Foto: Divulgação

Oficina para pescadores do Baixo São Lourenço
Evento reuni pescadores de toda região do Baixo São Lourenço


Oficina para pescadores do Baixo São Lourenço


Oficina para pescadores do Baixo São Lourenço








Oficina é realizada para pescadores do Baixo São Lourenço

 

                       

    No dia 02 de outubro foi realizada na comunidade de pescadores da Barra do São Lourenço a oficina “Diálogo de conhecimentos sobre a pesca das tuviras na região do Baixo São Lourenço – Pantanal Sul”.

    No evento realizado pela Embrapa Pantanal, os pescadores daquela comunidade participaram dinâmicas de identificação das diferentes espécies de tuviras que são utilizadas como iscas vivas na região e de elaboração de um mapa que nos permitirá tanto identificar a distribuição espacial das famílias como perceber a forma de utilização dos recursos disponíveis.

    O evento foi parte das atividades do projeto “Construção Participativa de estratégia para a sustentabilidade ambiental, sociocultural e econômica das famílias ribeirinhas de pescadores de iscas no Pantanal de Mato Grosso do Sul (Projeto Tuvira)” da Embrapa Pantanal. Os principais resultados são o aumento do conhecimento sobre a pesca de tuviras e das comunidades envolvidas nessa atividade e a geração de informações para políticas públicas.

    No evento estiveram presentes os pesquisadores Fernando Curado, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, além de Débora Marques, Ubiratan Piovezan e Carlos Padovani, pesquisadores da Embrapa Pantanal, e os funcionários Sidnei Benício e Waldomiro Silva, ambos da Embrapa Pantanal.

    O evento foi realizado no Parque Nacional do Pantanal Matogrossense e contou com a participação de representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Natureza e da Ong Ecoa – Ecologia e Ação.



Texto: Embrapa Divulgação