Livro

"Impactos Ambientais e Socioeconômicos na Bacia do Rio Taquari - Pantanal"

 

A publicação aborda os aspectos relacionados à problemática da Bacia do Taquari.

Após uma introdução breve das características da bacia e seus problemas, são resgatadas informações do Plano de Conservação da Bacia do Alto Paraguai – PCBAP, específicas para a Bacia do Rio Taquari. Posteriormente são abordados temas sobre evolução da erosividade das chuvas e fragilidade natural à erosão das terras da Bacia do Alto Taquari (BAT). A obra também avalia a expansão do desmatamento na BAT a partir de 1976, o uso de suas terras em 2000, e como essa expansão antrópica no planalto interferiu na taxa de assoreamento do Rio Taquari no Pantanal. Outro aspecto abordado são os riscos de contaminação da Planície Pantaneira pelos resíduos de pesticidas provenientes da agropecuária praticada na BAT.

As causas da queda da produção pesqueira, que constitui importante atividade socioeconômica da bacia, são amplamente discutidas nesta obra. A piscicultura na Bacia do Alto Taquari, apesar de pouco expressiva, pode constituir-se como alternativa de mitigação dos impactos sobre os estoques pesqueiros da bacia.

As delimitações das áreas, sujeitas à inundação, e que atualmente encontram-se permanentemente inundadas, na Planície do Baixo Taquari, são fundamentais para a análise da extensão do problema e, principalmente, para a

proposição de ações emergências direcionadas à redução dos seus efeitos.

Os impactos do assoreamento do Rio Taquari são avaliados quanto: as alterações na qualidade da água, as mudanças no regime hidrológico, as alterações florísticas e fitofisionômicas, e à sócio-economia, com ênfase às populações tradicionais.

Ao final são apresentadas recomendações para minimizar os problemas ambientais e socioeconômicos da Bacia do Rio Taquari.

A viabilização dessa obra foi possível graças ao apoio do Projeto Implementação de Práticas de Gerenciamento Integrado de Bacia Hidrográfica para o Pantanal e Bacia do Alto Paraguai (ANA/GEF/PNUMA/OEA). O Projeto GEF Pantanal/Alto Paraguai, também contribuiu com um vídeo sobre a problemática do Rio Taquari, intitulado “TAQUARI: UM RIO EM AGONIA”. Esse vídeo está inserido no CD-Rom que acompanha o livro.

Os 22 capítulos dessa obra contaram com a participação de pesquisadores, professores e técnicos das seguintes instituições nacionais: Embrapa Pantanal, Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Gado de Corte, Inpe, IPH/UFRGS, Unesp, IRD/CNEN, USP/São Carlos, FEC/Unicamp, Ibama e Policia Militar Ambiental de MS.

Assim, esse livro contém grande parte das informações produzidas até a presente data sobre a problemática ambiental e socioeconômica da Bacia do Rio Taquari.

A publicação pode ser acessada aqui