ª SBPC sobre projeto Nexus Pantanal

Foto: Arquivo Pessoal

Palestra ocorreu em julho durante a 71ª SBPC

     

A pesquisadora da Embrapa Pantanal Débora Marques ministrou a palestra “Nexus Pantanal” durante "EXPOTEC - Diálogos com o MCTIC", que ocorreu dentro da programação da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada no mês de julho, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) na cidade de Campo Grande/MS.

Na ocasião, foram apresentados os primeiros resultados do projeto de pesquisa “Nexus Pantanal” projeto conduzido pela Embrapa e financiado pelo Conselho nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) sob a liderança da pesquisadora. Em sua fala, Débora realizou uma breve contextualização das características e diversidades do bioma pantaneiro e descreveu as experiências e dados que vêm sendo obtidos durantes as ações do projeto de pesquisa até o momento.

 “As políticas públicas voltadas para o Pantanal devem considerar as diferenças entre as comunidades que vivem neste ambiente: tanto sociais, como econômicas e culturais. E para que essas ações sejam realmente eficazes, é preciso que ocorra uma aproximação entre essas comunidades e o poder público, afim de que as reais demandas locais possam ser atendidas de forma eficaz. Esta aproximação é o que estamos trabalhando com o projeto Nexus: indo a campo em busca da realidade de cada comunidade envolvida com a pesquisa e ouvindo as lideranças locais, afim de buscar subsidiar os órgãos competentes na formulação de políticas públicas sustentáveis no âmbito das seguranças hídrica, energética e alimentar”, explicou Débora.

"EXPOTEC - Diálogos com o MCTIC" contou com uma extensa programação de palestras e apresentações de representantes das entidades vinculadas e secretarias do ministério, que foram realizadas nos auditórios "Pantanal” e "Cerrado”, além de oficinas oferecidas espaço Lobo Guará, na Avenida da Ciência – estruturas montadas especialmente para a 71ª SBPC.

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 10:28 | 16 DE AGOSTO DE 2019




Embrapa e UFMS promovem ação de segurança alimentar e valorização de plantas alimentícias na BAP

Foto: Raquel Brunelli

A ação faz parte do projeto de pesquisa Nexus Pantanal

     

Entre os dias 06 e 08 de agosto, foi realizada a terceira expedição “Nexus Pantanal” junto às comunidades da Barra de São Lourenço e Barra de São Francisco, localizadas ao longo do rio Paraguai, em Corumbá - MS. Em cada comunidade foi abordada a importância da valorização das espécies vegetais locais como potencialidade de uso alimentício na redução dos riscos de doenças crônicas não transmissíveis, tanto no consumo das famílias e na merenda escolar, bem como no processamento com o objetivo de agregar valor e aumentar a vida útil dos produtos.

O evento “Segurança alimentar para comunidades ribeirinhas e valorização de plantas alimentícias do Pantanal e Cerrado” foi uma ação conjunta entre a Embrapa Pantanal e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e teve como objetivo despertar as pessoas que vivem nessas comunidades para o aproveitamento das plantas alimentícias locais visando promover a segurança alimentar.

Parceria Embrapa/UFMS

Participaram desta etapa da expedição - no âmbito do projeto Nexus Pantanal -  além do pesquisador da Embrapa Pantanal Fábio Galvani, as professoras da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan) da UFMS e Juliana Rodrigues Donadon e Raquel Pires Campos, integrantes do Programa de Extensão “Valorização de Plantas Alimentícias do Pantanal e Cerrado”, coordenado pela Professora Ieda Maria Bortolotto.

leia a matéria completa no site:

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/45744946/embrapa-e-ufms-promovem-acao-de-seguranca-alimentar-e-valorizacao-de-plantas-alimenticias-junto-as-comunidades-ribeirinhas-do-pantanal

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 15:52 | 14 DE AGOSTO DE 2019




Feliz dia dos Pais!

Foto: Estela Hashinokuti

.

     

A Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho convida todos os pais para uma foto e para receber uma doce lembrança, hoje, às 14h30, no saguão da Unidade.

Feliz dia dos Pais!

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 11:03 | 09 DE AGOSTO DE 2019




Já passou na feira hoje?

Foto: Rosilene Gutierrez

.

     

A feirinha já está acontecendo, prestigie!

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 09:05 | 09 DE AGOSTO DE 2019




Agesul interdita MS-228 para reparos em ponte

Foto: Divulgação/Agesul

Ponte passará por recuperação de 07 a 11 de agosto

     

A Regional da Agesul (Agência de Gestão e Empreendimentos de MS) em Corumbá, vai interditar no período de 07 a 11 de agosto, a ponte de madeira, conhecida como vazante do rio Negro, no km 55,7, trecho Porto da Manga - Curva do Leque. 

O motivo é a execução de serviços de reforma, reparos e de recuperação da estrutura de fundação. Durante a interdição, nenhum tipo de veículo poderá trafegar  no trecho. 

A Agesul orienta aos condutores que utilizem a MS-184, partindo do Buraco das Piranhas (BR-262), para ter acesso às regiões do Passo do Lontra, Curva do Leque e Nhecolândia. 

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 15:30 | 05 DE AGOSTO DE 2019




Já passou na feirinha hj?

Foto: Raquel Brunelli

Variedade e qualidade!

     

Friozinho chegou e o clima ficou perfeito para um caldinho, não é mesmo? na feirinha de produtos em transição agroecológica você encontra os ingredientes para enriquecer a sopinha da noite, além de verduras para a salada do dia a dia. Tudo fresquinho e super saudável! Garanta os seus! passa lá!

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 08:48 | 02 DE AGOSTO DE 2019




Embrapa Pantanal e parceiros realizam Seminário Internacional em Foz do Iguaçu

Foto: Divulgação

.

     

O II Seminário Internacional de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, que tem como tema central "Águas, alimentos, saberes, inclusão social e produtiva nos territórios rurais da América Latina", será realizado entre 7 e 9 de agosto de 2019 nos espaços da UNIOESTE em Foz do Iguaçu-PR.


Com a finalidade de promover o intercâmbio e disseminação de saberes e conhecimentos entre pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação, lideranças e entidades promotoras do Desenvolvimento Rural Sustentável, o evento contará com uma programação bastante ampla, incluindo a realização de mesas temáticas e apresentações de pesquisas em forma de grupos de trabalho.


A realização é uma iniciativa conjunta do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), da  Embrapa Pantanal, da  Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), da Facultad de Ingeniería Agronómica de la Universidad Nacional del Este (FIAUNE), da Universidad Nacional de Misiones e da Universidad Autónoma CHAPINGO e visa, também, oportunizar a aproximação e a construção de parcerias entre essas instituições, cujos grupos de pesquisa se dedicam ao tema em questão.


O pesquisador Alberto Feiden representa a Embrapa na organização do Evento, contando com o apoio das áreas de comunicação e transferência de tecnologia.

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 15:52 | 01 DE AGOSTO DE 2019




Equipe de NTI da Unidade ministra oficina de informática no CER/APAE

Foto: CER/APAE

Durante um mês as alunas puderam aprender um pouco mais sobre informática

     

Em junho, os colegas da equipe do NTI Paulo César Ruiz e Cláudio Flores da Embrapa Pantanal ministraram um curso técnico de informática básica para 10 responsáveis/cuidadores de usuários do Centro Especializado em Reabilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – CER/APAE, de Corumbá - MS.  As aulas ocorreram 2 vezes por semana durante um mês e todos os alunos receberam um certificado para enriquecimento do currículo profissional e pessoal.

O objetivo principal desta parceria Embrapa Pantanal – CER/APAE foi proporcionar a inclusão digital desses acompanhantes dos usuários da instituição, sendo que vários deles são as próprias mães, que acompanham os filhos no centro. “A esposa do nosso colega José Carmelo Barbosa, a assistente social do CER/APAE Aparecida da Cruz Soares Barbosa, foi quem sugeriu e fez toda a articulação para que essa parceria fosse viabilizada, sendo, posteriormente, oficializada por meio de documento enviado pelo diretor administrativo da CER/APAE Milton de Melo para a Chefia da Unidade. A partir daí, a equipe do NTI montou a metodologia e módulos do curso, o que foi um desafio e mais um aprendizado para nós”, explicou o supervisor do NTI Paulo Ruiz.

Cláudio conta que um ponto que chamou a atenção foi que a maioria dos alunos nunca tinham utilizado um computador: “ficamos muito felizes em ver a empolgação de cada um ao irem descobrindo este novo universo digital, pois apesar de alguns terem computadores em casa, tinham receio de ligar, não sabiam como manusear o mouse ou até mesmo executar comandos básicos no computador. Ao final do curso pudemos perceber a evolução de cada aluno, que agora poderá dar continuidade com a prática do dia a dia e ser inseridos no contexto digital, tão presente na atualidade”, declarou o analista em TI.

Segundo Aparecida, como a dedicação às pessoas portadoras de necessidade especial requer atenção quase que exclusiva, muitos desses cuidadores não têm disponibilidade de fazer outros cursos de formação, ou até mesmo de ter um emprego fixo. “Por este motivo buscamos oferecer capacitações para preencher as manhãs e tardes desses responsáveis. Além de adquirirem conhecimento em novas áreas, alguns resultados podem ser aproveitados no dia a dia como fonte de geração de renda extra, como é caso das atividades artesanais. Esta oficina de informática básica promoveu um aumento na autoestima e trouxe resultados muito positivos para CER/APAE a turma de cuidadores, que agora podem começar a operar um computador sem medo”, contou a assistente social.

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 10:57 | 01 DE AGOSTO DE 2019




Desafios à produção de forrageiras no Brasil

Foto: Divulgação

Participe da pesquisa

     

Esta sendo realizado uma pesquisa para identificar os principais desafios para a produção de plantas forrageiras no país. Sua contribuição ajudará a fortalecer a capacidade de responder a algumas das principais demandas da agropecuária brasileira, e antecipar e enfrentar desafios que vêm pela frente.

O questionário dura cerca de 10 minutos e as respostas serão tratadas de forma totalmente anônima. É permitido responder apenas uma vez e a data de encerramento do questionário é 26 de agosto de 2019. As perguntas marcadas com um asterisco (*) são obrigatórias.

Caso tenha alguma dúvida sobre o questionário, envie-nos um email: cgport.pastagens@embrapa.br

Sua participação é muito importante!

LINK para acessar o questionário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSczoNUx_bSc9iJOrh_jW96xDf9ovk1hf5E0pNLVFj0WM1g76g/viewform

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 10:02 | 01 DE AGOSTO DE 2019




IFMS publica segunda chamada para cursos de qualificação e idiomas

Foto: Divulgação

convocação da segunda chamada para matrículas em cursos de qualificação profissional e de idiomas

     

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa segunda-feira, 29, a convocação da segunda chamada para matrículas em cursos de qualificação profissional e de idiomas ofertados em 11 municípios.

A matrícula deve feita presencialmente nesta terça-feira, 30, na Central de Relacionamento (Cerel) do campus do IFMS ou no polo de ensino onde a vaga foi ofertada, nos endereços e horários especificados nos editais de convocação.

A segunda chamada para os cursos oferecidos em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Fátima do Sul, Naviraí, Nova Andradina, Rio Brilhante e Três Lagoas está disponível na página do edital nº 043/2019.

Já na página do edital nº 044/2019 é possível conferir a lista de convocados em segunda chamada para os cursos oferecidos pelo Centro de Idiomas (Cenid) do IFMS, em Campo Grande, Coxim, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas.

O selecionado, quando menor de 18 anos, precisa estar acompanhado do representante legal. A matrícula pode ser feita por um procurador, caso o candidato esteja impedido, com a apresentação de procuração simples (de próprio punho).

Documentação - Para fazer a matrícula, o candidato deve apresentar os seguintes documentos:

  • requerimento de matrícula preenchido e assinado, com número do CPF do candidato;
  • original e fotocópia de documento que comprove a escolaridade mínima exigida para o curso;
  • original e fotocópia de documento de identificação com foto;
  • original e fotocópia de documento que comprove estar em dia com obrigações militares (para os brasileiros entre 19 e 45 anos, completos ou a serem completados até 31 de dezembro de 2019);
  • uma foto 3x4 recente, impressa em papel fotográfico;
  • comprovante de preenchimento do Questionário Socioeconômico.

Onde houver lista de espera, a matrícula poderá ser feita na quarta-feira, 31.

Para os cursos em que não há convocados em segunda chamada nem lista de espera, as matrículas encontram-se abertas à comunidade. O interessado deve se dirigir ao campus do IFMS ou ao polo de ensino com a documentação necessária.

Cursos - O IFMS disponibilizou, ao todo, mais de mil vagas para os cursos de Operador de Computador, Vendedor, Espanhol Básico, Inglês Básico, Desenhista de Topografia, Libras Básico, Espanhol Intermediário e Inglês Intermediário. 

Voltados a capacitação, aperfeiçoamento, especialização e atualização profissional, os cursos são ofertados em regime modular, com carga horária mínima de 160 horas.

As aulas de idiomas começam no dia 29 de julho, e no dia 5 de agosto para os outros cursos de qualificação profissional.

 

com informações Capital do Pantanal: http://www.capitaldopantanal.com.br/geral/ifms-publica-segunda-chamada-para-cursos-de-qualificacao-e-idiomas/533106/

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 10:00 | 31 DE JULHO DE 2019




Trabalho da Embrapa Pantanal fica entre os finalistas da Reunião Anual da SBPC

Foto: Divulgação

Isadora durante apresentação do pôster

     

O desenvolvimento do Sistema de Monitoramento da Pesca Artesanal da RH Paraguai – SIMPA foi um dos oito trabalhos selecionados para concorrer ao prêmio da Sessão de Pôsteres da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).  A apresentação dos finalistas ocorreu nos dias 22 e 23 de julho, no Ginásio Moreninho em Campo Grande/MS e o painel da bióloga Isadora Sambrana recebeu menção honrosa.

Segundo o pesquisador da Embrapa Pantanal, Agostinho Catella, o Sistema de Monitoramento da Pesca Artesanal da RH-Paraguai- SIMPA foi criado para armazenar, gerenciar e disponibilizar os dados do monitoramento da pesca de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no âmbito do estudo da produção da pesca profissional artesanal na Bacia do Alto Paraguai em 2018. “Foram monitorados um total de 876 pescadores, sendo 491 no MT e 385 no MS na temporada de pesca de 2018, totalizando 8.774 pescarias realizadas pelos pescadores de MT e 12.980 pelos pescadores de MS. O número mensal de pescarias registradas ao longo do ano variou de 505 a 1.383 no MT e de 1.178 a 1.834 em MS. O SIMPA revelou-se uma ferramenta amigável, segura e eficiente, atendendo plenamente aos objetivos propostos”, detalhou o pesquisador.

confira a matéria completa:

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/45256228/trabalho-da-embrapa-pantanal-fica-entre-os-finalistas-da-reuniao-anual-da-sbpc

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 16:15 | 29 DE JULHO DE 2019




MEC encerra hoje inscrições para professores e servidores trabalharem no Enem 2019

Foto: Divulgação

Entre no site do Inep e confira

     

O Ministério da Educação (MEC) recebe até às 23h59 (horário de Brasília) desta segunda-feira (29) as inscrições de servidores públicos federais e professores da rede pública estadual ou municipal interessados em trabalhar no Exame Nacional do Ensino Médio 2019. As inscrições estavam previstas para encerrar no dia 22 de julho, mas foram prorrogadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao MEC e que organiza o Enem.

Professores da rede pública municipal e estadual, além de servidores federais, que desejam trabalhar no Enem devem fazer o cadastro no site do  Inep). Os selecionados vão receber R$ 342,00 por dia.

Os docentes vão atuar na Rede Nacional de Certificadores (RNC), do Enem, e vão conferir os procedimentos durante a execução da prova, representando o Inep em todo o país.

Quem pode participar?

  • Ser servidor público do Poder Executivo Federal, em exercício em 2019, regido pela Lei nº 8.112, ou docente da rede pública estadual ou municipal de ensino, efetivo e registrado no Censo Escolar 2018
  • Ter formação mínima em ensino médio
  • Não estar inscrito e nem ter parentes inscritos no Enem 2019
  • Não ter vínculo com qualquer atividade do Enem ou do Inep

Enem 2019 será aplicado nos dias 03 e 10 de novembro. Todos os inscritos que atenderem aos critérios do Inep serão convocados para uma capacitação no formato de educação a distância. Aqueles que obtiverem a nota mínima exigida estarão aptos a atuar como certificadores da prova deste ano.

As demandas de trabalho são emitidas na semana da prova, de acordo com a necessidade do Inep para cada local de prova. Em 2019, o ENEM será aplicado em 1.728 municípios.

Os interessados precisam cumprir os critérios detalhados acima e devem acessar o site do Sistema ENC para concluir o cadastro: Link aqui. Quem tem cadastro de anos anteriores, pode atualizar as informações ou fazer a inscrição diretamente. Com informações da assessoria de imprensa do MEC. 

Confira o edital de chamada pública

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 10:30 | 29 DE JULHO DE 2019




Oooolha a feira!

Foto: Marcelo Xavier e Rosilene Gutierrez

Que delícia!

     

Mais um dia de verduras, legumes e outras delícias fresquinhas na recepção da Embrapa Pantanal. Já comprou a saladinha de hoje? ;)

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 09:22 | 26 DE JULHO DE 2019




III Encontro de Qualidade de Vida – 2019

Foto: Anapec

Corra que as vagas são limitadas!

     

 ANAPEC – Associação Nacional de Aposentados e Pensionistas da Ceres estará realizando o III Encontro de Qualidade de Vida – 2019, que ocorrerá de 24 a 29 de novembro no Resort Vila Galé Cabo de Santo Agostinho, localizado próximo à cidade de Recife (PE).

A ANAPEC foi criada em 1991 com o objetivo de apoiar e defender a Ceres e suas empresas patrocinadoras, na luta pela manutenção de seus objetivos e de seu patrimônio; de representar os aposentados e pensionistas; de congregar os seus associados na realização de atividades sociais, laborais, recreativas, desportivas, culturais, entre outros.

A atual Diretoria tem como Presidente, José Prado Fonseca Filho; Diretor Financeiro, Cleuber Oliveira e como Diretor Administrativo, Sergio Roberto Dotto.

Dando continuidade ao Projeto Qualidade de Vida, o III Encontro tem caráter social de lazer e confraternização e, é também, uma oportunidade de reencontro e de fazer novos amigos.

https://anapec.org.br/iii-encontro-de-qualidade-de-vida/

Fonte: Anapec

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 14:10 | 25 DE JULHO DE 2019




Cadastramento biométrico em Corumbá pode ser feito até outubro

Foto: Divulgação

Prazo para transferência de Título segue até maio de 2020 e cadastramento biométrico obrigatório até

     

Segue até maio de 2020 o prazo para as pessoas que queiram fazer a transferência do Título de Eleitor, para o município o qual reside atualmente. Porém, em Corumbá e Ladário, eleitores estão passando pelo processo de cadastramento biométrico obrigatório também.

Para realizar a transferência do domicílio eleitoral, o eleitor deverá comparecer ao Fórum Eleitoral do município para o qual deseja transferir seu título.

Em mãos, o eleitor deve apresentar documento de identidade (original e cópia), comprovante de endereço (original e cópia de conta de água, luz, telefone, conta bancária, etc.), e o Título Eleitoral antigo para inutilização pela justiça Eleitoral.

Exigências

Na hora de solicitar a transferência do domicilio eleitoral é importante, também, que a pessoa fique atenta às seguintes exigências: deverá estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, deverá ter cumprido suas obrigações legais; deverá ter transcorrido, pelo menos, um ano desde o alistamento ou da última transferência feita pelo eleitor; o eleitor deverá estar residindo no novo domicílio há, no mínimo, três meses.

No entanto, caso haja revisão de eleitorado no município em que vota, o comparecimento do eleitor no Cartório é obrigatório, sob pena de cancelamento do título.  

Biometria

Sessenta mil eleitores. Esse é o número estimado pela Justiça Eleitoral, que tem que fazer o cadastramento biométrico obrigatório em  Corumbá e Ladário, quarto maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul.´

O mutirão da Justiça Eleitoral, que conta servidores do Cartório Eleitoral têm o apoio de militares do Exército, Marinha, servidores das Prefeituras de Corumbá e Ladário, das Câmaras Municipais e estagiários.

Em Corumbá, os atendimentos acontecem na sede dos Cartórios da 7ª e 50ª Zonas. O horário de funcionamento em Corumbá é das 12h às 18h.

Já em Ladário, uma sala de atendimento foi montada ao lado da agência bancária, na Avenida 14 de Março para atender as demandas. O horário de expediente naquela cidade é das 07h às 13h.

O cadastramento biométrico segue até o dia 31 de outubro de 2019. O eleitor deve estar munido de documentos originais e cópias e um comprovante de residência, com prazo máximo de seis meses atrás. (Com informações assessoria do TRE-MS). 

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 15:12 | 23 DE JULHO DE 2019




Olha a feira!!!

Foto: Raquel Brunelli

Variedade e quantidade

     

A nossa feirinha hoje está de encher os olhos, e a sacola! Verduras e legumes variados para o freguês escolher!

Passa lá e garanta as delicias saldáveis para o cardápio da semana!

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 09:07 | 19 DE JULHO DE 2019




3ª Edição da diálogos 2019 transferida em razão do período de férias escolares

Foto: Divulgação

Nova data ainda não foi definida

     

A Diálogos que seria realizada este mês será remarcada para uma nova data em agosto – ainda a ser definida. O motivo do cancelamento da reunião, agendada para o dia de ontem, foi o grande número de funcionários que se encontram de férias em julho.

Afim de poder beneficiar e atender ao maior número possível de empregados, as Chefias decidiram, então, transferir a terceira edição de 2019 para o próximo mês. Fiquem ligados no informativo Comunicando. Assim que for definida a nova data, informaremos a todos.

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 16:47 | 17 DE JULHO DE 2019




Sebastião Barbosa deixa cargo dia 27

Foto: Jorge Duarte

Exoneração foi anunciada em videoconferência ocorrida hoje

     

O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Sebastião Barbosa, anunciou nesta terça-feira, dia 16, em videoconferência voltada para os chefes-gerais, que será exonerado no próximo dia 27 pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. A videoconferência teve como objetivo alinhar os gestores sobre a nova fase de elaboração do Plano Diretor da Embrapa (PDE).

A decisão da exoneração foi comunicada ao presidente em reunião ocorrida na noite de ontem, no gabinete da ministra. Segundo Sebastião, Tereza Cristina informou que resolveu antecipar o processo de substituição devido a boatos que foram divulgados na imprensa no final de semana. Indagado se preferia sair ou ser exonerado, ele explicou que preferiu a última opção, já que participou de um processo de seleção e estava desenvolvendo um trabalho no qual continua acreditando.

 Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (SIRE) 
     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 14:46 | 16 DE JULHO DE 2019




Revisão periódica no apiário é fundamental para a saúde do apicultor e das colônias de abelhas

Foto: Carlos Salles

Ergonomia deve ser observada para a saúde do apicultor

     

Você sabia que o apiário requer revisão constante para ser produtivo e saudável?

O pesquisador da Embrapa Pantanal, Vanderlei Doniseti Acassio dos Reis, explica que muitas pessoas têm a ideia de que o trabalho na apicultura é tão somente colocar as abelhas nas colmeias (estruturas mais comumente confeccionadas em madeira) e aguardar que elas produzam o mel e demais produtos apícolas, o que não é verdade.  “O ideal é que as manutenções e revisões do apiário sejam realizadas quinzenalmente, variando de acordo com as necessidades das diferentes épocas do ano e o objetivo do desenvolvimento da atividade (mel, pólen, própolis, cera, etc.) pelo apicultor: e a quantidade de apiários/colmeias povoadas com abelhas africanizadas é que determina a frequência das revisões”, relata o pesquisador.

“Em uma quinzena pode se fazer uma revisão mais rápida – onde será apenas verificado se está tudo em ordem com as colônias, a questão de oferta de alimentos e água, e uma segunda mais detalhada - quando será feito o controle zootécnico: quais são as melhores colmeias, as mais ou menos afetadas por ectoparasitas, quais as menos defensivas e melhor adaptadas, as mais produtivas, que enxameiam menos, etc., para que este material possa ser multiplicado”, detalha Vanderlei.

matéria completa no site:

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/44945198/revisao-periodica-no-apiario-e-fundamental-para-a-saude-do-apicultor-e-das-colonias-de-abelhas-africanizadas

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 16:03 | 15 DE JULHO DE 2019




Já fez a feira?

Foto: Raquel Brunelli

Ainda dá para aproveitar!

     

Hoje na feirinha em transição agroecológica tem tomate fresquinho: perfeito para fazer aquele molho ao sugo pra acompanhar a macarronada de domingo! Ah, sem falar nas verduras para a salada. Mas se você prefere um bom churrasco, passe na recepção e garanta a mandioca para o acompanhamento! Ainda tem!

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 09:12 | 12 DE JULHO DE 2019




Embrapa & Escola atende alunos de São Paulo

Foto: Raquel Brunelli

Grupo veio conhecer mais sobre o Pantanal

     

Recebemos hoje pela manhã a visita de um grupo de alunos e professores do Centro de Estudar Acaia Sagarana, instituição sem fins lucrativos, com sede na capital de São Paulo, que tem como principal objetivo ajudar estudantes do Ensino Médio de escolas estaduais a se prepararem para o ingresso em universidades.

Os alunos estão realizando um trabalho de campo na cidade de Corumbá e na região do Pantanal, desde o Paraguai Mirim até a Serra do Amolar, onde foram programadas diversas atividades, entre elas pesquisas, ações culturais e de estudo do meio ambiente.

A última etapa das atividades incluiu uma visita as instalações da Unidade, onde participaram de atividades do Embrapa & Escola. Segundo a educadora social Veronica Murilo, que acompanhou o grupo durante a visita, essas atividades visam fortalecer o interesse do aluno na busca de conhecimento, ampliando autonomia para estudar, bem como a capacidade de gestão do próprio processo de aprendizagem.

Acaia

O Instituto Acaia foi fundado em 3 de abril de 2001 como organização social privada e sem fins lucrativos. Suas atividades são desenvolvidas por meio de seus quatro núcleos: Ateliê Acaia, ateliescola acaia, Centro de Estudar Acaia Sagarana e Acaia Pantanal.

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 14:03 | 10 DE JULHO DE 2019




Integração do setor produtivo marca 1ª Feira Agro tecnológica Pantanal Sul

Foto: Thiago Coppola

Primeira edição da feira foi sucesso absoluto

     

Realizada de 05 a 07 de julho, no Parque de Exposição Belmiro Maciel de Barros -  em Corumbá MS - a 1ª Feira Agro tecnológica do Pantanal Sul foi sucesso absoluto de negócios, transferência de tecnologia, público e integração entre os diversos atores do setor produtivo: pecuaristas, empresas, poder público, instituição de pesquisa e da população em geral.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Leite, a União de esforços, tanto das equipes dos realizadores -  Sindicato Rural e Embrapa Pantanal -  como as dos apoiadores do evento - Prefeitura Municipal de Corumbá, Leiloboi, Clube do Laço e Associação Comercial -  resultou num saldo econômico positivo com uma significativa comercialização de animais, maquinários, suprimentos, etc.

Confira a matéria na integra: 

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/44822761/integracao-do-setor-produtivo-marca-1-feira-agro-tecnologica-pantanal-sul

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 09:42 | 10 DE JULHO DE 2019




Núcleo Hemoterápico faz campanha de doação de sangue hoje e amanhã

Foto: Divulgação

Além de ajudar a salvar vidas, a doação traz muitas vantagens pra quem doa também

     

Nesta sexta-feira e sábado, dias 05 e 06 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde e o Hemosul promovem campanha de doação de sangue e medula óssea em Corumbá. 

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 quilos. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

É importante que o doador esteja bem alimentado, não fazendo jejum antes da coleta. Após o almoço, é necessário esperar cerca de duas horas para efetuar a doação. Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue. Em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml. Uma única doação pode salvar até quatro vidas.Todo o material utilizado é individual e descartável. 

A doação será no Núcleo Hemoterápico de Corumbá, nesta sexta-feira das 07h às 11h e das 13h às 17h, e no sábado das 07h às 11h. O endereço é rua Colombo, nº 1250, entre a 15 de Novembro e a 7 de Setembro, no Centro. O telefone para contato é o (67) 3232-2470.

Benefícios concedidos na esfera Estadual:

- Atendimento prioritário aos doadores voluntários de sangue, junto aos hospitais, postos de saúde, serviços ambulatoriais e congêneres, da rede pública estadual;
- Isenção do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos promovidos por quaisquer dos poderes da administração pública estadual, assim como das suas fundações e autarquias, no âmbito do estado de Mato Grosso do Sul;

- Benefício da meia-entrada, o mesmo atendimento dispensado aos idosos em relação à prioridade na Justiça Estadual, em fila de bancos;

- entre outros.

Consulte mais informações sobre doação de sangue, doação por aférese, e doação de medula óssea, na página do Hemosul, ou pelo telefone 67-3312-1540. 

 

(Com informações da assessoria de comunicação da PMC)

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 09:57 | 05 DE JULHO DE 2019




Já passou na feirinha?

Foto: Raquel Brunelli

Ainda dá tempo de aproveitar!

     

Friozinho chegou e o clima está perfeito para uma feijoadinha no sábado, né? então aproveite pra garantir a saladinha de acompanhamento, a cebolinha, a salsinha e o coentro para dar aquele toque especial no prato! De sobremesa, que tal uma mousse de maracujá? passa na feira, tem tudo lá! 

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 09:02 | 05 DE JULHO DE 2019




Videoconferência com a Ministra da Agricultura hoje as 10h

Foto: Divulgação

A videoconferência será transmitida no auditório

     

Convidamos todos os empregados para a Videoconferência com a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, que será realizada hoje , dia 05/07, as  10 horas (horário do MS) no Auditório da Unidade.

Participe você também

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 08:39 | 05 DE JULHO DE 2019




Mudança na data da Diálogos

Foto: Divulgação

Reunião foi cancelada hoje devido a videoconferência com Ministra

     

A Reunião Diálogos, agendada para ocorrer hoje a partir das 9h30, foi transferida para o dia 16/07 as 15h. A alteração se deu devido a realização de Videoconferência com a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, agendada pela sede, para logo mais as 10h (horário do MS). 

Estão todos convidados!

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 08:32 | 05 DE JULHO DE 2019




I Feira Agro tecnológica Pantanal Sul acontece neste final de semana em Corumbá

Foto: Raquel Brunelli

O Evento ocorrerá no Parque de Exposições

     

Com o objetivo principal de apresentar novas tecnologias a todos os produtores rurais do estado e de países vizinhos acontecerá, de 05 a 07 de julho, no Parque de Exposições Belmiro Maciel de Barros - Corumbá/MS , a “I Feira Agro Tecnológica Pantanal Sul”.

Segundo os organizadores, o evento será um ambiente propicio para realização de excelentes negócios e aquisição de conhecimentos. A feira contará com uma completa programação:  com palestras, cursos, torneio de laço e exposições nos segmentos da agricultura, ovinocultura, equinocultura, manejo, sustentabilidade, meio ambiente, manejo, implementos agrícolas, máquinas, entre outros. Além disso, o evento contará com Leilões, o tradicional Quebra torto pantaneiro, e muito mais.  

confira a matéria na integra: 

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/44626897/i-feira-agro-tecnologica-pantanal-sul-acontece-neste-final-de-semana-em-corumba

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 16:30 | 04 DE JULHO DE 2019




Vamos dialogar?

Foto: Divulgação

É amanhã as 9h30, participe!

     

Amanhã, dia 05/07 a partir das 9h30, temos um encontro marcado na 3ª reunião da série do ano 2019!

A reunião irá discutir a execução de despesa de janeiro a junho de 2019, o resultado de desempenho Institucional da unidade, temas, linhas e projetos de pesquisas da Unidade, além de uma apresentação sobre o  "FCO - Retenção de matrizes Crias no Pantanal".

Nos encontramos no auditório!

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 15:14 | 04 DE JULHO DE 2019




O Frio chegou, que tal participar da campanha de doação de agasalhos?

Foto: Raquel Brunelli

Traga aquela peça que você não usa mais para disponibilizar para quem precisa

     

Vamos aquecer um irmão necessitado? A Comissão Local de Clima Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) da Unidade iniciou a arrecadação de roupas e calçados para doação.  No início da semana foi colocada uma Caixa na recepção para o depósito dos donativos.

A campanha visa arrecadar agasalhos e calçados para serem doados àquelas pessoas mais necessitadas. Vamos ajudar! Uma forte frente fria se aproxima do Estado e o que você não usa em casa pode ser muito bem aproveitado por quem não tem.

A maior onda de frio de 2019 já está na Argentina

Preparem os casacos, pois uma grande e forte massa de ar frio de origem polar avança sobre o Brasil e deve chegar a Mato Grosso do Sul a partir de quinta-feira (04.07) trazendo chuva e derrubando as temperaturas em todo Estado.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na quinta, chove em todo estado exceto na região nordeste, e os termômetros registram mínima de 10°C. A previsão para sexta-feira (05.07) é de 8°C.

O monitoramento da Defesa Civil aponta que o frio chegará primeiro para as cidades da região sudeste, grande Dourados e região de fronteira. Porém, a partir de sexta deverá se espalhar por todo Estado, podendo registrar geadas e temperaturas próximas a 0° C.

Na Capital a probabilidade de chuva é de 90% na quarta-feira quando as temperaturas também começam a declinar. A mínima será registrada no sábado (06.07) com temperaturas de 4°C, conforme o Climatempo.

Em Corumbá, a mínima prevista no final de semana é de 6°C e a máxima é de 24°C.

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 14:45 | 03 DE JULHO DE 2019




Sexta feria tem reunião Diálogos

Foto: Divulgação

Esta será a terceira edição da reunião em 2019

     

Na próxima sexta-feira, dia 05/07 as 9h30, teremos a nossa 3ª reunião da série do ano 2019!

O encontro irá discutir a execução de despesa de janeiro a junho de 2019, o resultado de desempenho Institucional da unidade, temas, linhas e projetos de pesquisas da Unidade, além de uma apresentação sobre o  "FCO - Retenção de matrizes Crias no Pantanal".

Anote na sua agenda e participe!!!!

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 08:27 | 03 DE JULHO DE 2019




I Feira Agro tecnológica Pantanal Sul acontece neste final de semana em Corumbá

Foto: divulgação

De 05 a 07 de julho, no Parque de Exposições Belmiro Maciel de Barros

     

Com o objetivo principal de apresentar novas tecnologias a todos os produtores rurais do estado e de países vizinhos acontecerá, de 05 a 07 de julho, no Parque de Exposições Belmiro Maciel de Barros - Corumbá/MS , a “I Feira Agro Tecnológica Pantanal Sul”.

 

Segundo os organizadores, o evento será um ambiente propicio para realização de excelentes negócios e aquisição de conhecimentos. A feira contará com uma completa programação:  com palestras, cursos, torneio de laço e exposições nos segmentos da agricultura, ovinocultura, equinocultura, manejo, sustentabilidade, meio ambiente, manejo, implementos agrícolas, máquinas.

 confira a matéria e programação completa:

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/44626897/i-feira-agro-tecnologica-pantanal-sul-acontece-neste-final-de-semana-em-corumba

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 15:14 | 02 DE JULHO DE 2019




Sexta é dia de Feira!

Foto: Raquel Brunelli

Já passou na feirinha hoje?

     

Ummm, aproveitando o  clima de festa junina que tal garantir um milho verde, quiabo e cebolinha? Na feirinha de hoje tem! e mais: banana, maracujá, rucula, alface, nabo, alface, cenoura, e muito mais! Passa lá! 

 

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 09:34 | 28 DE JUNHO DE 2019




Chefe de TT representa Embrapa em evento da Fundect

Foto: divulgação

O encontro começa daqui a pouco no Auditório da Associação Comercial de Corumbá

     

O Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pantanal, Thiago Coppola, estará representando a Embrapa no evento realizado pela Fundect: “Encontro com empreendedores e pessoas que queiram inovar em Corumbá e região”, que será realizado hoje, dia 27 de junho, a partir das 18h, no Auditório da Associação Comercial de Corumbá, em Corumbá MS.

Segundo a organização do evento, os públicos alvos serão comerciantes, empresários, instituições de apoio ao comércio e indústria, universidades, órgãos públicos, e pessoas que tenham boas ideias e necessitem de incentivos para inovar.

Na ocasião, a diretoria científica da Fundect apresentará as experiências de 7 empresas de MS que participaram do Programa Tecnova, e divulgará novas oportunidades de financiamento e apoio a quem deseja impulsionar sua ideia ou seu negócio.

Participam do encontro, também, pesquisadores e empreendedores locais que irão compartilhar com os presentes como foram os seus processos de inovação. A ideia é promover uma roda de debates sobre as possibilidades de inovar e empreender na região do Pantanal.

Programa Centelha MS

O Programa Centelha MS será apresentado no evento, um programa que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. O programa irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso.

Em Mato Grosso do Sul, serão selecionadas por meio de edital, 28 empresas que receberão financiamentos de até 60 mil reais, totalizando mais de 1,5 milhão em investimentos.

A previsão para a abertura do edital é 10 de julho de 2019, todas as informações quanto ao processo seletivo serão abordadas durante o encontro.

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 17:24 | 27 DE JUNHO DE 2019




Empregados se reúnem para falar sobre felicidade

Foto: Raquel Brunelli

Atividade faz parte de uma série de ações programadas pelo SGP

     

Diversos funcionários da Unidade participaram na tarde de ontem, dia 26 de junho, de uma palestra sobre saúde e bem-estar, com ênfase no tema “Felicidade”, apresentada pela psicóloga Cristiane Ligier de Jesus Oliveira, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Corumbá.

Durante a apresentação, a psicóloga explicou que na atualidade tem sido verificado um aumento no número de casos de pessoas apresentando distúrbios mentais, tais como: como síndrome do pânico, depressão, entre outras. “O que ocorre é que tem se focado muito no trabalho, valorizando mais o material e deixando de lado os outros aspectos da vida, e as pessoas acabam se esquecendo de como ser feliz. Esta apresentação tem como principal objetivo despertar este redescobrimento interior, auto respeito, valorização da vida e dos pequenos detalhes do dia a dia. Por meio de conteúdos técnicos, músicas, vídeos e um papo descontraído, montei uma apresentação que visa tentar ajudar os participantes a terem um novo olhar sobre a vida, mais otimista, mais feliz. São pequenos e simples passos diários em busca de um bem-estar que podem auxiliar, e muito, na saúde mental e corporal de cada um de nós”, concluiu Cristiane.

Segundo Estela Hashinokuti, membro da equipe da Comissão Local de Clima Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), a palestra faz parte das ações do SGP em preparar os colaboradores que irão aderir ao PDI da Embrapa e possíveis desligamentos por aposentadoria.  Ela explica que o evento teve como objetivo despertar no público presente a busca pela felicidade em suas diversas formas: “Conscientizar que devemos ser felizes hoje”, explicou Estela. 

Além dos empregados da Unidade, estavam presentes na apresentação o coordenador do CEREST, Alexandre Vasconcelos Cavadas, e demais membros da equipe de Corumbá.

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 08:06 | 27 DE JUNHO DE 2019




Hoje é dia de falar sobre felicidade!

Foto: divulgação

Participe da palestra logo mais, as 14h, aqui na Unidade

     

Todos os empregados da Unidade estão convidados para participar hoje, as 14h, da palestra com a psicóloga Cristiane Ligier de Jesus Oliveira, do CEREST, que vai falar sobre Felicidade. Participe!!

Você sabia que:

Para Aristóteles, a felicidade pode ser atingida pela prática do bem;

Jesus Cristo defendeu o amor como o elemento fundamental para se atingir a harmonia em todos os níveis, inclusive no nível da felicidade individual. Sua doutrina ficou conhecida como cristianismo;

Maomé, no século VII, na Península Arábica, enfatizou a caridade e a esperança numa vida após a morte como elementos fundamentais para uma felicidade duradoura, eterna;

O filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau defendeu que o ser humano era, originalmente, feliz, mas que o advento da civilização havia destruído esse estado original de harmonia. Para se recuperar a felicidade original, a educação do ser humano deveria objetivar o retorno deste à sua simplicidade original. A felicidade e a busca por ela é primordial em nossas vidas por isso merece uma atenção especial de nós.

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 08:40 | 26 DE JUNHO DE 2019




Vamos falar sobre felicidade?

Foto: divulgação

Psicóloga do CEREST fará palestra na Unidade sobre o tema nesta quarta, dia 26

     

A Equipe da Comissão Local de Clima Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) da Embrapa Pantanal convidam todos os funcionários da Unidade à participarem nesta quarta-feira, 26 de junho, ás 14:00 no Auditório Águas do Pantanal, da palestra com a psicóloga Cristiane Ligier de Jesus Oliveira - CEREST

O que é felicidade?

Assim como na vida cotidiana encontramos diferentes definições para a felicidade, na filosofia também existem diferentes abordagens para o tema.

 Para Aristóteles, o mais proeminente dos filósofos metafísicos, a felicidade é o maior desejo dos seres humanos. Do seu ponto de vista, a melhor forma de conseguir ser feliz é através das virtudes. Cultive as boas virtudes e alcançará a felicidade.

Segundo Aristóteles, a felicidade é um estilo de vida: o ser humano precisa exercitar constantemente o melhor que tem dentro dele.

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 14:32 | 24 DE JUNHO DE 2019




O que é a gripe H1N1: sintomas, diagnóstico, vacina e tratamento

Foto: Divulgação

Saiba como evitar e combater o problema

     

Os sintomas de gripe H1N1 e da gripe comum são bastante similares. Por isso, as duas enfermidades normalmente são confundidas. Saber como distingui-las é essencial e pode fazer toda diferença ao buscar auxílio médico para iniciar o tratamento adequado no momento certo.

Segundo o Ministério da Saúde, a Influenza H1N1, popularmente conhecida como gripe suína, foi considerada a gripe com maior letalidade no país em 2018. Portanto, é preciso ter atenção e conhecimento para identificar essa doença.

Saiba mais

O H1N1 causa os mesmos sintomas das outras versões do vírus influenza: febre alta, mal-estar, dor de cabeça, espirros e tosse. A diferença estaria no risco de complicações.

“Ele é um pouco mais virulento. Ou seja, multiplica-se rapidamente no organismo e provoca mais casos graves em jovens, asmáticos e gestantes”, comenta Rosana Richtmann, infectologista do Instituto Emílio Ribas, de São Paulo.

O H1N1 integra o time dos vírus influenza tipo A, do qual o H3N2 também faz parte. Esse agente infeccioso, aliás, parece ser mais perigoso para os idosos.

A outra família de influenza, do tipo B, geralmente se manifesta de maneira mais branda, segundo Hélio Bacha, infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Os especialistas alertam, porém, que as diferenças de agressividade entre os subtipos da gripe são tênues, até porque dependem das constantes mutações que esses vírus sofrem. Em resumo, todos preocupam.

“Temos uma concepção de que o risco é maior quando se trata do H1N1, mas a gripe é uma ameaça sempre, principalmente quando há outras doenças presentes”, reforça Bacha. “Até o tipo B pode ser perigoso”, completa.

O que é diferente no H1N1

Basicamente, a estrutura do vírus, que possui algumas proteínas diferentes. Além disso, assim como todos os membros da família, o H1N1 sofre mutações frequentes – daí a necessidade de tomar a vacina anualmente, principalmente nas campanhas nacionais. O imunizante é atualizado de acordo com as variedades que estão circulando pelo mundo.

Em caso de suspeita, procure atendimento médico imediatamente e lembre-se de nunca utilizar medicamentos sem prescrição

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 14:06 | 12 DE JUNHO DE 2019




Divulgadas as Regras para Progressão Salarial (ano base 2018)

Foto: Divulgação

O comitê de progressão salarial por mérito da Unidade está a disposição para maiores esclarecimentos

     

Cenário 1: O Recurso recebido será suficiente para distribuir pelo menos uma referência para todos os empregados elegíveis:

a)    Para o agrupamento “Pesquisa e Desenvolvimento”, os empregados elegíveis (de acordo com os itens 8.1 e 8.2 da Norma) serão ranqueados em função da pontuação NFI da avaliação de desempenho individual dentro do agrupamento. Será atribuída 1 (uma) referência para cada empregado elegível. Havendo ainda recursos disponíveis, percorre-se a lista novamente atribuindo-se a segunda referência, até a mediana dos pesquisadores que receberam uma referência. Havendo ainda recursos disponíveis, percorre-se novamente a lista, atribuindo-se uma terceira referência até a mediana daqueles que receberam 2 (duas) referências.

b)    Caso ocorra alguma sobra, do agrupamento "Pesquisa e Desenvolvimento", que não seria suficiente para dar mais uma referência ao pesquisador que estaria na sequência da lista, esse valor será adicionado ao montante único do Apoio à Pesquisa.

c)    Todo os recursos dos demais agrupamentos (“Apoio à Pesquisa”) serão somados, tornando-se um montante único. As regras para a distribuição das referências são descritas a seguir:

d)    Para os, os empregados elegíveis (de acordo com os itens 8.1 e 8.2 da Norma) serão ranqueados em função da pontuação NFI da avaliação de desempenho individual, dentro dos seus respectivos agrupamentos.

e)    Será atribuída 1 (uma) referência para cada empregado elegível dentro do seu agrupamento. Dessa forma, todos os empregados elegíveis de todos os agrupamentos receberão 1 (uma) referência.

f)     Após a distribuição de 1 (uma) referência a todos os empregados elegíveis, e havendo recursos suficientes, haverá redistribuição, atribuindo a segunda referência para o empregado melhor pontuado de cada agrupamento (primeiro colocado de cada agrupamento), partindo-se do agrupamento que possua mais empregados até o agrupamento que possua menos empregados, enquanto houver recurso disponível.

Cenário 2: O Recurso recebido será insuficiente para distribuir pelo menos uma referência para todos os empregados elegíveis:

Neste caso deverá ser utilizado o recurso do próprio agrupamento para fazer a progressão, da seguinte maneira:

a)    Para o agrupamento “Pesquisa e Desenvolvimento” as regras permanecem as mesmas descritas para o Cenário.

b)     Para os demais agrupamentos (“Apoio à Pesquisa”), após o ranqueamento dos empregados elegíveis em função da pontuação NFI da avaliação de desempenho individual dentro dos seus respectivos agrupamentos, serão atribuídas 2 (duas) referências para os empregados melhor pontuados (primeiros colocados de cada agrupamento).

c)    Após a atribuição das 2 (duas) referências para os primeiros colocados de cada agrupamento, será atribuída 1 (uma) referência para os demais integrantes do agrupamento, até o limite do recurso disponível para o mesmo.

d)    A prioridade para distribuição das eventuais “sobras”, reunidas em montante único, será para aqueles agrupamentos pequenos em que, após atribuir 2 (duas) referências para o primeiro colocado, o recurso disponível não foi suficiente para atribuir 1 (uma) referência ao menos para o segundo colocado do agrupamento.

e)    Casos omissos serão solucionados pelo Colegiado de Chefes.

Critérios de desempate entre agrupamentos em qualquer situação:

Caso o término do recurso coincida com agrupamentos que tenham o mesmo número de empregados, o critério para decidir quem vai receber a próxima referência será:

a)    Maior tempo de serviço na Embrapa

b)    Maior idade

 

Esclarecimentos Gerais Embrapa Pantanal:

O Comitê de progressão salarial por mérito da Embrapa Pantanal – ano base 2018 (OS 032/2019 de 22/04/201) é formado por:

Presidente:  Jorge Lara 

Membros eleitos:  Antonio Arantes , Igor Peres  e Waldely Almeida 

Membros indicados: Ana Helena, Regina Rachel  e Milena Ferri

As ações do comitê são baseadas na Norma 037.009.003.009, publicada no BCA nº 36, de 16/8/2017

Próximas etapas:

Conferir os inelegíveis (NFI <2,44 - âmbito local e inelegibilidade pelas demais condições normativas: contrato suspenso, 05 faltas injustificadas, afastamento por licença médica acima de 90 dias, recebimento de censura ética, advertência por escrito ou suspensão disciplinar, tenha interrompido ou deixado de concluir curso de pós-graduação ou capacitação cientista visitante sem justificativa aceita pela Embrapa, tenha permanecido em curso de pós-graduação por mais de 90 dias na modalidade integral);

- Aguardar a liberação do recurso para Unidade para aplicar as regras definidas;

- Chefia-geral realiza a Homologação da progressão salarial por mérito da Unidade;

- Comitê encaminha o resultado homologado ao GGP;

- Comunicar individualmente e por escrito, o resultado da progressão salarial por mérito aos empregados contemplados e não contemplados no processo.

- Pagamento das novas referências ocorrerá na folha de pagamento de julho/2018.

- O Comitê de progressão salarial por mérito da Embrapa Pantanal se coloca a disposição para maiores esclarecimentos. 

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 14:47 | 11 DE JUNHO DE 2019




Começou! o 2º Seminário sobre PNAE e Feira da Agricultura Familiar

Foto: Rosilene Gutierrez

Auditório Águas do Pantanal

     

Desde o dia 28 de maio acontece em Corumbá a 15ª Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos do Pantanal.

Nesta sexta-feira, 31 de maio, acontecem no Auditório Águas do Pantanal, o 2º Seminário sobre PNAE e Feira da Agricultura Familiar, com a presença de autoridades, instituições, pesquisadores, estudantes e agricultores familiares de Corumbá e Ladário, seguido de uma apresentação cultural.

Estão sendo comercializados produtos produzidos em nossa região, no estacionamento da Unidade.

 Participe!

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 10:30 | 31 DE MAIO DE 2019




Convite sobre PNAE e Feira da Agricultura Familiar de Corumbá e Ladário

Foto: Divulgação

Convite

          


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 18:47 | 30 DE MAIO DE 2019




Amanhã tem feira!

Foto: Rosilene Gutierrez

Agricultores do Grupo Bem Estar

     

Nesta sexta-feira, 31 de maio, a Embrapa Pantanal sediará o 2º Seminário sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e contará também com a tradicional Feira da Agricultura Familiar, no saguão da Unidade.

O evento é uma continuidade da 15ª Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos do Pantanal.

Prestigiem!

 

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 16:40 | 30 DE MAIO DE 2019




Embrapa Pantanal está presente na feira temática Campo Grande Expo 2019

Foto: Campo Grande Expo

Imagem da feira temática Campo Grande Expo 2019

     

A Embrapa Pantanal está presente na feira temática Campo Grande Expo 2019, na capital sul mato-grossense, desde o último dia 28. 

A Feira apresenta uma de programação diversificada: uma série de palestras, treinamentos, capacitações, cursos, workshops, seminários, oficinas e atendimentos institucionais. O evento segue até o dia 1º de junho. 

A Unidade mantém, durante todo o evento, um estande e uma Unidade Demonstrativa de moringa, onde o pesquisador Frederico Lisita e o técnico Marcos Tadeu apresentam ao público o uso da moringa como alternativa na alimentação animal.

No último dia da feira, 1º de junho, o Pantaneiro será homenageado. Para a data, os pesquisadores Juliana Correa Borges e Eriklis Nogueira apresentarão o seminário "Criação de Bezerros de Qualidade no Pantanal e Manejo Nutricional", onde apresentarão resultados do projeto +Cria. O seminário será oferecido em dois horários, às 8 e às 14 horas.

O Chefe Geral da Unidade, Jorge Lara, e o Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologias, Thiago Coppola, também participam do evento.

 

Saiba mais no link

https://www.campograndeexpo.com.br/a-feira

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 10:34 | 30 DE MAIO DE 2019




Segue a Vacinação contra Influenza acontece na Embrapa Pantanal hoje, a partir das 10h

Foto: Ministério da Saúde

Atenção para a Vacina!

     

A Comissão Local de Clima Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho informa que nesta quarta-feira, a partir das 10h na sala do Médico do Trabalho da Embrapa Pantanal acontecerá vacinação contra Influenza para todos os empregados maiores de 60 anos, aos que se enquadram nos grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A vacina não será extensiva aos familiares.

Essa é a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, promovida pelo Ministério da Saúde. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde. Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 07:21 | 29 DE MAIO DE 2019




Saúde da Mulher: muito além das idas ao ginecologista

Foto: Casembrapa

Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher

     

As mulheres costumam cuidar de todos ao seu redor. Sempre atentas ao que ocorre à sua volta, ficam de olho na saúde dos filhos, dos pais, marido e por vezes esquecem de olhar para elas mesmas. Companheiras, mães, filhas, netas, as mulheres ocupam um espaço cada vez maior na sociedade e durante toda essa mudança cultural começam a acumular ainda mais funções. Neste 28 de maio, quando celebramos o “Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher”, vale lembrá-las sobre a importância de se cuidar da própria saúde e do seu bem-estar.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apesar das visitas regulares ao ginecologista, as mulheres devem se preocupar também com a saúde como um todo e fazer um check-up geral periodicamente. As doenças que mais afetam a população feminina são as cardíacas, depois as respiratórias e em seguida as pulmonares, diz a OMS. O câncer de mama, cuja prevenção é sempre tema de campanhas, aparece em 10º lugar na lista, atrás de males como diabetes, hipertensão e complicações por parto prematuro.

As mulheres devem procurar um atendimento multiprofissional em todas as etapas da vida. A ginecologista Ana Carolina Deserto indica exames regulares nas várias áreas da medicina, para se ter um diagnóstico geral da saúde. “Ter um estilo de vida saudável e o mais equilibrado possível é o primeiro passo para prevenir problemas de saúde. E fazer consultas médicas preventivas regulares com periodicidade ajustada de acordo com a sua necessidade.”

Para a nutricionista Sabrinna Licassali Cezar, o ideal para que elas tenham uma vida mais tranquila é unir as idas regulares ao médico com a manutenção de um estilo de vida equilibrado. “Precisamos cuidar de nós mesmas, manter uma alimentação saudável e praticar alguma atividade física.”

Sabrinna afirma que é necessário uma boa relação com os alimentos. Segundo ela, a prática de exercícios físicos melhora o metabolismo. A nutricionista dá cinco dicas para que a mulher mantenha a vida mais saudável. “A base do sucesso é o equilíbrio”, diz.

Dicas de saúde para a mulher:

1 – Tenha um tempo para você

Faça atividades que lhe deem prazer. Pode ser meditação ou aquele curso que te faça sentir-se bem.

2 – Busque um estilo de vida equilibrado
Consuma bastante água, alimente-se de forma equilibrada (privilegiando todos os grupos alimentares e evitando excesso de sal, gordura e açúcar). 
Pratique atividades físicas regularmente. 
Aprecie a vida e os momentos com a família e amigos. 
Evite o cigarro e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

3 – Cuide do seu coração
As doenças cardíacas são as que mais afetam a população feminina, por isso visitar um cardiologista periodicamente é o ideal para se proteger.

4 – Durma bem
Dormir entre 7 e 8 horas por noite. Esse período é essencial para a manutenção do seu corpo.

5 – Previna-se
A prevenção é o melhor caminho para uma vida plena. Faça visitas regulares a um profissional de saúde, realize exames preventivos e fique de olho como anda sua saúde ginecológica, neurológica e cardíaca, entre outras.

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 16:22 | 28 DE MAIO DE 2019




Atenção! Para os que encomendaram a vacina contra a gripe do SESI, somente hoje até as 16h

Foto: divulgação

SGP informa

     

Todos os que encomendaram a vacina da gripe

O SGP informa que a vacinação vai até às 16h desta terça-feira, no SESI.

Compareça com o documento de identificação e a carteira de vacinação. O menor de idade deverá estar acompanhado por um responsável.

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 15:00 | 28 DE MAIO DE 2019




15ª Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos - Pantanal

Foto: Divulgação

Programação do evento

     

Hoje começa a 15ª Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos - Pantanal. O evento acontecerá até 01 de junho e vem com o seguinte tema:  QUALIDADE E SAÚDE: do plantio ao prato. Participe!

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 07:49 | 28 DE MAIO DE 2019




Embrapa passa a ter novo sistema de eventos

Foto: Divulgação

Lançamento está previsto para o próximo dia 23

     

Você já conhece o AGE - Sistema de Apoio à Gestão de Eventos da Embrapa? Ele deve substituir o Sieve a partir do dia 23 de maio. A ferramenta foi desenvolvida para facilitar o planejamento e a organização dos eventos da empresa. Para entender as principais mudanças, acesse a página especial do AGE na Intranet da Embrapa:

https://www.embrapa.br/group/intranet/age

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 18:11 | 17 DE MAIO DE 2019




Dupla de Sebastiões

Foto: Nicoli Dichoff

Sebastião conheceu Barbosa na Embrapa Pantanal

     

"Nós vamos acabar sendo parentes!", disse Sebastião Barbosa para Sebastião Barbosa. O presidente da Embrapa, em visita às instalações da unidade, foi apresentado ao seu xará pantaneiro ao passar pelo laboratório central. A fala sobre o parentesco foi dita pelo nosso Sebastião enquanto contava sobre os parabéns que recebeu ao se tornar "presidente da Embrapa". Já o presidente (o de verdade, dessa vez) contou que por pouco não teve "Quirino" registrado como nome do meio, mas o esquecimento do amigo da família que o registrou fez com que ele se chamasse apenas Sebastião Barbosa. No fim das contas, os nomes ficaram iguaizinhos. "E não vou mudar!", falou, rindo, o Sebastião pantaneiro.

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 12:23 | 17 DE MAIO DE 2019




Presidente conversa com embrapianos pantaneiros

Foto: Nicoli Dichoff

Sebastião Barbosa se reuniu com empregados da unidade

     

Sebastião Barbosa, presidente da Embrapa, esteve na nossa unidade de pesquisa na quarta e quinta-feira desta semana, dias 15 e 16. Durante a visita, ele conversou com representantes da SSPantanal do SINPAF, parceiros externos, membros da imensa, equipe gestora e empregados.  Com a equipe da unidade, o diálogo aconteceu na manhã de ontem em uma reunião no auditório Águas do Pantanal.

"Sempre ouvi falar muito bem dessa unidade, é uma unidade muito referenciada", disse Sebastião. Na ocasião, ele falou à equipe sobre seus principais objetivos enquanto presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. "Eu tenho alguns objetivos dos quais não posso abrir mão. Um deles é garantir,  principalmente para as novas gerações, um ambiente muito saudável e livre para que elas manifestem suas ideias e contribuam para o desenvolvimento do país", explicou. "O outro é descentralizar as decisões da empresa. A Embrapa acontece nas UDs. Nós, na sede, temos um trabalho importante, mas precisamos facilitar também o trabalho nas unidades. Temos que atuar de maneira conjunta".

O presidente abordou, ainda, a importância da "desburocratização" da empresa e as expectativas em relação ao projeto Conecta, que deve substituir vários sistemas usados na Embrapa com a finalidade de simplificar o trabalho e, assim, permitir que os empregados ganhem mais tempo para atuar em áreas e iniciativas relevantes para a empresa.

Entre os assuntos levantados pelos participantes estiveram questões como o processo de reestruturação. Sebastião esclareceu que as ações para reestruturação estão sendo analisadas neste momento para verificar quais delas deverão ser mantidas ou não. Também foi questionada a participação dos empregados e do sindicato no processo de análise da figura jurídica da Embrapa. O presidente, então, disse que a contratação da empresa que faria esse trabalho ainda está no início, a pedido da ministra Teresa Cristina, que busca uma análise externa para avaliar a empresa.

Mais uma questão levantada na reunião disse respeito à construção de parques tecnológicos, sobre os quais Sebastião afirmou que a necessidade prioritária da Embrapa, neste momento, é reforçar a equipe. Ele também falou sobre a possibilidade de aumentar o quadro de parceiros por meio da atuação conjunta com instituições e fundações. Por fim, o uso de sistemas pela empresa foi abordado no encontro, bem como a inclusão de atividades de pesquisa e TT - como aquelas executadas no âmbito da agroecologia - nesse contexto. O presidente destacou a relevância de se relatar todas as atividades da Embrapa nos sistemas que as registram para que isso possa ser contabilizado na avaliação pessoal dos empregados e da empresa como um todo.

"A unidade de vocês é muito diferenciada", refletiu. "Esse ecossistema é tão bioverso que pode se tornar muito frágil se não tomarmos os devidos cuidados. Ainda assim, o componente mais importante do meio ambiente é o homem que ali vive, que precisa ter dignidade e gerar sustento para ele e para sua família. Precisamos ter investimento nas instalações e renovação de quadros para isso, mas também temos que buscar maneiras de não depender muito do Governo Federal e do Tesouro Nacional em um futuro muito próximo. A gente tem que trabalhar em equipe e buscar o recurso onde ele estiver", finalizou.

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 12:14 | 17 DE MAIO DE 2019




Sebastião Barbosa visita unidades do MS

Foto: Nicoli Dichoff

Confira a matéria publicada no Todos.com

     

Nesta quarta-feira (15), o presidente Sebastião Barbosa chegou à Embrapa Pantanal para uma visita de dois dias. Ele se reuniu com a equipe gestora, que fez ao presidente uma apresentação exibindo um panorama da atuação da unidade nos últimos dois anos, e depois encontrou representantes de parceiros externos da nossa unidade de pesquisa para um diálogo sobre gargalos e potenciais da região pantaneira.

Durante o encontro, Sebastião ressaltou a importância de se aliar a pesquisa às necessidades reais do público externo, sugerindo o estabelecimento de novas parcerias para viabilizar esse trabalho. "A medida do trabalho da Embrapa está na resposta dos nossos parceiros. A sociedade investe nos recursos da Embrapa e a gente precisa atender às suas demandas". Ele também destacou o trabalho realizado junto a países como a Bolívia. "É muito importante que a comunidade aqui do Pantanal e região se beneficie pelo conhecimento gerado pela Embrapa".

Ele destacou também os vários aspectos que compõem o ambiente e a sociedade pantaneira. "Ficou claro, na apresentação feita pelo chefe-geral, que enquanto temos aqui a agricultura orgânica, temos também as grandes explorações como a produção de bezerros". Segundo o chefe-geral da Embrapa Pantanal, Jorge Lara, as particularidades do bioma exigem que o trabalho da Empresa também seja diversificado. "O Pantanal só pode existir na congruência. Poucos locais têm tanta relação com a definição de sustentabilidade quanto o bioma", disse no encontro.

Parcerias

Ao relatar como o trabalho da Embrapa tem efeito sobre a vida de agricultores familiares locais, o professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Edgar Costa, destacou como o suporte da Empresa permitiu que grupos de pequenos produtores atuassem mais fortemente na dinâmica de abastecimento alimentar de Corumbá e Ladário, MS. "Quem abastecia as feiras livres de Corumbá era a agricultura urbana. Hoje, das 8 hortas urbanas que existiam, só há duas. A produção foi para os assentamentos de Corumbá quando a ciência comprovou para os agricultores que é possível produzir com água salobra".

Ao mesmo tempo, o presidente do Movimento Nacional dos Produtores, Rafael Gratão, falou de sua experiência com a inclusão de tecnologia na produção pecuária local. "O Pantanal é o celeiro do bezerro. Para isso, o trabalho da Embrapa é fundamental. Divulgar esse trabalho é melhorar a produtividade do produtor rural". Para Marcelo Freire de Paula, gerente-geral da unidade do Banco do Brasil em Corumbá, a questão é como aumentar a produtividade sem ampliar necessariamente a área em uso, mantendo os 83% de conservação existentes no bioma e reduzindo impactos ambientais. "Temos linhas de crédito muito atrativas que podem ajudar bastante. O mais difícil é fazer o que a Embrapa e a Universidade Federal do estado estão fazendo: criar um espírito de associativismo entre os atores do sistema."

O diretor de Relações Institucionais do Instituto Homem Pantaneiro, Angelo Rabelo, discutiu como produtividade e conservação podem não só andar juntas, mas potencializar uma a outra em sistemas lucrativos e sustentáveis. "Entender de biologia do jacaré nos permite ser hoje o maior produtor de carne e de couro da espécie do mundo graças ao conhecimento gerado pela Embrapa. Podemos incorporar, dentro do conceito de produção, a produção da natureza. Mantemos no Pantanal algo que se tornou um ativo, que é justamente a vida selvagem. O que nós temos de oportunidade aqui é fascinante", disse.

Nesta sexta-feira, o presidente seguiu viagem para Campo Grande, onde visita a Embrapa Gado de Corte.

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 11:47 | 17 DE MAIO DE 2019




Sindicato oferece curso de formação

Foto: Divulgação

Capacitação é requerida para participar de outros módulos

     

Neste fim de semana, dias 18 e 19 de maio, a Seção Sindical Pantanal do SINPAF oferece gratuitamente o Curso de Formação Sindical "Como Funciona a Sociedade I". O curso é requisito para a participação nos outros módulos do programa de formação sindical. As aulas serão oferecidas das 8h00 às 18h00 no Instituto Federal do Mato Grosso do Sul – IFMS, rua Pedro de Medeiros, s/n, no bairro Popular Velha em Corumbá. As inscrições devem ser feitas previamente pelo e-mail: cursosindicalsspantanal@gmail.com . Para mais informações, por favor, procure os representantes Alberto Feiden ou João Batista.

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 18:11 | 16 DE MAIO DE 2019




Centro de pesquisa agroflorestal abre vagas para consultores

Foto: Divulgação

As inscrições vão até esta sexta, dia 17

     

O Centro Internacional de Pesquisa Agroflorestal - ICRAF Brasil abre processo seletivo para consultores. As inscrições podem ser feitas até este dia 17 de maio, sexta-feira. São três vagas:
 
1. Consultoria "Tipologia e Desempenho Biofísico em Sistemas Agroflorestais";
2. Consultoria "Meios de Vida e Gênero em Sistemas Agroflorestais";
3. Consultoria "Cadeias de Valor e Modelo de Negócios  em Sistemas Agroflorestais".
 
O nome Centro Internacional de Pesquisa Agroflorestal (ICRAF) é tradução do nome original em inglês da instituição, World Agroforestry. O centro atua como parceiro da Embrapa e possui escritório na Embrapa Amazônia Oriental, em Belém do Pará. O portifólio de atividades da instituição pode ser acessado no link https://www.icrafbrasil.org/anuncio.
 
Acesse www.icrafbrasil.org/anuncio e confira todos os detalhes nos termos de referências.
     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 18:06 | 16 DE MAIO DE 2019




A reunião com o presidente já vai começar!

Foto: Nicoli Dichoff

Estamos no auditório :)

     

O presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, está no auditório Águas do Pantanal para uma reunião com os empregados da unidade. Vamos conversar?

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 10:07 | 16 DE MAIO DE 2019




Confira a agenda da visita do presidente

Foto: Embrapa

Reunião geral com empregados acontece na manhã desta quinta-feira

     

Nesta quarta-feira, o presidente da Embrapa Sebastião Barbosa chega a Corumbá para visitar a Embrapa Pantanal. Na ocasião, ele irá conversar com a equipe da unidade, gestão, parceiros e representantes do SINPAF. Confira a programação prevista até amanhã:

Dia 15, quarta-feira

15h: chegada a Corumbá
15h15 - 16h15: reunião com as chefias
16h30 - 17h30: reunião com parceiros externos

Dia 16, quinta-feira

07h30 - 08h30: reunião com supervisores
08h30 - 09h15: visita à unidade
09h15 - 09h45: coletiva de imprensa
10h - 11h: reunião geral com os empregados
11h - 11h30: reunião com membros da SSPantanal - SINPAF
11h30 - 12h30: almoço
13h: retorno a Campo Grande

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 09:07 | 15 DE MAIO DE 2019




Você sabe o que é PLS? Ele propõe algumas inovações e uma delas é o local de coleta de pilhas

Foto: Raquel Brunelli

Atenção: descarte de pilhas mudou de lugar!

     

Para tornar a coleta mais eficiente, o descarte de pilhas mudou de recipiente e de lugar. Agora um cesto menor, preto, foi colocado à disposição dos empregados para o descarte correto desses materiais, próximo ao bebedouro na saída dos laboratórios. A ideia e sua execução foram possíveis graças à contribuição do Marcos Saldivar e apoio do Emerson Souza: “Havíamos feito uma alteração na forma de coleta das pilhas, porém essa mudança não teve o resultado esperado, então o colega Marcos Saldivar deu sua contribuição, e além de sugerir também implementou a mudança, e após conversarmos com o colega Emerson, responsável pela coleta das pilhas a alteração foi aprovada”, explica Rosângela Prado, responsável pela execução do “Plano de Logística e Sustentabilidade – PLS” da Embrapa Pantanal.

Esta é uma das ações de adequação que está sendo implantada na Unidade pela Comissão do “Plano de Logística Sustentável da Embrapa – PLS”. Rosângela Prado explica que esta e outras futuras ações visam atender a Instrução Normativa Nº 10 de 12 de novembro de 2012, que estabelece regras para elaboração do PLS, de que trata o art. 16 do Decreto nº 7.746, de 5 de junho de 2012.

E o que é realmente o PLS?

De acordo com o Documento Orientador da Embrapa “O Plano de Logística Sustentável – PLS” é uma ferramenta de planejamento com objetivos e responsabilidades definidas, em que são identificadas ações, metas, prazos e forma de monitoramento e avaliação, possibilitando o estabelecimento e acompanhamento de práticas administrativas sustentáveis e racionalização de gastos e processos.

Os temas tratados no PLS da Embrapa são: material de consumo - compreendendo pelo menos papel para impressão, copos descartáveis e cartuchos para impressão; energia elétrica; água e esgoto; coleta seletiva (papel/papelão, plástico, metal, vidro, orgânico, comum, pilhas/baterias, cartuchos/tonner, etc); QVT; compras e contratações sustentáveis (obras, equipamentos, serviços de vigilância, limpeza, telefonia, processamento de dados, apoio administrativo e manutenção predial, manutenção de veículos, combustível e deslocamento de pessoal (todos os meios de transporte); com foco na redução de gastos com emissões de poluentes.

“Para fazer o PLS precisamos de várias informações fornecidas mensalmente, por pessoas de vários setores, e é necessário que todos saibam que o assunto é importante e que as informações devem ser repassadas dentro do prazo e que sejam fidedignas, para evitarmos problemas em caso de fiscalização pela auditoria. As informações são colocadas em uma planilha que é disponibilizada nas nuvens, e isso é um item que conta na avaliação, e seremos penalizados se não inserirmos a tabela mensalmente. Em janeiro então, um relatório é elaborado com as informações fornecidas. O PLS é um item de avaliação da Unidade, e depois de avaliado e revisado ele é enviado para o Ministério do Planejamento”, conclui Rosangela.

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 13:55 | 14 DE MAIO DE 2019




APA Baía Negra é tema de documentário

Foto: Divulgação

Moradores da região são os personagens principais

     

Nesta semana estreia em Corumbá o filme "Baía Negra: Vidas do Pantanal", de Marco Carvalho. Amanhã, dia 15, o documentário será exibido para os protagonistas do filme, os moradores da APA Baía Negra. No dia 16 e 17, sempre às 19h, a exibição será aberta ao público. Na quinta-feira, ela acontece na casa do dr. Gabi - rua Cuiabá, 1.181, Centro. Na sexta, no Sesc Corumbá - rua 13 de junho, 1703, Centro. Vamos? :)

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 10:14 | 14 DE MAIO DE 2019




Pesquisas do + Cria e sêmen refrigerado serão tema de palestras em congresso brasileiro

Foto: Raquel Brunelli

Mais inforamções no no site: http://cbra.org.br/eventos/

     

Durante o “XXIII Congresso Brasileiro de Reprodução Animal”, que ocorrerá no Centro de Eventos da FAURGS -  em Gramado/ RS, de 15 a 17 de maio de 2019, a pesquisadora da Embrapa Pantanal Juliana Corrêa Borges apresentará duas palestras. A primeira “Uso de sêmen refrigerado bovino: quebrando paradigmas” no dia 15 às 14h20, durante o Mini Simpósio 1: Reprodução de Bovinos I e a segunda “Projeto Mais Precoce: aumentar a produção e qualidade dos bezerros”, no dia 16 às 13h30, durante o “Mini Simpósio 7: Reprodução de Bovinos II.

Realizado pelo Colégio Brasileiro de Reprodução Animal, o evento é uma referência na área de reprodução animal e este ano irá reunir alguns dos maiores especialistas da área: sendo 45 palestrantes nacionais, de quase todos os Estados do Brasil, e também pesquisadores estrangeiros, que apresentarão temas relacionados aos últimos avanços científicos e tecnológicos de interesse da reprodução animal: bovinos, suínos, cães e gatos, equinos, animais silvestres, entre outros.

noticia completa no link:

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/43222917/pesquisas-do--cria-e-semen-refrigerado-serao-tema-de-palestras-em-congresso-brasileiro

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 09:39 | 13 DE MAIO DE 2019




Pesquisas do + Cria e sêmen refrigerado serão tema de palestras em congresso brasileiro

Foto: Raquel Brunelli

Mais inforamções no no site: http://cbra.org.br/eventos/

     

Durante o “XXIII Congresso Brasileiro de Reprodução Animal”, que ocorrerá no Centro de Eventos da FAURGS -  em Gramado/ RS, de 15 a 17 de maio de 2019, a pesquisadora da Embrapa Pantanal Juliana Corrêa Borges apresentará duas palestras. A primeira “Uso de sêmen refrigerado bovino: quebrando paradigmas” no dia 15 às 14h20, durante o Mini Simpósio 1: Reprodução de Bovinos I e a segunda “Projeto Mais Precoce: aumentar a produção e qualidade dos bezerros”, no dia 16 às 13h30, durante o “Mini Simpósio 7: Reprodução de Bovinos II.

Realizado pelo Colégio Brasileiro de Reprodução Animal, o evento é uma referência na área de reprodução animal e este ano irá reunir alguns dos maiores especialistas da área: sendo 45 palestrantes nacionais, de quase todos os Estados do Brasil, e também pesquisadores estrangeiros, que apresentarão temas relacionados aos últimos avanços científicos e tecnológicos de interesse da reprodução animal: bovinos, suínos, cães e gatos, equinos, animais silvestres, entre outros.

noticia completa no link:

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/43222917/pesquisas-do--cria-e-semen-refrigerado-serao-tema-de-palestras-em-congresso-brasileiro

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 09:39 | 13 DE MAIO DE 2019




Mamães confraternizam na Unidade

Foto: Raquel Brunelli

Momento de celebrar o dia dessas mulheres maravilhosas!!

     

Afim de celebrar o dia das mães com as mulheres da Unidade, a equipe do a Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) convidou as colegas para realizção de uma foto e entrega de lembranças, alusiva a data que será comemorada no Domingo. Elas se reuniram na tarde de hoje, as 15h, em frente ao painel, feito especialmente para a data, instalado na recepção da Unidade.

Felicidades para as mamães! Desejamos a todas um ótimo final de semana junto aos seus filhos e filhas! 

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 16:13 | 10 DE MAIO DE 2019




Ainda dá tempo de aproveitar a feirinha!

Foto: Raquel Brunelli

Hora da famosa xepa da feira

     

Você já passou na Feira de proutos em transição agroecológica hoje? Ainda dá tempo de aproveitar, corre lá e garanta sua saladinha do final de semana! Ainda tem mel, mamão, maracujá, cebolinha, abóbora, abobrinha, etc. Tudo fresquindo!

 

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 10:19 | 10 DE MAIO DE 2019




Mais Cultura promove espetáculo e workshop de dança hoje em Corumbá

Foto: Divulgação

Apresentação será as 20h no anfiteatro Salomão Baruki

     

Durante os meses de maio e junho, o Programa Mais Cultura leva aos câmpus o espetáculo de dança Términus. Coreografado por Juliano Pedrosa, diretor da Luminis Cia de Dança, foi inspirado em situações vividas pelos bailarinos, transformadas e traduzidas para histórias sobre personagens fictícios.

De acordo com o coordenador de Cultura e Esporte da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Junior Vagner Pereira da Silva, o objetivo é promover a democratização do acesso à cultura, em especial aos elementos estéticos e expressivos que compõem a dança.

Sinopse – O espetáculo conta histórias concretas, mas que podem ser interpretadas e levadas à experiência de cada um que o vê. Seguindo um grupo de pessoas em seus encontros e desencontros, o espetáculo flui pelas coreografias com uma proposta rítmica e cênica, concreta mas ainda abstrata, retratando as dores, prazeres, encontros e desencontros, descobertas e términos de um grupo de pessoas interconectadas pelos caminhos e curvas da vida. Elas amarão, odiarão, se afastarão e se reencontrarão em um retrato das passagens e revoluções muito pessoais que acometem a todos.

Términus é, acima de tudo, um espetáculo sobre pessoas. Sobre algumas pessoas, em uma reflexão de todas as pessoas. Sobre o pessoal, em reflexão do global. Sobre coisas íntimas e poderosas, mas com as quais qualquer um pode se identificar mesmo em parte. É sobre dor e perda, e o que pode ou não vir de bom disso. É sobre a jornada humana.

Workshop – Além do espetáculo, será realizado também um workshop sobre dança de salão. “Queremos com o workshop capacitar servidores e acadêmicos que têm interesse em fomentar a dança nos câmpus, via propostas a editais, bem como promover uma maior socialização motivar o envolvimento universitário com práticas culturais”, explica Junior. O workshop também é aberto à participação da comunidade externa, especialmente aos profissionais de dança locais que tenham interesse em participar dessa capacitação.

As apresentações e o workshop são gratuitos. 

 

Serviço:

 

Data: 10 de maio – campus de Corumbá

Horário: 20h (apresentação e workshop)
Local: Anfiteatro Salomão Baruki

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 09:36 | 10 DE MAIO DE 2019




Já entregou o relatório de atividades?

Foto: Divulgação

Prazo termina nesta sexta-feira

     

Esta sexta, dia 10, é o último dia para entregar o seu relatório de atividades quadrimestral ao supervisor imediato. Ele descreve o trabalho que você realizou nos últimos quatro meses na Embrapa Pantanal. Ao recebê-lo, o supervisor deve então oferecer um retorno ao empregado sobre a execução das suas atribuições. Depois, ambos deverão assinar um pequeno formulário comprovando a entrega e o retorno do relatório, encaminhando os documentos ao SGP.

Os documentos podem ser baixados pelos links abaixo:

Modelo de relatório de atividades

https://www.embrapa.br/documents/1354999/1529097/modelo+de+Relat%C3%B3rio+de+Atividades.doc/19327796-d5d3-c538-c870-8170d0217597

Formulário de comprovante de acompanhamento

https://www.embrapa.br/documents/1354999/1529097/Formul%C3%A1rio+de+Comprovante+de+Acompanhamento+das+atividades+-++Embrapa+Pantanal+-+Ano+Base+2019+%281%29.docx/ec19c9bc-3829-95a9-7f45-d3ef37af06fe

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 18:17 | 09 DE MAIO DE 2019




Feliz Dia das Mães!

Foto: Estela Hashinokuti

Vamos fazer uma foto juntas?

     

Em comemoração ao dia das mães, a Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), com o apoio de Rosilene Gutierrez e Beto Pellegrin, instalaram no saguão da unidade um painel com fotos das mães da Embrapa Pantanal e da Brilhar. Nesta sexta, às 15h, todas estão convidadas a se reunir para uma foto em conjunto e para receber brindes pelo dia que comemora sua maternidade! Feliz dia para as mães que também são cientistas, assistentes, analistas, técnicas, profissionais em geral, amigas, companheiras e indispensáveis para a vida de tantos filhos e filhas.  

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 18:08 | 09 DE MAIO DE 2019




Embrapa Pantanal recebe visita de presidente da Embrapa

Foto: Divulgação

Sebastião Barbosa irá conversar com os empregados na manhã da próxima quinta-feira

     

No dia 16 de maio, quinta-feira, os empregados da unidade estão convidados a participar de uma reunião geral com o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, Sebastião Barbosa. O encontro acontecerá às 09h no auditório Águas do Pantanal em um espaço aberto para o diálogo entre a equipe da Embrapa Pantanal e o presidente. Anote na agenda e participe!

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 12:17 | 08 DE MAIO DE 2019




Vamos falar sobre aposentadoria?

Foto: Divulgação

Palestras discutem a atualização da proposta de reforma da Previdência e a preparação para o PDI

     

Nesta segunda-feira, dia 06, às 14h, a Seção Sindical Pantanal do SINPAF convida a equipe a participar de uma roda de palestras e debates sobre as recentes atualizações na proposta de alteração do sistema de seguridade e previdência social, bem como sobre os impactos dessas mudanças em relação àqueles que pretendem aderir ao Plano de Desligamento Incentivado (PDI) da Embrapa. O auditório da unidade vai receber a participação de uma advogada da Embrapa para tirar dúvidas. Participe!

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 14:59 | 03 DE MAIO DE 2019




Tem feira hoje!

Foto: Nicoli Dichoff

Tudo fresquinho :)

     

Já deu uma passadinha na feira de produtos em transição agroecológica hoje de manhã? Nessa sexta tem maracujás lindíssimos, abóboras, bananas e folhas verdinhas, tudo sem nenhum aditivo químico para a salada de hoje. Ainda dá tempo de conferir ;)

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 10:22 | 03 DE MAIO DE 2019




Embrapa atende Marinha do Brasil

Foto: Nicoli Dichoff

Na foto, Antonio Arantes conversa com os militares

     

Nesta semana recebemos no auditório da unidade os militares do Curso Expedito de Operações no Pantanal 2019, nosso conhecido Jacarezinho, para mais uma rodada de palestras capacitando o grupo em assuntos relacionados à sobrevivência na região pantaneira, como flora e fauna locais, características do bioma e outros temas. Cerca de 20 integrantes do grupamento de fuzileiros navais de Ladário participaram das palestras. 

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 20:04 | 02 DE MAIO DE 2019




Árvores plantadas com um clique

Foto: Divulgação

Buscas na ferramenta Ecosia viabilizam o plantio de árvores

     

Com um mecanismo de busca muito similar ao do Google, a ferramenta alemã Ecosia usa a renda gerada por anúncios mostrados nas buscas feitas por meio do portal para plantar árvores. Desde 2009 até hoje, mais de 56 milhões já foram plantadas, levando em média 1.1 segundo para atingir o valor necessário por árvore. De acordo com dados da ferramenta, ela possui cerca de 7 milhões de usuários. Mais de 9 milhões de euros foram investidos nos plantios até o momento, 0,2 euros por árvore. 

Você já conhecia? Quem tiver interesse pode acessar o Ecosia no link https://www.ecosia.org/ :)

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 18:51 | 02 DE MAIO DE 2019




Ovino Pantaneiro é tema de Simpósio no MS

Foto: Raquel Brunelli

Núcleo de conservação do ovino pantaneiro na Fazenda Nhumirim

     

Com o objetivo de levar aos ovinocultores do Mato Grosso do Sul os resultados de pesquisas realizadas nos últimos dez anos em relação à linhagem genética do Ovino Pantaneiro, foi realizado, nos dias 25 e 26 de abril, o “Simpósio do Ovino Pantaneiro - uma raça localmente adaptada sul-mato-grossense” na cidade de Campo Grande (MS). Leia mais informações no texto da jornalista Raquel Brunelli:

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/42993513/ovino-pantaneiro-e-tema-de-simposio-no-ms 

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 18:37 | 02 DE MAIO DE 2019




FETEMS promove palestra sobre reforma da previdência

Foto: Divulgação

Evento acontece no auditório da escola CENIC

     

Como ação da 20ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, será realizada uma palestra sobre a reforma da Previdência. A organização é da Fundação dos Trabalhadores em Educação de MS (FETEMS) e acontece nesta sexta, dia 26, às 19 horas no auditório da Escola CENIC (entrada pela rua Frei Mariano).

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 17:58 | 26 DE ABRIL DE 2019




Deputada menciona Embrapa Pantanal na Câmara

Foto: Divulgação

Parlamentar destacou a relevância da unidade e da Embrapa no aniversário da empresa

     

A deputada federal Bia Cavassa mencionou, na Câmara dos Deputados em Brasília (DF), a importância da atuação da Embrapa para o desenvolvimento do Brasil e destacou o trabalho feito pela Embrapa Pantanal nesse contexto. Bia fez essas declarações em alusão ao aniversário da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, que comemora 46 anos hoje. Parabéns, Embrapa! ;)

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 17:42 | 26 DE ABRIL DE 2019




Estamos no auditório :)

Foto: Nicoli Dichoff

Videoconferência celebra o aniversário da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

     

A videoconferência alusiva ao aniversário da Embrapa está sendo transmitida de Brasília para a equipe da unidade no auditório Águas do Pantanal :)

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 13:24 | 26 DE ABRIL DE 2019




Videoconferência às 13h!

Foto: Divulgação

Vamos conversar sobre a Embrapa no aniversário da instituição

     

Hoje temos a videoconferência alusiva ao aniversário da Embrapa! Ela será transmitida no auditório a partir das 13h. Participe!

Data: 26/04/19 (sexta-feira)
Hora: 13 horas (horário de Mato Grosso do Sul)
Local: auditório da unidade

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 11:29 | 26 DE ABRIL DE 2019




Já passou na feira hoje?

Foto: Raquel Brunelli

Os agricultores estão na recepção aguardando você

     

A feirinha já está acontecendo, e hoje tem: mamão, maracujá, cebolinha, mandioca, alguns tipos de abóbora, quiabo, entre outras variedades! prestigie! 

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 09:07 | 26 DE ABRIL DE 2019




Participe da videoconferência alusiva aos 46 anos da Embrapa

Foto: Divulgação Embrapa

Evento acontece nesta sexta

     

O gabinete do presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, convida toda a equipe para assistir a videoconferência com a Diretoria Executiva alusiva aos 46 anos da Embrapa.

Data: 26/04/19 (sexta-feira)
Hora: 13 horas (horário de Mato Grosso do Sul)
Local: auditório da unidade

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 18:22 | 25 DE ABRIL DE 2019




Conheça as orientações em caso de acidentes com veículos da unidade

Foto: Divulgação

Dados provêm da Norma de Veículos da empresa

     

Você sabe quais são as orientações para motoristas envolvidos em acidentes com veículos da Embrapa? As informações do Memorando Circular nº 1/2019-SDI/GAI, publicado este mês pela empresa, esclarecem o assunto. Ele cita as previsões da norma n. 037.003.001.001, conhecida como Norma de Veículos. Esse documento será encaminhado a todos via e-mail e impresso para ser incluído nas pastas de movimentação dos veículos da unidade para consulta, em caso de necessidade. Veja algumas das principais orientações:

A consolidação dos elementos relativos à ocorrência de acidente deve ser concluída no prazo de até 15 dias úteis improrrogáveis. Segundo a Norma de Veículos (seção 10.1), na ocorrência de acidente de trânsito, o condutor do veículo da Embrapa ou do veículo que esteja à disposição da Empresa deve:

* Identificar, no local, pelo menos 03 (três) possíveis testemunhas que tenham presenciado o acidente, anotando seu s nomes e endereços; providenciar o registro da ocorrência policial e requerer a realização de perícia técnica, junto ao órgão competente;

* Comunicar, imediatamente, o ocorrido ao responsável pelos processos de veículos e transporte, pelo meio mais ágil, objetivando apoio na defesa dos interesses da Embrapa, evitando qualquer confissão de culpa ou entendimento com o proprietário ou motorista do outro veículo envolvido, em caso de acidente de trânsito;

* Permanecer no local do acidente, salvo absoluta impossibilidade, até a conclusão da perícia técnica e a remoção do veículo da Embrapa;

* Comunicar formalmente a ocorrência de acidente de trânsito ao responsável pelos processos de veículos e transporte da Unidade, por meio do formulário Comunicação de Acidente (Anexo G). 7.

Além dos dados previstos na Norma, é relevante que conste a documentação a ser encaminhada à análise da Gerência de Apurações Internas da Embrapa:

* Descrição do acidente, relatando o que aconteceu e como ocorreu, o horário, o local, a velocidade, a preferência de tráfego;

* Fotografias do evento, mesmo que de celular, com o máximo de detalhes possíveis, indicando não só a posição final dos veículos no acidade, mas também do local em que o evento ocorreu e suas proximidades, buscando, tanto o quanto possível, identificar eventuais sinalizações na via de circulação, que são indicativas do fluxo do tráfego, as preferências de trânsito, velocidade máxima permitida, entre outras especificidades relativas ao local do acident e (semáforo luminoso, cruzamento de vias, via férrea, etc.);

* Descrição sobre as condições da via no momento do acidente, indicando as condições de tempo (chovia ou não), as condições de tráfego (via movimentada ou não, horário de pico de tráfego), as condições de iluminação da via (se o acidente ocorreu à noite, iluminada ou não), as condições da própria via (pavimentada ou não; molhada ou seca; em condições normais ou com buracos; tráfego de animais) e demais informações que o relator julgar importante;

* Na impossibilidade de serem identificadas testemunhas, registrar os motivos que impossibilitaram a identificação;

* Caso tenha sido solicitada a perícia e esta não tenha sido realizada, indicar o fato no processo.

Observadas as recomendações ora apresentadas, é relevante que toda a documentação produzida a partir do acidente seja formalizada em processo eletrônico no SEI, incluindo-se, portanto, o seguinte:

a) a comunicação de acidente (com a descrição clara do evento);
b) certidão de registro policial da ocorrência e o comprovante de solicitação do respectivo laudo pericial;
c) descrição completa do veículo, número do registro patrimonial e outros dados julgados necessários;
d) cópia da Requisição/Ordem de Saída do veículo e da autorização de viagem, se for o caso;
e) cópia do Termo de Responsabilidade firmado pelo condutor e de sua Carteira Nacional de Habilitação;
f) informação sobre o valor total dos prejuízos causados ao(s) veículo(s) envolvido(s) na ocorrência, juntando os respectivos orçamentos;
g) cópia da apólice de seguro, se houver;
h) fotografias do acidente;
i) declarações eventualmente colhidas de pessoas que presenciaram o acidente; 
j) descrição do acidente.

Para mais informações, procure o SGL.

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 18:14 | 25 DE ABRIL DE 2019




Você dirige veículos da unidade?

Foto: Nicoli Dichoff

Para dirigir, os empregados precisam assinar termo de responsabilidade

     

O Setor de Gestão de Logística (SGL) da Embrapa Pantanal informa, àqueles que precisarem dirigir os veículos da unidade, que é preciso preencher um termo de responsabilidade para tal. Confira as informações sobre o controle de veículos da Embrapa e as exigências feitas aos motoristas segundo a norma 037.04.07.02.5.002, intitulada "Controle e Utilização de Veículos da Embrapa”:

8. CONTROLE 

8.1 - O DRM e as UDs, por intermédio dos responsáveis pelos processos de veículos e transporte, deverão manter controle efetivo sobre todos os veículos, acompanhando, inclusive, o vencimento dos Termos de Responsabilidade (Anexo B), dos seguros obrigatórios e facultativos, e do licenciamento, a fim de possibilitar suas renovações em tempo hábil.

8.2 - Todo condutor de veículo da Embrapa deverá, previamente, assinar o Termo de Responsabilidade.

8.2.1 - O Termo de Responsabilidade será assinado pelo motorista em duas vias, seqüencialmente, visado pela autoridade competente e arquivado pelo responsável pelos processos de veículos e transporte, o qual deverá controlar sua numeração.

8.2.2 - O prazo de validade do Termo de Responsabilidade deverá coincidir com o mês imediatamente anterior ao do vencimento da CNH, cuja cópia ficará, também, arquivada com o responsável pelos processos de veículos e transporte.

8.3 - A Requisição/Ordem de Saída de Veículos (Anexo C) será expedida pelo setor requisitante que necessitar de veículos para o desempenho de suas atividades, inclusive em caso de viagens, deixando em branco apenas os campos a serem preenchidos pelo responsável pelos processos de veículos e transporte.

8.3.1 - O responsável pelos processos de veículos e transporte somente poderá liberar veículo sem motorista a empregados que já tenham firmado o Termo de Responsabilidade.

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 17:45 | 25 DE ABRIL DE 2019




Você já adicionou o tema Embrapa 46 anos ao seu perfil do Facebook?

Foto: divulgação

Altere agora, é fácil! Basta seguir o passo a passo abaixo.

     

Convidamos todos a participarem conosco da comemoração dos 46 anos da Embrapa usando, no seu perfil de Facebook, um tema especial criado para a data.

Para utilizá-lo, basta seguir esses passos:

1 – Clique na sua foto de perfil e selecione “Adicionar tema”.
2 – Pesquise “Embrapa 46 anos” e selecione o de sua preferência.
3 – Quando sua foto de perfil aparecer com o tema, clique em "salvar" (para Android) ou em "usar" (para IOS).

Pronto! Sua foto já estará temporariamente com o tema.


#Embrapa46anos #AgriculturaMovidaACiencia 

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 16:47 | 25 DE ABRIL DE 2019




Final de semana tem Curso de Comunicação e Expressão

Foto: divulgação

O curso é uma realização do Sinpaf SSPantanal

     

Que tal investir um tempinho para uma capacitação neste final de semana? 

O Sinpaf SSPantanal está promovendo, nos dias 27 e 28 de abril mais uma edição do curso  "Comunicação e Expressão". A capacitação será realizada no Instituto Federal do Mato Grosso do Sul – IFMS, localizado na Rua Pedro de Medeiros, s/n - Popular Velha, em Corumbá, das 8h as 18h.

Confira os temas que serão abordados:

• O medo de falar em público.

• As causas e origens do medo de falar em público.

• Quando falar e o que falar.

• Como falar a cada tipo de público.

• Como usar a voz e os gestos.

• Como ativar a participação coletiva.

• Como acelerar o desempenho e o entrosamento.

Maiores informações: Alberto Feiden, fone (67) 98147-0894 (TIM e WhatsApp). João Batista Garcia, fone (67) 99177-3709 (Claro e WhatsApp).

As Inscrições deverão ser feitas previamente pelo E-mail: cursosindicalsspantanal@gmail.com , informando nome, e-mail e contato telefônico. Exige-se Participação Integral no Curso.

Participe!!!!

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 15:57 | 25 DE ABRIL DE 2019




Pesquisadora da Unidade realiza palestra em evento sobre Ovino Pantaneiro

Foto: divulgação

Sandra Santos apresentará a palestra hoje as 14h

     

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a Uniderp, a Fundação Manoel de Barros e a Embrapa realizam nos dias 25 e 26 de abril o Simpósio do Ovino Pantaneiro - uma raça localmente adaptada sul-mato-grossense, em Campo Grande (MS). O objetivo do encontro é levar aos ovinocultores os resultados de pesquisas alcançados nos últimos dez anos em relação à linhagem genética. 

Hoje, a partir das 14h, a pesquisadora da Embrapa Pantanal Sandra Santos apresentará a palestra “Criação de Ovinos Adaptados no Pantanal Sul-Mato-Grossense - O habitat de desafios”.

Programação Simpósio

O evento será dividido em duas partes, com apoio do Governo do Estado de MS - Semagro, Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (ARCO), Associação Sul-mato-grossense de Criadores de Ovinos (Asmaco), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/MS) e Marcarne. A primeira acontecerá na Unidade Agrárias da Uniderp, no dia 25, com palestras, exposição e comercialização de produtos.

Temas como ovelha pantaneira, raças autóctones, carne ovina e criação de ovinos adaptados serão levantados por pesquisadores da UFGD, Uniderp, Universidade de Lisboa, Centro de Investigação e Tecnologia Agroalimentar (Espanha) e Embrapa. Com espaços para mesas-redondas e reunião técnica. Um dos destaques é a partilha de experiências positivas na Europa, com os pesquisadores Rui Bessa e Begonã Doblado, que conciliam a preservação de raças locais ao apelo comercial de seus produtos.

No dia 26 de abril, sexta-feira, os participantes conhecerão o Núcleo Regional Centro-Oeste para Caprinos e Ovinos da Embrapa, localizado na Fazenda Modelo, em Terenos (MS), em um dia de campo, por adesão. Ainda durante o Simpósio será formalizada a criação da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos Pantaneiros (ABCOPAN), uma iniciativa dos produtores. 

 

Serviço: Simpósio do Ovino Pantaneiro

Data: 25 e 26 de abril

Local: Uniderp Agrárias e Embrapa

Com informações: Dalízia Aguiar Embrapa Gado de Corte

 

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 11:15 | 25 DE ABRIL DE 2019




Parabéns, Embrapa!

Foto: Paulo Kurtz

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária faz 46 anos nesta quarta-feira

     

Para comemorar, que tal seguir os perfis da Embrapa e da Embrapa Pantanal no Instagram? Os endereços são @embrapa e @embrapapantanal, respectivamente. A foto acima foi publicada hoje no perfil da empresa, que contou algumas curiosidades sobre a cerveja brasileira. Vocês sabiam que cerca de 70% da cerveja produzida no Brasil tem entre seus ingredientes cevada desenvolvida pela Embrapa? São 30 anos de pesquisas e mais de 20 variedades geradas para a indústria cervejeira, contribuindo para o sucesso do setor e dos "Happy Hours" ;)

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 15:09 | 24 DE ABRIL DE 2019




Diálogos reúne empregados na unidade

Foto: Nicoli Dichoff

Reunião tratou de assuntos como transferências, projeto Conecta e auditoria

     

Na última semana, a reunião Diálogos na Embrapa Pantanal discutiu temas como o projeto Conecta, que gerencia a implantação e pós-implantação do ERP na empresa. O Enterprise Resource Planning é um sistema voltado a integrar e oferecer suporte aos processos administrativos nas áreas de Gestão de Pessoas, Financeira e Patrimonial. "A finalidade do Conecta é agilizar a gestão como um todo", afirmou a chefe-adjunta administrativa da unidade, Regina Celia. "Hoje, cada UD trabalha com seus próprios sistemas". A supervisora do Setor de Patrimônio e Suprimentos, Alessandra Dantas, contribuiu dizendo que a Embrapa deve deixar de utilizar cerca de 150 sistemas diferentes para trabalhar com um único sistema ligando todos esses processos. "Com a padronização, deixamos de ter retrabalho e de trabalhar manualmente, inserindo as informações no sistema", afirmou.

Com relação à avaliação individual de 2018, Regina esclareceu que o processo está em andamento, próximo de sua conclusão, e que nesta segunda-feira tem  início o período para recursos. Outro tópico abordado foi a auditoria pela qual passou a unidade no último mês, segundo o chefe-geral. "A auditoria foi muito propositiva, buscando encontrar soluções para possíveis problemas e demandas", disse. Ele ressaltou também que esta foi a primeira vez em que os auditores visitaram o campo experimental da unidade, a fazenda Nhumirim. "Agora que eles vieram aqui e conversaram conosco, voltam a Brasília, analisam dados, elaboram e nos encaminham o relatório".

Jorge também discutiu a criação de um núcleo de pesquisa voltado a investigar assuntos ligados à reprodução animal dentro da pecuária na Embrapa Gado de Corte. Segundo o chefe-geral, pesquisadores da área foram cedidos à unidade em Campo Grande (MS) por dois anos com o objetivo de estabelecer um núcleo de referência nacional sobre o tema, unindo a força de trabalho das duas UDs para produzir conhecimento voltado a aprimorar a principal atividade produtiva do Pantanal. Além dessa parceria, Jorge também ressaltou a importância da aproximação com a Embrapa Agropecuária Oeste, unindo o trabalho das UDs em temas como indicadores de sustentabilidade no campo.

Outro tópico abordado na reunião foram as transferências de empregados da Embrapa Pantanal. Ele conta que foram considerados os pedidos e necessidades das UDs que receberam os funcionários transferidos em meio à perspectiva do preenchimento dessas vagas com a realização de um novo concurso. "Estávamos recebendo a finalização de várias mudanças na área de P&D e TT, então precisávamos de alguns perfis". Na ocasião, Jorge e outros empregados destacaram a necessidade da realização de concurso para preencher vagas e uma melhor distribuição do trabalho. Por fim, o chefe-geral ressaltou o trabalho feito pelo Setor de Logística e Transportes que viabilizou o conserto e funcionamento de oito caminhonetes da unidade utilizadas para a locomoção dos empregados em atividades de pesquisa, administrativas e translados de viagens.

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 18:56 | 23 DE ABRIL DE 2019




Vem pra Diálogos! :)

Foto: Divulgação

Reunião começa agora às 09h30

     

Está começando a nossa reunião Diálogos. Vamos nos ver no auditório?

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 09:41 | 17 DE ABRIL DE 2019




09h30 é o novo horário da Diálogos!

Foto: Divulgação

Reunião precisou ser adiantada para o período matutino

     

O horário da reunião Diálogos de amanhã mudou! Por motivos da agenda da chefia, o encontro desta quarta-feira, dia 17, foi adiantado para as 09h30 no auditório. Avisem os colegas, por favor! :)

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 17:28 | 16 DE ABRIL DE 2019




Você já marcou suas férias?

Foto: Divulgação

Período de antecedência ao pedido passa a ser de 90 dias

     

Para quem ainda não leu o comunicado enviado nesta segunda-feira aos e-mails dos empregados da Embrapa pela Gerência de Gestão de Pessoas (GGP), lembramos que a partir desta semana as férias deverão ser agendadas com 90 dias de antecedência. O motivo, segundo a GGP, é a exigência do envio desses dados ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), que comunica ao Governo informações relativas aos trabalhadores como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e dados sobre o FGTS. O encaminhamento da solicitação de férias, no caso dos empregados da Embrapa, continuará a ser feito pelo SEI e deve ser enviado ao SGP - que deve ser procurado em caso de dúvidas.

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 12:20 | 16 DE ABRIL DE 2019




Amanhã tem Diálogos!

Foto: Divulgação

Encontro acontece às 14h30 no auditório

     

Nesta quarta-feira, dia 17, às 14h30, iremos fazer uma reunião Diálogos na unidade. Entre os temas discutidos estarão o projeto Conecta, a avaliação dos funcionários e da Embrapa Pantanal, o núcleo de Campo Grande, resumo sobre o processo de auditoria, transferências e construção da agenda de P&D. Nos encontramos no auditório!

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 11:55 | 16 DE ABRIL DE 2019




A feirinha já começou!!!

Foto: Raquel Brunelli

Os agricultores familiares já estão na recepção

     

Já passou na feirinha para garantir a salada de hoje? os agricultores familiares do grupo bem estar já estão comercializando seus produtos na recepção, corre lá! Hoje tem alface, maracujá, óregano, abobrinha, mamão,quiabo e outras delicias!!! participe!

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 08:20 | 12 DE ABRIL DE 2019




Informe:Comitê de Avaliação de Desempenho Individual

Foto: Divulgação

prazo para interpor recurso ao Chefe-Geral 22 a 24/04/2019

     

O Comitê de Avaliação de Desempenho Individual (ano base 2018), informa que concluiu a Etapa de cálculo da Nota final dos Indicadores - NFI, de todos os empregados agrupados na Unidade.

Cada supervisor/chefia imediata, recebeu o resultado da avaliação de desempenho individual da sua equipe/agrupamento, que deverá entregar o Comunicado Individual a cada empregado até dia 18/04/2019.

Em caso de discordância da avaliação, informamos que o prazo para interpor recurso ao Chefe-Geral (Presidente do Comitê de Avaliação de desempenho individual), será no período de 22 a 24/04/2019.

O Comitê analisa o recurso, emite parecer e informa o empregado até dia 30/04/2019

A equipe do comitê, formada por: Jorge Lara, Antônio Arantes, Igor Schabib, Waldely de Almeida, Regina Célia e Milena Ferri, se coloca à disposição para maiores informações.

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 14:30 | 08 DE ABRIL DE 2019




Informe SGP: atestados médicos

Foto: Divulgação

Exigência visa atender as demandas do novo sistema da Administração Pública – o eSocial

     

Em atenção ao comunicado oficial da Embrapa, enviado a todos os empregados no dia 02/04/2019, sobre a entrega de Atestados médicos, apresentamos os seguintes esclarecimentos: 

- Essa exigência foi para atender as demandas do novo sistema da Administração Pública – eSocial. Esse sistema modifica a forma e os prazos de envio das informações prestadas ao governo federal, que realizará o cruzamento de dados, verificará irregularidades e aplicará as penalidades previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e na lei nº 8.213/91. Essa modificação se dará também quanto ao lançamento de dados referentes ao afastamento, de um dia ou mais, por motivo de saúde do empregado.

Dessa forma, solicitamos o apoio de todos, para cumprimento dessa exigência. Cada empregado, deverá apresentar ao supervisor/chefia imediata, o documento no dia seguinte a emissão. O SGP só receberá os atestados médicos com o ciente do supervisor, na ausência do supervisor, poderá assinar o substituto, importante colocar a data que está recebendo o atestado. 

Se o empregado estiver impossibilitado de comparecer à Unidade, o atestado médico deverá ser entregue ao superior imediato por terceiros, familiares, por e-mail ou aplicativo eletrônico (whatsApp). O superior imediato ao receber dessa forma, deverá imprimir ou tirar uma cópia e anotar a justificativa (internado, impossibilitado de se locomover, fora da cidade...) no verso do documento e entregar o documento ao SGP, que dará continuidade ao trâmite relacionado.

O documento original deverá ser conferido com a cópia recebida antes do fechamento da frequência do mês de referência e deverá ser devolvido ao empregado.

Segundo a Supervisora do SGP, Milena dos Santos Ferri, essa orientação vale para os atestados médicos a partir de 01 dia, não se tratando dos Atestados de comparecimentos (consultas, exames, sessões de fisioterapias, sessões psicológicas) nem da Licença acompanhamento de familiar doente (cônjuge, pai, mãe, filho, filha ou dependente legal). Dessa forma, os colegas que realizam várias sessões ao longo do mês de fisioterapia/psicológicas, poderão continuar entregando as declarações mensais,  mencionando os dias e os horários que realizou as sessões antes do fechamento do ponto.

Esclarecemos que o lançamento das ausências por atestado de saúde no Sistema VW Ponto permanecem sem alteração.

O SGP permanece à disposição para maiores informações.

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 09:32 | 08 DE ABRIL DE 2019




Parceria entre Prefeitura de Ladário, UFMS, Embrapa Pantanal, Instituto Federal e AGRAER

Foto: Divulgação

reunião tratou de projeto que vem sendo desenvolvido no assentamento 72.

     

A pedido do professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Coordenador do Núcleo de Estudo em Agroecologia em Produção Orgânica no Pantanal, Edgar Aparecido da Costa, foi feita uma reunião para tratar de um projeto que vem sendo desenvolvido no assentamento 72.

O projeto vem sido desenvolvido com a parceria entre a Prefeitura de Ladário, UFMS, Embrapa Pantanal, Instituto Federal e a AGRAER, e tem como objetivo a produção de hortaliças sem uso de agrotóxicos, nem venenos. “Solicitamos a reunião para falar do projeto, da importância dessa parceria e da importância do apoio aos agricultores no sistema de produção”, disse o professor Edgar, que também solicitou melhorias nas estradas de acesso do assentamento.

O Diretor Presidenta da Fundação Municipal de Meio Ambiente, Luiz Eduardo Urt, explicou que o maquinário necessário para manutenção da estrada se encontra com problemas e que para resolver é um processo demorado, mas afirmou que já está dado o andamento para que ela seja arrumada e que agora é esperar o rito legal. ”Assim como quase todo o maquinário do município, a máquina para dar manutenção na estrada que dá acesso ao assentamento 72 está estragada, porém já demos andamento no processo e em breve ela deve estar recebendo a manutenção e estará de volta ao serviço”, disse Urt.

Questionado sobre a manutenção da máquina “Patrol”, Edilson Ferreira, Secretário de Infraestrutura e Serviços públicos, informou que já tem previsão para a máquina estar novamente operando. “A máquina está em manutenção e já deve estar de volta ao trabalho na próxima sexta-feira (05/04)”, disse o secretário.

Esteve presente também a Psicóloga Organizacional do Instituto Federal do Matogrosso do Sul, Flávia Camargo, ela ressaltou a grande importância que se tem o projeto ”Feira Agroecológica”, onde o curso de Processos Metalúrgicos e o Técnico em Metalurgia pode participar na confecção de stands para as feiras. ”Começamos a ofertar a feira semanalmente no campus, visando à qualidade de vida tanto dos servidores como da comunidade envolvida, fora a importância do envolvimento dos alunos do o curso de Processos Metalúrgicos e o Técnico em Metalurgia, que fizeram stands para realização da feira”, disse Flávia.

O Prefeito Iranil Soares participou da reunião e reforçou os laços com as entidades, para que o projeto continue sendo executado e as demandas possam ser atendidas. “Costumo dizer que não existe o trabalhar sozinho, eu não consigo trabalhar sozinho. Essas parcerias tem grande valor para o município e o nosso objetivo é manter o projeto e atender a demanda que me foi apresentada”, disse o prefeito.

 


Texto: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA - PML

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 10:52 | 05 DE ABRIL DE 2019




Não deixe a declaração do Imposto de Renda para a última hora

Foto: Casembrapa

Informativo Casembrapa

     

Entre os dias 25 e 28 de fevereiro foram encaminhados informes de rendimentos (Imposto de Renda ano-calendário 2018) para todos os beneficiários. Esses informes foram devidamente conferidos e estão corretos.

Entretanto, devido a problemas estruturais no nosso sistema de gestão de saúde, a segunda via desses informes solicitados para a Casembrapa entre os dias 15 e 18 de março foram gerados com inconsistências.

Por isso, beneficiários que solicitaram a segunda via deste documento neste período devem gerar um novo informe de rendimentos (conforme detalhamento abaixo), evitando assim, problemas junto à Receita Federal do Brasil.

Procedimentos para a busca do informe de rendimentos:

1 - Diretamente no site: www.casembrapa.org.br 

No site da Casembrapa, clique no botão “Beneficiário”;

Na página de acesso, no campo superior, digite sua matrícula + 00 (dois zeros) no campo “usuário”, digite sua senha de acesso e clique no botão “Entrar“;

Caso o associado não consiga acesso com a senha, a equipe da Casembrapa poderá ser acionada pelo e-mail suporte.ti@casembrapa.org.br;

Clique na guia “Extratos”, e na sub-guia “Extrato para IR”;

Selecione o ano de referência e clique no botão “Gerar Extrato“, para emissão do extrato.

2 - Entrando em contato com o canal de atendimento da Casembrapa:

atendimento@casembrapa.org.br
(61) 3181.0010

 

Fonte: Casembrapa

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 11:39 | 25 DE MARÇO DE 2019




Temos novidades na feira, temos DELÍCIAS DA AMC - Comunidade Antônio Maria Coelho

Foto: Rosilene Gutierrez

Grupo Bem Estar e Delícias da AMC

     

Além de Legumes e verduras fresquinhos, direto da roça! Lá tem geladinha, doces, biscoito, pão, geleia, cereal, cocadinha, farinha, entre outros. Todos os produtos são derivados de bocaiuva.

Passa lá!

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 10:00 | 22 DE MARÇO DE 2019




A sexta-feira chegou e, com ela, mais uma edição da Feira de Produtos em Transição Agroecológica

Foto: Rosilene Gutierrez

Agricultores do Grupo Bem Estar

     

Olha a Feiraaaa, olha a feiraaa, tudo fresquinho, direto da roça!

Se achegue aí freguesa! Legumes e verduras, esperam por você na entrada da Unidade em mais uma edição da Feira de Produtos em Transição Agroecológica da Embrapa Pantanal. Passa lá!

 

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 08:22 | 22 DE MARÇO DE 2019




Participe das atividades alusivas ao Dia Internacional das mulheres, na tarde de hoje, no Auditório

Foto: Seção Sindical Pantanal

Tarde de Reflexões. Por mim, por nós, por todas!

     

CONVITE

Em reconhecimento ao Dia Internacional das Mulheres como uma data fundamental para reflexão, ação e engajamento por uma sociedade com equidade de condições em todos os aspectos da vida das mulheres, o SINPAF – Seção Sindical PANTANAL, com apoio da Embrapa Pantanal e da AEE, promove nesta quinta-feira (21/03) uma tarde de palestras e debates com a seguinte programação:

 14h15min - Abertura

14h30min - 15h10min - Palestra. Violência contra a Mulher:  uma epidemia que precisa ser enfrentada. Cristiane Sant Anna. Pedagoga, Integrante da Marcha Mundial de Mulheres e do Fórum de Mulheres Negras de Corumbá e Ladário.

15h10min – 15h40min - Debate

15h40min – intervalo

16h00min - 16h40min - Palestra. Reforma da Previdência: Considerações sobre a PEC 06/2019. Emanuelle Rossi Martimiano, Advogada formada pela UEMS 2007, especialista em direito previdenciário.

16h40min – 17h10min – Debate

17h10min – 17h30min – Encaminhamentos e encerramento.

Convidamos a todas e todos trabalhadores da Embrapa e seus familiares, bem como os trabalhadores terceirizados, estagiários, visitantes e parceiros do SINPAF Pantanal e da Embrapa para participarem conosco.

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 09:02 | 21 DE MARÇO DE 2019




As mulheres serão homenageadas com uma tarde de reflexões no Auditório Águas do Pantanal

Foto: Seção Sindical Pantanal

Dia Internacional da Mulher, participe!

     

CONVITE

Em reconhecimento ao Dia Internacional das Mulheres como uma data fundamental para reflexão, ação e engajamento por uma sociedade com equidade de condições em todos os aspectos da vida das mulheres, o SINPAF – Seção Sindical PANTANAL, com apoio da Embrapa Pantanal e da AEE, promove nesta quinta-feira (21/03) uma tarde de palestras e debates com a seguinte programação:

 14h15min - Abertura

14h30min - 15h10min - Palestra. Violência contra a Mulher:  uma epidemia que precisa ser enfrentada. Cristiane Sant Anna. Pedagoga, Integrante da Marcha Mundial de Mulheres e do Fórum de Mulheres Negras de Corumbá e Ladário.

15h10min – 15h40min - Debate

15h40min – intervalo

16h00min - 16h40min - Palestra. Reforma da Previdência: Considerações sobre a PEC 06/2019. Emanuelle Rossi Martimiano, Advogada formada pela UEMS 2007, especialista em direito previdenciário.

16h40min – 17h10min – Debate

17h10min – 17h30min – Encaminhamentos e encerramento.

Convidamos a todas e todos trabalhadores da Embrapa e seus familiares, bem como os trabalhadores terceirizados, estagiários, visitantes e parceiros do SINPAF Pantanal e da Embrapa para participarem conosco.

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 14:22 | 20 DE MARÇO DE 2019




Videoconferência Leis do Bem e da Informática

Foto: Rosilene Gutierrez

Conheça a aplicação da Lei do Bem e da Lei da Informática, participe!

     

Convidamos para a videoconferência que terá como tema as Leis do Bem e da Informática

A videoconferência, destinada a todas as UDs, integra as ações de divulgação e internalização das oportunidades oferecidas pelas Lei 11.196/2005  e 8.248/1991 na aplicação de benefícios fiscais às empresas parceiras de projetos de PD&I.

Técnicos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações participarão para responder dúvidas das equipes da Embrapa sobre as Leis.
    
Data: 19 de março de 2019 (terça-feira)

Horário: das 10:00 às 12:00

Local: Sala do GTI (subsolo)

Sala virtual:  2700/6800

    

              Contamos com sua participação!
    
            Secretaria de Inovação e Negócios
   Diretoria Executiva de Inovação e Tecnologia

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 09:14 | 18 DE MARÇO DE 2019




Olha a feiraaa!

Foto: Rosilene Gutierrrez

Dia de verduras fresquinhas

     

Já começou! Os agricultores do Grupo Bem Estar já estão no saguão de entrada da unidade.

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 09:10 | 15 DE MARÇO DE 2019




Cerest faz, na sexta-feira, discussão sobre prevenção à LER/DORT

Foto: Prefeitura Municipal de Corumbá

Prevenir é a melhor solução.

     

A LER e DORT são doenças caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema musculoesquelético que atingem várias categorias de profissionais. Geralmente são causadas por movimentos reincidentes e contínuos com consequente sobrecarga dos nervos, músculos e tendões. O esforço excessivo, má postura, estresse, condições desfavoráveis de trabalho também contribuem para o aparecimento da LER.

 

O evento é alusivo ao Dia Mundial de Combate a LER/DORT, que é celebrado anualmente em 28 de fevereiro. A data, escolhida pela OIT para conscientizar a população sobre os distúrbios osteomusculares relacionados ao Trabalho (DORT), que incluem as lesões por esforços repetitivos (LER).

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Corumbá

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 15:12 | 14 DE MARÇO DE 2019




Amanhã tem feira!

Foto: Rosilene Gutierrez

Que tal começar bem o dia adquirindo alimentos saudáveis e de qualidade?

     

Produtos dos agricultores familiares do Grupo Bem Estar estarão disponíveis na manhã desta sexta-feira. Prestigiem!

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 14:19 | 14 DE MARÇO DE 2019




Planejamento da FESNAP 2019 é realizado na Unidade

Foto: Rosilene Gutierrez

O encontro ocorreu na manha de hoje

     

Foi realizado, no dia de hoje, reunião técnica institucional entre a equipe da Embrapa Pantanal e  representantes das Instituições UFMS, IFMS, UFGD, Seaf, Instituto UNION e Prefeitura Municipal de Corumbá. Na oportunidade, foi discutida a Organização da 2ª FESNAP, evento a ser realizado dia 02 de agosto deste ano e que engloba a 8ª Mostra da Agricultura Familiar; a 6ª Feira de Mudas e Sementes e o 3ºSeminário de Educação do Campo. Na reunião foi definido o local da realização do evento, que irá ocorrer na escola Monte Azul, e será focado principalmente nos alunos das escolas rurais e seus familiares. Serão instaladas demonstrações de tecnologia na área da escola, tais como composteiras, minhocários, espiral de ervas, sistema HortaBios, sistema de irrigação com garrafas PET. Além disso serão realizadas palestras, minicursos e oficinas que deverão ser definidos pelas instituições até a próxima reunião. Também está prevista a troca de semente e mudas e a exposição de produtos dos agricultores dos diferentes assentamentos. A próxima reunião para as definições mais específicas foi marcada para o dia 03 de abril, às 8 horas novamente aqui no auditório da Embrapa Pantanal.

     


PUBLICADO POR ROSILENE GUTIERREZ AS 16:11 | 13 DE MARÇO DE 2019




Quer saber mais sobre a FPS no MT?

Foto: Nicoli Dichoff

Projeto é realizado com diversas parcerias

     

Embrapa Pantanal, Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso (Famato), Senar-MT e Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) visitaram os Sindicatos Rurais de três municípios mato-grossenses para discutir o início das atividades do projeto Fazendas Pantaneiras Sustentáveis, que deverá mensurar o grau de sustentabilidade existente em 12 propriedades-piloto no estado de MT a partir de 2019. Conheça o que disseram os participantes:

 

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 09:25 | 11 DE MARÇO DE 2019




8 de março, Dia das Mulheres

Foto: Divulgação

Marcando a data, as letras de Rupi Kaur

     

todas nós seguimos em frente quando
percebemos como são fortes
e admiráveis as mulheres
à nossa volta

 
Rupi Kaur

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 19:20 | 08 DE MARÇO DE 2019




Tem mulher na tela do Cine Sesc

Foto: Divulgação Sesc

Projeto é realizado em parceria com Videocamp

     

Já foi conferir a Mostra Tem Mulher na Tela no Sesc Corumbá? A programação vai até amanhã, com exibição de filmes com temáticas femininas, como amor, gravidez, aceitação e muito mais. Venha, é de graça!

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 17:53 | 08 DE MARÇO DE 2019




Projeto avalia sustentabilidade em fazendas pantaneiras

Foto: Nicoli Dichoff

12 propriedades pioneiras no MT aplicarão software da Embrapa

     

Tem início no Mato Grosso o Projeto FPS – Fazendas Pantaneiras Sustentáveis, realizado pela Embrapa Pantanal, Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso (Famato), Senar-MT, Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Sindicatos Rurais de municípios mato-grossenses e diversos parceiros. A iniciativa multidisciplinar irá aplicar a ferramenta Fazenda Pantaneira Sustentável em fazendas-piloto no estado. Saiba mais:

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/41673547/projeto-avalia-sustentabilidade-em-fazendas-pantaneiras

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 22:44 | 05 DE MARÇO DE 2019




Você viu o que rolou na Dinapec?

Foto: Nicoli Dichoff

Feira ofereceu atividades gratuitas a produtores, estudantes, técnicos e empresários do agronegócio

     

A Dinapec aconteceu na última semana e discutiu diversos temas pertinentes ao aprimoramento do agronegócio em MS. Entre as discussões estiveram um painel a respeito das mulheres no agro e o estande +Precoce, que abordou as tecnologias para a produção do novilho precoce. Saiba mais sobre os dois assuntos nos links abaixo:

Painel discute presença das mulheres no agronegócio
https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/41641002/painel-discute-presenca-das-mulheres-no-agronegocio

Dinapec discute tecnologias para novilhos precoces
https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/41653708/dinapec-discute-tecnologias-para-novilhos-precoces

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 15:34 | 27 DE FEVEREIRO DE 2019




Feira Agroecológica da Embrapa Pantanal retorna nesta sexta

Foto: Raquel Brunelli

Nossa feira está de volta, prestigie!

     

A Feira de Produtos em Transição Agroecológica da Embrapa Pantanal está de volta no dia 01/03 - sexta, após uma breve pausa durante o período de férias - que coincide com o período chuvoso e que prejudica a produção de folhosas. Quem tiver interesse em comprar alimentos hortifrúti fresquinhos e saldáveis, produzidos sem uso de aditivos quimicos, é só aparecer na sede da Unidade de pesquisa em Corumbá/MS, localizada na rua 21 de setembro nº 1880, a partir das 8h até as 11h. 

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/41653086/feira-agroecologica-da-embrapa-pantanal-retorna-nesta-sexta

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 15:19 | 27 DE FEVEREIRO DE 2019




Casembrapa envia Extrato de IR para o e-mail dos associados

Foto: Divulgação

Dados de utilização do Plano serão encaminhados a partir desta segunda-feira (25)

     

A Casembrapa começa a enviar nesta segunda-feira (25), para o e-mail dos associados, os Extratos de Imposto de Renda para preenchimento da declaração anual de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Os dados são necessários caso o usuário do plano deseje deduzir do IR os gastos com saúde.

O documento contém os valores desembolsados pelos beneficiários com mensalidades e coparticipações durante o ano de 2018. O envio do extrato aos empregados da Embrapa obedecerá a ordem alfabética do primeiro nome dos titulares do plano, conforme tabela abaixo:


 
O documento será enviado para os e-mails cadastrados no banco de dados da Casembrapa. Portanto, verifique se os seus dados estão atualizados junto ao plano de saúde e, na data de recebimento, certifique-se do recebimento na caixa de entrada ou de spam.

APOSENTADOS - Além de receberem o Extrato de IR por e-mail, os aposentados da Embrapa também receberão os dados pelos Correios.

SITE - Os Extratos para preenchimento da declaração anual do IR também estão disponíveis no site da Casembrapa, na área de acesso exclusivo dos beneficiários.


Como acessar o extrato IR no site:

• No site da Casembrapa, clique no botão “Beneficiário”;

• Na página de acesso, no campo superior, digite sua matrícula + 00 (dois zeros) no campo “usuário”, digite sua senha de acesso e clique no botão “Entrar“;

Caso o associado não consiga acesso com a senha, a equipe da Casembrapa poderá ser acionada pelo e-mail suporte.ti@casembrapa.org.br .

• Clique na guia “Extratos”, e na sub-guia “Extrato para IR”;

• Selecione o ano de referência e clique no botão “Gerar Extrato“, para emissão do extrato.

O QUE DECLARAR COMO DESPESA

• De posse do Extrato IR some os valores das colunas “Mensalidade”, “Coparticipação” e “Não Reembolso Dedutível” para cada beneficiário do plano em separado;

• Lance o resultado da soma de cada beneficiário em separado no programa de Declaração Anual de Imposto de Renda Pessoa Física.

 

COMO DECLARAR SUAS DESPESAS E DE SEUS DEPENDENTES

• No programa IRPF 2019, selecione a ficha de declaração “Pagamentos Efetuados” e clique no botão “Novo“;

• Selecione o Cod. 26 – “Plano de Saúde no Brasil” e marque com quem foi realizada a despesa: Titular, Dependente ou Alimentado (o dependente ou alimentado deverá estar cadastrado previamente);

• Selecione o dependente quando for o caso, preencha com nome e CNPJ da Casembrapa (08.097.092.0001-81) e declare a despesa realizada em 2018 no campo “Valor pago“. Em seguida, tecle no botão “OK” para finalizar.

 

• A operação deve ser repetida para o titular e cada um dos dependentes separadamente.

Em caso de dúvida, ligue (61) 3181 0010 | opção 1.

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 15:52 | 26 DE FEVEREIRO DE 2019




Dinapec começa nesta quarta em Campo Grande

Foto: Divulgação

Feira oferece diversas atividades gratuitas aos participantes

     

A 14ª edição da Dinâmica Agropecuária, a Dinapec 2019, tem início nesta quarta-feira e vai até o dia 22 de fevereiro, sexta-feira, na sede da Embrapa Gado de Corte em Campo Grande (MS). A vitrine tecnológica anual, realizada pela Embrapa e Sistema Famasul, tem como tema “Soluções para o Agro Sustentável”. A ministra da agricultura, Tereza Cristina Corrêa, deverá participar do evento no painel do Encontro de Jovens da Agropecuária, promovido pela CNA Jovem, e em um bate papo com o setor produtivo, parceiros da Embrapa e entidades de classe marcado para o dia 22, sexta-feira, às 16h30 na tenda principal.

Saiba mais informações sobre as atividades do evento:

https://www.embrapa.br/pt/busca-de-noticias/-/noticia/41456690/dinapec-comeca-nesta-quarta-em-campo-grande 

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 18:02 | 19 DE FEVEREIRO DE 2019




Jornalistas de MS realizam tour exclusivo pela feira agropecuária

Foto: João Carlos Castro

Profissionais de comunicação tiveram acesso antecipado a tecnologias e informações sobre a Dinapec

     

Apresentar as novidades da 14ª edição, melhorar a comunicação rural e a cobertura jornalística sobre o evento. Foi com essa finalidade que o Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de MS e a Embrapa Gado de Corte realizaram, nessa sexta-feira (15), um tour exclusivo com os jornalistas de Mato Grosso do Sul pela Dinapec 2019.

Saiba mais:

https://www.embrapa.br/pt/busca-de-noticias/-/noticia/41461713/jornalistas-de-ms-realizam-tour-exclusivo-pela-feira-agropecuaria 

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 17:59 | 19 DE FEVEREIRO DE 2019




Treinamento capacita empregados para atuação em espaços confinados

Foto: Raquel Brunelli

Curso foi composto por aulas teóricas e práticas

     

Na última semana, um grupo formado por 11 empregados dos setores SGI, SCE e terceirizados, participaram do “Treinamento Espaços Confinados- NR 33”, com carga horária de 16 Horas, que contou com aulas teóricas e práticas, ministradas pela equipe do corpo de bombeiros de corumbá.

Segundo o técnico em segurança do trabalho da Unidade, Rubens Pinheiro, a capacitação teve como objetivo apresentar aos participantes os conteúdos sobre as normas de segurança em espaços confinados, atendendo às determinações da Norma Regulamentadora 33. “Durante esses dias de treinamento, foram apresentados os conceitos de segurança, necessários à capacitação dos empregados que atuam em espaços confinados: o reconhecimento, avaliação, controle dos riscos existentes, funcionamento dos equipamentos utilizados, procedimentos e utilização da permissão de entrada e noções básicas de primeiros socorros, etc.”, explicou Rubens.

“Espaço confinado” é definido pela NR-33 como uma área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possui meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde pode existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio. Alguns exemplos de espaços confinados são: caixa d´agua, os serviços de gás, esgoto, etc.

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 09:28 | 19 DE FEVEREIRO DE 2019




Sêmen refrigerado e uso de embriões in vitro são discutidos em Dinapec

Foto: Ériklis Nogueira

Pesquisadores representam unidade pantaneira de pesquisa da Embrapa no evento

     

Na próxima semana, a Embrapa Pantanal irá discutir tecnologias para o aprimoramento da pecuária durante a Dinapec 2019, que acontece de 20 a 22 de fevereiro na Embrapa Gado de Corte em Campo Grande (MS). No estande do arranjo + Precoce, a pesquisadora Juliana Borges irá abordar o uso do sêmen refrigerado e seus benefícios na inseminação artificial bovina por meio de uma demonstração do procedimento de montagem do aplicador de IA com o sêmen congelado/descongelado e refrigerado. O pesquisador Ériklis Nogueira também irá participar discutindo o uso de embriões in vitro (FIV) para a produção de bezerros de corte de alto mérito genético.

Saiba mais:

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/41379185/semen-refrigerado-e-uso-de-embrioes-in-vitro-sao-discutidos-em-dinapec 

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 10:42 | 15 DE FEVEREIRO DE 2019




Academia Manoel Florêncio recebe inscrições para alunos novos até dia 28

Foto: Divulgação

São oferecidas 128 vagas

     

Estão abertas as inscrições para novos alunos do Curso Livre de Música oferecido pela Academia Municipal de Música Manoel Florêncio (AMANF).  A Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, está oferecendo 128 vagas, sendo distribuídas 64 para o período matutino e 64 vagas para o período vespertino. 

As inscrições vão até 28 de fevereiro, das 08 horas às 13 horas, e podem ser feitas na sede da Academia, que fica na rua Domingos Sahib, nº 570, Porto Geral (Centro de Convenções).

leia a matéria completa: https://diarionline.com.br/?s=noticia&id=108131

 

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 08:18 | 14 DE FEVEREIRO DE 2019




Academia Manoel Florêncio recebe inscrições para alunos novos até dia 28

Foto: Divulgação

São oferecidas 128 vagas

     

Estão abertas as inscrições para novos alunos do Curso Livre de Música oferecido pela Academia Municipal de Música Manoel Florêncio (AMANF).  A Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, está oferecendo 128 vagas, sendo distribuídas 64 para o período matutino e 64 vagas para o período vespertino. 

As inscrições vão até 28 de fevereiro, das 08 horas às 13 horas, e podem ser feitas na sede da Academia, que fica na rua Domingos Sahib, nº 570, Porto Geral (Centro de Convenções).

leia a matéria completa: https://diarionline.com.br/?s=noticia&id=108131

 

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 08:17 | 14 DE FEVEREIRO DE 2019




Tecnologias desenvolvidas na região pantaneira presentes no Show Rural Coopavel 2019

Foto: Marcos Tadeu Araújo

Unidade levou tecnologias relacionadas à agroecologia e agricultura familiar

     

Presente há 14 anos no Show Rural Coopavel, a Embrapa Pantanal levou, entre os dias 4 e 8 de fevereiro, a 31ª edição da feira, que ocorre anualmente em Cascavel/PR, algumas técnicas em transição agroecológica desenvolvidas na região pantaneira e temas relacionados a agricultura familiar, que foram apresentados na Vitrine Tecnológica de Agroecologia “Vilson Nilson Rendel”. Nesse espaço, a Embrapa em conjunto com uma rede de 11 parceiros, demonstrou os princípios da Agroecologia e a diversidade de cultivos, onde se empregam técnicas com baixo impacto ambiental e que integram processos produtivos nas propriedades rurais, acessíveis aos agricultores, com diferentes fontes de renda e possibilidades de agregação de valor. Segundo o pesquisador Alberto Feiden, a Vitrine é uma área de 2.600m² que simula uma pequena propriedade e suas diversas funções: “temos bioconstruções, secador solar, cisterna, área de plantio de mandioca, mandala de hortaliças, pancs e plantas medicinais e aromáticas, área de produção animal, etc.”

Sistema de irrigação de baixo custo

“Trouxemos este ano novamente o Sistema Alternativo de Irrigação de Baixo Custo, uma adaptação realizada por um produtor experimentador, do Município de Mundo Novo/ MS, que usa garrafa pet e mangueira preta para construir um Irrigador Agroecológico muito prático, de fácil confecção e instalação”, explicou o pesquisador Feiden. Segundo ele o sistema de irrigação utiliza como aspersor garrafas PET e mangueira preta de polietileno: “como seus materiais são facilmente encontrados e de fácil substituição, sua utilização é indicada para sistemas em transição agroecológica. O sistema foi avaliado em quatro propriedades com o intuito de desenvolver alguns parâmetros técnicos que permitam auxiliar seu dimensionamento, já que até o momento os sistemas são instalados de forma empírica. Os resultados mostram que o sistema é viável a baixa pressão, e que pode ser utilizado nas condições dos agricultores da Borda Oeste do Pantanal. Com este sistema, o agricultor pode facilmente adaptar uma linha de irrigação à saída da caixa de água que abastece sua residência ou mesmo utilizar a água armazenada pela chuva, desde que esta fique em um reservatório com uma certa elevação”, explicou o pesquisador.

Confira a matéria completa: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/41225265/tecnologias-desenvolvidas-na-regiao-pantaneira-presentes-no-show-rural-coopavel-2019

 

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 09:59 | 11 DE FEVEREIRO DE 2019




Prensa e aditivo para silagem é destaque no Show Rural Coopavel 2019

Foto: Marcos Tadeu Araújo

Metodologia desenvolvida pelo pesquisador Frederico Lisita presente na feira

     

Presente há 14 anos no Show Rural Coopavel, a Embrapa Pantanal está apresentando, entre os dias 4 e 8 de fevereiro, na 31ª edição da feira, que ocorre anualmente em Cascavel/PR, algumas técnicas em transição agroecológica desenvolvidas na região pantaneira e temas relacionados a agricultura familiar, que foram apresentados na Vitrine Tecnológica de Agroecologia “Vilson Nilson Rendel”. 

Este ano a equipe da Unidade, formada pelo pesquisador Alberto Feiden e o técnico agricola Marcos Tadeu Araújo, mostram a “Prensa e Aditivo para Silagem”, tecnologia de baixo custo e de fácil execução, que permite a produção de pequenas quantidades de silagem por vez sem demandar de grande infraestrutura, facilitando o armazenamento e o transporte do material. É uma metodologia para produção de silagem, utilizando forrageiras de alto valor proteico - capim elefante BRS Kurumi, parte aérea de mandioca e ramos de moringa - bem como um aditivo para auxiliar no processo de fermentação, visando à suplementação alimentar dos rebanhos leiteiros nos períodos de estiagem.

Acesse e curta nossa página no Facebook e acompanhe as atividades: 

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=2078756975523582&id=150255035040462

 

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 09:56 | 07 DE FEVEREIRO DE 2019




Instituições planejam a 2ª Fesnap

Foto: Nicoli Dichoff

Segunda edição da Festa do Núcleo de Agroecologia do Pantanal acontece em 2019

     

Acontece agora na unidade uma reunião para discutir a realização da próxima Festa do Núcleo de Agroecologia do Pantanal (FESNAP). O planejamento da segunda edição do evento (o primeiro foi realizado em 2017) conta com a participação do setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pantanal, acadêmicos de licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (pólo de Corumbá), Sindicato Rural do município, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (câmpus do Pantanal), Instituto Uniom e as secretarias de Educação, Agricultura Familiar e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal.

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 09:30 | 07 DE FEVEREIRO DE 2019




Treinamento em biossegurança é realizado na Unidade

Foto: Raquel Brunelli

A capacitação ocorreu na tarde de hoje

     

Foi realizado, no dia de hoje, um treinamento com novos estagiários que estão chegando à Unidade, onde foram abordados temas referentes a conduta de trabalho e segurança nos Laboratórios e Campo Experimental da Embrapa Pantanal.

Segundo o pesquisador Fábio Galvani, responsável por conduzir parte dos trabalhos, durante o treinamento foi feita uma apresentação da empresa, mostrando a atuação da Embrapa na região do Pantanal: “Contamos com a contribuição de alguns colegas da Unidade para abordar alguns temas específicos: Rosangela Prado sobre a questão do comportamento ético no ambiente de trabalho; Janete Ribeiro sobre os assuntos relacionados a gestão de pessoas. Já as questões envolvendo o trabalho e segurança de laboratório foram apresentados por mim e por fim, o colega Igor Schabib fez suas contribuições na parte do trabalho de campo e segurança no campo experimental Fazenda Nhumirim”, relatou o pesquisador.

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 17:25 | 01 DE FEVEREIRO DE 2019




Dia de Campo na TV - Ração de moringa e cana-de-açúcar é opção de alimento para bovinos na seca

Foto: Raquel Brunelli

No programa pesquisador ensina como fazer uma ração para alimentar o gado

     

No Dia de Campo na TV desta semana você vai conhecer mais sobre a moringa: uma planta muito versátil, rica em betacaroteno, vitamina c, proteínas, ferro e potássio que pode ser usada tanto para melhorar a alimentação de humanos quanto de animais. 

reportagem completa: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/40849436/dia-de-campo-na-tv---racao-de-moringa-e-cana-de-acucar-e-opcao-de-alimento-para-bovinos-na-seca

 

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 14:23 | 28 DE JANEIRO DE 2019




Presidente da Embrapa se reúne com lideranças do agrronegócio

Foto: Nicoli Dichoff

Encontro ocorreu durante Showtec em MS

     

Na tarde desta quarta-feira, dia 16, o presidente da Embrapa Sebastião Barbosa participou de um encontro com diversas lideranças do agronegócio em Mato Grosso do Sul durante a Showtec 2019, que acontece no município de Maracaju até esta sexta-feira. Na ocasião, representantes governamentais, chefias das unidades sul-mato-grossenses da Embrapa, de diversos setores produtivos, instituições de extensão rural e organizações de classe discutiram os rumos para a produção do campo em MS e a atuação da Embrapa nesse contexto.

“O negócio da Embrapa é a agricultura e nossos clientes são os agricultores”, disse o presidente, se referindo aos produtores e à produção rural do Brasil como um todo. De acordo com Sebastião, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária precisa estar sempre próxima do setor produtivo. “As 42 unidades da empresa são muito variadas. Temos um extenso programa de pessoas trabalhando em áreas muito diferentes. Somos em torno de 10 mil empregados para cuidar de toda a pesquisa agropecuária”, relata. “A Embrapa continua moderna, ativa”.

O presidente, entretanto, também ressaltou a necessidade de modernizar processos e aprimorar a atuação da empresa junto aos parceiros como forma de acompanhar as transformações do mercado produtivo. “As pessoas do nosso tempo acham que a Embrapa não é mais aquela de antigamente. A Embrapa não pode ser como a de antigamente. O mundo mudou e a Embrapa também tem que mudar”, afirmou, citando como exemplo as transformações pelas quais a estrutura da empresa passou desde o último ano.

O Superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar de MS, Rogério Beretta, agradeceu em nome do governo do estado a colaboração da Embrapa para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Ele também destacou gargalos que identifica no desenvolvimento local da agricultura familiar – “algo extremamente importante para que a gente consiga dar viabilidade não apenas a atividades como horticultura ou pecuária de leite, mas à agricultura familiar como um todo, transversal a todas as áreas. Apenas em Mato Grosso do Sul, são cerca de 50 mil agricultores familiares”.

Para Sebastião Barbosa, os gargalos da agricultura existem em todas as escalas produtivas. “Temos problemas desde os pequenos, na produção familiar de hortaliças, até os que trabalham com o setor mais avançado da agricultura a nível mundial”, disse. “Precisamos criar condições para que o trabalho com os pequenos produtores seja cativante também para o pesquisador da Embrapa, nos aproximar ainda mais e motivar as pessoas”.

Durante o encontro, o presidente da Fundação MS Luciano Mendes perguntou ao presidente da Embrapa se a empresa recebe retornos financeiros relativos a tecnologias e cultivares elaboradas pela instituição. Sebastião anunciou ao grupo que este ano, a Embrapa irá receber o pagamento dos primeiros roaylties – direitos econômicos – de cultivares de algodão plantadas nos Estados Unidos. Nesse sentido, André Dobashi, membro do Conselho Administrativo da mesma fundação, questionou quais são as perspectivas a respeito do estabelecimento de parcerias público-privadas com a Embrapa.

“Felizmente, com a nova legislação do governo brasileiro, podemos fazer isso diretamente com o setor privado. À Embrapa, não interessa desenvolver uma pesquisa e ter um resultado que ninguém vai usar. Somos todos Brasil”, destacou, estimulando os participantes a fazerem com que o setor produtivo também procure a empresa para diálogos, troca de conhecimentos e estabelecimento de parcerias.

Em meio a várias manifestações de apoio, relatos, observações, críticas e agradecimentos, o presidente abordou também algumas das demandas levantadas pela sociedade, como pesquisas sobre grão-de-bico e trabalhos relacionados ao agroecoturismo, citando a grande gama de assuntos abordados pela Embrapa. Sebastião não deixou, entretanto, de destacar o protagonismo do produtor rural entre os públicos da empresa, bem como o papel estratégico da instituição no desenvolvimento das atividades produtivas brasileiras e na transformação do país em um dos exportadores mais importantes no mercado alimentício mundial. “O produtor está com o investimento na terra e precisa de soluções. Nós precisamos trabalhar com nosso lado prático para resolver os problemas de hoje e nos apoiar na pesquisa para cuidar do futuro”.

     


PUBLICADO POR NICOLI DICHOFF AS 16:03 | 18 DE JANEIRO DE 2019




Daqui a pouco tem eleição do Comitê de Avaliação de Desempenho Individual - ano base 2018

Foto: Divulgação

Eleição marcada para 10h30

     

Chefia-Geral em exercício convoca todos para a eleição de 03 representantes dos empregados que irão compor o Comitê de Avaliação de Desempenho Individual - ano base 2018, que vai ocorrer hoje, dia 18/01/19, às 10h30, no auditório da Unidade.
 
Participe!
     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 08:06 | 18 DE JANEIRO DE 2019




Embrapa Pantanal formaliza parceria com BrPec

Foto: Raquel Brunelli

Contrato foi assinado nas instalações da Unidade de pesquisa

     

Na manhã do dia 11 de janeiro, foi oficializada a parceria entre a Embrapa Pantanal e a BrPec Agropecuária, por meio de assinatura de contrato, ocorrida nas instalações da Unidade.

A pesquisadora Juliana Corrêa Borges, responsável pelos experimentos com sêmen refrigerado na inseminação artificial em tempo fixo (IATF), explica que os trabalhos em conjunto com a BrPec já vêm ocorrendo a aproximadamente um ano e que, a formalização, via contrato, vem a reforçar este compromisso e garantir o andamento das atividades programadas para esta próxima etapa: “Na estação de monta deste ano vamos focar na viabilidade espermática, avaliando a taxa de prenhez na IATF, após 24, 48 e 72 horas de refrigeração do sêmen, testando diferentes tipos de palhetas e diluidores”, explicou Juliana.

Segundo Anderson Vargas, diretor de pecuária e infraestrutura da BrPec, essa parceria é muito importante para a troca de informações e tecnologias. “Já estamos trabalhando há um ano com a Embrapa e temos obtidos bons resultados. Com essa formalização buscamos reforçar a união de esforços e estruturas: a nossa prática no campo com a teoria e conhecimentos dos pesquisadores da Embrapa”.

O Chefe Geral da Embrapa Pantanal, Jorge Ferreira de Lara, enfatiza a importância da instituição estar próxima do setor produtivo: “a assinatura de um convênio com uma empresa do porte da BrPec, nos traz demandas reais da sociedade, apresenta as áreas com necessidade de investimento em pesquisa, e a tecnologia que for desenvolvida resultado dessa parceria será disseminada para outros produtores também. Além de ser uma forma de minimizar os custos, somar estruturas e todos ganham com isso: a pesquisa, o produtor, a sociedade e o país como um todo”.  

Jorge explica que a Embrapa Pantanal vem buscando cada vez mais parcerias, por meio de convênios com empresas estratégicas da iniciativa privada, afim de aumentar o portfólio da instituição e a geração de ativos que vão complementar ainda mais a contribuição e atuação da nossa Unidade para o desenvolvimento da região do Pantanal.

 

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 15:15 | 15 DE JANEIRO DE 2019




Embrapa participa de reunião técnica junto a WWF-Brasil

Foto: Raquel Brunelli

Encontro ocorreu nas instalações da Unidade

     

Na manhã do dia 10 foi realizada uma reunião técnica institucional entre a equipe da Embrapa Pantanal e da WWF Brasil. Na oportunidade, foram discutidos temas referentes a pecuária sustentável e possíveis atividades a serem realizadas em parceria, bem como definição de linhas e cronograma de trabalho e os aspectos técnicos e financeiros para o desenvolvimento de um convênio entre as duas instituições. 

Segundo o chefe de transferência de tecnologia da Unidade, Thiago Coppola, a WWF Brasil é parceira de longa data da unidade e já atuou conjuntamente em projetos na área de pecuária sustentável, produção de cartilhas técnicas e apoio na organização de eventos técnicos de transferência de tecnologias, como por exemplo o Dia de Campo entre a Embrapa Pantanal, Korin, WWF Brasil e ABPO – Associação Brasileira de Pecuária Orgânica que focou no tema Pecuária Sustentável, pecuária orgânica e o projeto da unidade, FPS – Fazendas Pantaneiras Sustentáveis.  "Nesse momento a WWF solicitou uma reunião na unidade com o objetivo de compatibilizar a agenda das duas instituições afim de definir linhas de trabalho em conjunto e unir esforços para entrega otimizada e mais eficiente de resultados com foco no desenvolvimento sustentável do bioma Pantanal", concluiu Coppola.

     


PUBLICADO POR RAQUEL BRUNELLI AS 08:06 | 14 DE JANEIRO DE 2019