Atrativos Turísticos Naturais

   

    A cidade de Corumbá conta com ampla diversidade de atrativos turísticos naturais, porém , apesar de seu potencial, nem todos os locais estão abertos à visitação ou organizados através de  roteiros turísticos, conheça alguns desses atrativos:

            O Morro do Urucum é uma reserva de minério de ferro e de manganês. É também um mirante natural, em área de recuperação, pertencente à Mineração Urucum S.A., pois possibilita uma visão de 360º do Pantanal. É também um atrativo para o turismo de aventura, pois permite a realização de vôos livres. Nesta localidade, pode ser visitada uma mina de extração de minérios que continua ativa. Sua visitação não é agendada por agências de turismo e sim diretamente na administração da mineradora.

            A Estrada-Parque-Pantanal, que corta o Pantanal em direção ao Porto da Manga, é uma Unidade de Conservação onde são realizadas atividades de observação da natureza, trekking, bike e cavalgadas. Com 120 quilômetros de extensão a estrada conta com mais de 80 pontes, incluindo a transposição da balsa do rio Paraguai. Essa estrada faz a ligação das cidades de Ladário e Corumbá com o entroncamento da BR-262, num  local denominado Buraco das Piranhas, onde existe um Posto da Polícia Militar Ambiental, próximo ao Morro do Azeite. A Estrada-Parque-Pantanal foi decretada como Área Especial de Interesse Turístico pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul no ano de 1993 (WWF, 2002)  

            O Parque Marina Gatass, localizado entre a região urbana da cidade e a fronteira com a Bolívia, que conta com uma área de seis hectares arborizados, inclusive com um um sítio arqueológico. Inaugurado em 1191, apresenta diversas pedras calcárias e é considerado pelos moradores como um lugar exótico. Nesse local é possível admirar a beleza da Baía do Tamengo. O Parque poderia vir a se transformar num produto turístico, desde que fossem implantadas atividades de vigilância e atrações culturais e pedagógicos, como por exemplo, um museu de ciências ao ar livre, entre outras formas de aproveitamento.

            Outro atrativo turístico local é o rio Paraguai, local onde ocorre a navegação turística, pesca profissional, canoagem, observação de fauna e flora, além de transporte de cargas. Uma das características relevantes desse rio é a: acessibilidade, fundamental para a sobrevivência de várias comunidades ribeirinhas, pois é navegável durante o não, por embarcações de grande, médio e pequeno porte.

            Existe também uma grande de balneários na região, localizados próximos ao Morro do Urucum, nos quais os turistas e moradores podem usufruir horas de lazer em piscinas de água corrente e infra estrutura com churrasqueiras, além de saborear diversos pratos da culinária local. Dentre esses locais, destacam-se a Fazenda Santa Terezinha,  o Iracema, o Lago Azul Country Clube, o Menck e o São Domingos. Além desses, o Vale do Sol, que apresenta diferenciais como por exemplo, vista para a Morraria do Urucum e observação das ruínas de uma antiga fazenda de valor histórico. Esses balneários são uma das melhores opções de lazer da cidade.

Fonte:VIANNA,M.A. A importância do casario do porto de Corumbá. Universidade Católica Dom Bosco: Campo Grande,2000.
Site: Corumbá.com.br